TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pcc-Prática Como Co Mponente Curricular Pedagogia

Por:   •  9/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] 

UNIVERSIDADE PAULISTA - EAD

PCC-PRÁTICA COMO CO MPONENTE CURRICULAR

PEDAGOGIA

RELATÓRIO PCC – 1º SEMESTRE

MEMÓRIA E PATRIMÔNIO ESCOLAR

ERIKA DIAS DE MORAES ALVES

RA; 0600925

ACREÚNA- GO

2022

RESUMO

Não é incomum relacionar memória e identidade, visto que a memória é representada como lembranças de um tempo que passou. Nessa perspectiva, compreende-se que as memórias de uma escola colaboram na construção da identidade dos estudantes. Na disciplina Memória e Patrimônio Escolar, estudamos o principal objetivo de promover um estímulo à preservação da memória da escola, principalmente passar essa prática aos alunos e pais.

O ato de ter uma lembrança sempre a vista é algo que acontece de algo que está no presente, seja através de uma fotografia, um livro, uma revista, jornal, redes sociais. Outro aspecto importante acerca da memória é pensar nas reconstituições que os terceiros fazem dela: “hoje me lembrei daquele dia”, “nossa aquele dia ficou para a história”. Uma forma de manter viva a história e memória de um ambiente escolar também parte da compreensão de uma cultura escolar: as práticas, os valores, a transmissão de conhecimento, incorporação de comportamentos, os tipos de saberes escolares, as normas e regulamentos que fazem parte daqueles objetos que estão introduzidos na escola.

O Presente trabalho tem como principal objetivo a preservação de arquivos escolares; a ampliação do diálogo e a realização de intervenções junto às comunidades escolares para o conhecimento e a valorização de seu patrimônio histórico educativo. Como resultado, espera-se que a comunidade escolar de ambas as instituições re(conheçam) seus espaços como um patrimônio e fortaleçam sua ligação com a herança cultural partindo do próprio ambiente escolar. Nesse movimento de valorização e de preservação do legado histórico escolar as universidades cumprem um papel fundamental, tanto na questão da intervenção em arquivos, para preservar seus documentos e sua memória histórica, como na formação de profissionais da educação mais conscientes da necessidade de salvaguardar a memória e o patrimônio institucional. Lamentavelmente as escolas, em geral, não contam com pessoal capacitado a realizar tal trabalho, e a cada dia que se passa maior é o risco de se perder o valioso patrimônio cultural das escolas. No Brasil, uma ideia bastante difundida, e até cristalizada na sociedade, é a de ser um país de “desmemoriados”, obstaculizando a consolidação de uma identidade coletiva, social e cultural de valorização do passado, o que demanda um trabalho de sensibilização e de conscientização. Partindo do principal objetivo de resguardar a memória, é de sensibilizar a comunidade escolar de todas instituições em questão para que reconheça seu ambiente escolar como patrimônio, sempre buscando desenvolver um projeto de educação patrimonial escolar partindo do próprio ambiente escolar, de retornar à sociedade os resultados e benefícios do ensino e dessa grande importância de valorização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com