TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM PEDAGOGIA I

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO INTEGRADOR DE COMPETÊNCIAS EM PEDAGOGIA I I

Alun@: Valdiane Pires Barbosa

RGM: 28932510

Polo: SOCIEDADE EDUCACIONAL CIDADE DE SÃO PAULO S.A. Campus UNICID

Tutor: Phelipe Andrade.

Diferenças na Educação Brasileira

“O homem não é nada alem daquilo que a educação faz dele’’ essa frase do Filosofo Immanuel Kant, tematiza a relevância da educação para a transformação do homem, portanto, de toda a sociedade”. No Brasil, no entanto, observa-se que a Educação está em constate discussão, mesmo assim vemos que muita coisa precisa mudar, é importante evidenciá-las para que as políticas públicas sejam colocadas em prática de forma mais equitativa, na sociedade em que vivemos, a educação  tem um impacto muito forte na vida do individuo, trazendo muitas qualidades que hoje são consideradas imprescindíveis.

Em primeiro lugar, cabe abordar a importância da didática em cada faixa etária, a cognição e entendimento de uma criança é diferente de um adulto, vê-se que de acordo com o material disponibilizado, a Professora Deise é adepta da educação conteudista priorizou a transmissão do conteúdo invés de realmente oferecer a metodologia de ensino e aprendizagem aos alunos,  educação essa,  recorrente nas escolas nos dias de hoje, professoras super atarefadas e pouco reconhecimento.

Ademais, outro fator a salientar é a falha do sistema de ensino, no que se diz respeito à Educação direcionada para cada faixa etária. Isso se confirma a permanência de um ensino tradicionalista, Kant destaca que a disciplina é um dos principais elementos para levar a humanidade a um nível superior de felicidade e ao maior respeito da coletividade. Sendo assim, a educação ensinaria as pessoas a viverem em sociedade, pois o conhecimento aprendido seria transmitido por meio da oralidade e da escrita ao longo do tempo. "A educação é o vetor do progresso, ela fornece a base para a esperança num plano de conjunto da evolução humana, de um progresso geral rumo ao melhor", como acredita MENEZES (2000:p118).

.

Segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica de 2019, o sistema educacional brasileiro segue incluindo os jovens, mas está longe do objetivo. Cerca de 91,5% dos jovens entre 15 e 17 anos estão na escola, mas apenas 68,7% estão no ensino médio, sendo isso marcado pela desigualdade social. 

Por tanto é importante à atuação do Ministério da Educação na melhor destinação das verbas arrecadadas por meio de impostos pagos pela sociedade, melhorando a remuneração dos profissionais da Educação a fim de manter os professores satisfeitos e motivados para desempenharem um bom trabalho com os alunos, com intuito de assegurar uma mudança de pensamento social para melhoria da Educação em todas as faixas etárias, professores precisam está capacitados com uma formação especifica para o EJA, esses profissionais devem ter ética compromisso político e pedagógico no ato de ensinar, para que seja evitada a evasão escolar e o sucesso no EJA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com