TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Passado e o Presente dos Professores

Por:   •  8/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.794 Palavras (8 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIo

1-     INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------04

2-     DESENVOLVIMENTO---------------------------------------------------------05 a 07

3-    CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------08 a09

   REFERÊNCIAS----------------------------------------------------------------------------10


 1 – INTRODUÇAO

Pretendendo demonstrar as variedades de hábitos e pensamentos existentes nas diferentes culturas das regiões, temos como objetivo a exploração conceitual de cultura e suas relações. Algo que pode ser estranho para nós, eles encaram com normalidade. Ao educar para a diversidade, são requeridos ensinamentos e atitudes que venham reconhecer os conhecimentos advindos do outro, agindo com solidariedade e igualdade, para obter troca mútua de experiência entre os envolvidos.

A exposição do processo de inclusão requer uma visão crítica, com revisão de valores e observação de suas crenças nas práticas educativas, como também no acolhimento às referências de identidade e cultura. Ser autônomo e ter dignidade são direitos de cada cidadão e não um favor concedido uns aos outros. Sabe-se que a inclusão de pessoas tem que acontecer em todas as instâncias e o respeito às diferenças é o caráter principal. A educação tem que valorizar a experiência de cada sujeito, levando em consideração que é um ser único, com uma diversidade de saberes.

Abordaremos também, como refletir e construir práticas inovadoras da educação na globalização mundial, com novas exigências e sujeitos precisando de preparação para as mudanças tecnológicas inseridas como novos paradigmas. Outro fator é a temática de Libras no contexto educacional, onde consideramos fundamentalmente importante para o aluno surdo, sua contribuição para o cenário escolar.

 2 – DESENVOLVIMENTO

         Entrevista realizada com a pedagoga Jaquelene Moura de Oliveira, atuante no campo de gestor escolar no ensino fundamental. Sua formação foi no ano de 2009, sua função é participar com os demais membros da comunidade escolar na construção do projeto pedagógico da escola, entre outras funções. Ao ser questionada  sobre suas dificuldades na gestão escolar, relatou que não considera dificuldade, mas sim, situações complicadas no dia a dia com adolescentes, pois falta compromisso da família na escola para com seus filhos. Sobre as vantagens de seu trabalho, é que, no final de cada trabalho possa obter um bom resultado com alunos, professores e familiares.

       Relatou que a tecnologia está presente em suas ações através de pesquisa e que há inclusão no seu campo de atuação. Que a diversidade cultural é trabalhada através de projetos, trabalhos em grupos, palestras e outros meios. Questionada sobre o que diria aos estudantes de pedagogia que pretendem realizar o mesmo trabalho que ela, ressaltou que os mesmos estão no caminho certo, que procurem estar sempre se atualizando, pois a pedagogia é uma mútua aprendizagem e que exige muita paciência e sabedoria.

       A pedagoga Maria da Conceição Sousa da Silva, que atua na educação infantil, formou-se no ano de 2014. Sua função é transmitir e explorar os conhecimentos que as crianças trazem consigo de casa, respeitando as diversidades e trabalhando comportamento, higiene, respeito com os coleguinhas, entre outros. Sua maior dificuldade no trabalho é a falta de material didático e os variados conhecimentos e linguagens adquiridos na família. As vantagens são quando percebe que as crianças estão interagindo entre si, estão desenvolvendo as dimensões lúdicas, afetivas, motora, cognitiva, e mais. O carinho recebido não tem preço, como forma de gratificação a cada atividade executada.

A tecnologia está presente nas pesquisas feitas para enriquecer as atividades escolares do dia a dia, procurando métodos para trabalhar com as crianças como jogos, brincadeiras, teatrinhos, etc. Afirmou ainda que a inclusão está inserida em seu campo de trabalho de várias formas, e que trabalha a diversidade cultural com brincadeiras, leituras, músicas, teatrinhos utilizando materiais didáticos que valorizem as diferentes culturas. Quanto ao conselho a um estudante de pedagogia, que pretende trabalhar na educação infantil, que estude bastante, com dedicação, que seja um educador comprometido com seu trabalho, pois a educação infantil é a base, o alicerce da formação integral do cidadão.

              Quando se fala de cultura podemos perceber que existe uma variedade cultural e diferenças culturais na sociedade, vários segmentos nas orientações sexuais, religiosas, a questão do gênero, nas cores, nas crenças e muito mais. Segundo Vera Maria, no ambiente escolar é cada vez mais comum a presença da cultura escolar que se firma através do prévio conhecimento político-social que o aluno detém antes mesmo de ir à escola.

            As diferenças culturais em algumas vezes é vista como algo externo, mas percebe-se que no âmbito escolar ela é presente, segundo a autora é constitutiva e intrínseca às práticas educativas. É relevante notarmos também como as concepções acerca das práticas pedagógicas nos levam a ter uma visão diferenciada de novas abordagens para se trabalhar em sala de aula. Quando se fala em diferença, englobam-se inúmeras características que identificam e diferem cada indivíduo.

            Nesse caso, cabe ao professor atentar para as tendências que possivelmente levam ao processo de Ensino-aprendizagem principalmente observando as características peculiares de cada aluno e observando o grau de afetividade do mesmo. Atentar para o cotidiano escolar contribui para que se amplie o conhecimento referente ao sujeito da aprendizagem podendo analisar os processos educacionais e o aluno como indivíduo que traz consigo várias influências, nesse caso, a diferença tem que ser trabalhada para garantir que todos os alunos tenham resultados, homogeneizando toda a escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (127.8 Kb)   docx (31.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com