TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/6/2019  •  Abstract  •  6.385 Palavras (26 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 26

ROGERIO EVANGELISTA RODRIGUES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

ROGERIO EVANGELISTA RODRIGUES

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA I – EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular em Pedagogia – Educação Infantil no curso de Pedagogia.

Orientador: profª. Keicielly de Moraes Namur Soares.

Tutor Eletrônico:

Tutor de Sala:

Afuá

2019

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO...........................................................................................................3

2.CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTGIO.........................................................4

2.1. As dependências físicas.........................................................................................4

2.2. Identificação da escola estagiada...........................................................................5

2.3. Histórico da escola estagiada.................................................................................5

2.4. Recursos físicos e permanentes da Escola CEI.....................................................5

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO.....................................................................8

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE.......................................................11

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA..................................................................................12

PLANOS DE UALA REGÊNCIA ................................................................................12

DIARIOS DE REGÊNCIAS.........................................................................................20

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................26

REFERÊNCIAS...........................................................................................................27

1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado em Educação Infantil é fator fundamental para aquisição de experiência e conhecimento perante a carreira que almejamos seguir. Podemos compreendê -lo como uma complementação da nossa graduação.

Considerando que a fundamentação teórica pode ser vivenciada e colocada em prática no dia a dia na instituição de ensino a qual realizei o estágio. É instigante e fundamental como o conhecimento teórico, assim também o desenvolvimento da prática nos leva à compreensão de novos conhecimentos, que vem ao encontro da integração das teorias estudadas e a realidade do cotidiano escolar, transformando nossos conhecimentos em ferramentas de uso eficiente.

Irei explicar de forma sucinta as o bservações que a experiência do estágio no Centro de Educação Infantil Theopompo Nery, me proporcionaram em relação à educação infantil. Considerando as mudanças que nosso sistema educacional vem absorvendo, sejam elas, mudanças legislativas ou pedagógicas, cabe a nós futuros profissionais sermos a “ponte” dessas mudanças.

As atividades realizadas no estágio supervisionado desenvolveram- se didaticamente a partir da análise do regimento do Centro de Educação Infantil Theopompo Nery.

Avaliei todos os aspectos referentes ao ambiente da escola e à formação da docência para educação infantil. Pelas informações colhidas ao longo da investigação, vi que, da forma como está organizado a escola e o currículo na educação infantil, são favoraveis as condições de formação necessárias para o docente e o aluno. Mesmo com a organização do trabalho pedagógico e da gestão educacional estando de forma eficaz para a educação, é preciso trabalhar sempre para renovar as competências.

A Educação Infantil enquanto fase inicial da educação formal tem o lúdico como ferramenta para despertar nas crianças o gosto pela leitura, escrita e matemática entre muitos outros. Isso vai depender da forma como o professor vai estimular essas crianças neste processo de contrução de aprendizado. E essa fase em que as crianças começam a freqüentar a escola deve ser marcada com muita alegria.

2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO

O Projeto Político Pedagógico da Escola CEI- Centro de Educação Infantil Theopompo Nery, define a natureza e o papel socioeducativo, cultural, político, e ambiental da escola, bem como sua organização e gestão curricular para subsidia o seu Regime e sua Proposta pedagógica.

Tem por missão promover uma educação de qualidade através de uma educação de qualidade através de um ambiente acolhedor e estimulador, favorecendo o desenvolvimento integral das crianças. E como visão, torna-se uma referência em qualidade de atendimento, capazes de contribuir para a evolução da comunidade a que pertence.

O Projeto Político Pedagógico do Centro de Educação Infantil Theopompo Nery, é uma proposta elaborada mediante as necessidades do corpo docente e discente da instituição. E tem como objetivo geral, que o aluno a partir de uma formação humanista desenvolva uma visão crítica do papel político, social no maio em vive.

Quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)   pdf (111.9 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com