TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR PEDAGOGIA I - EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  27/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.902 Palavras (20 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.......................................................5

ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.................................................6

DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO.................................................................8

ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE......................................................14

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.................................................................................16

PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA....................................................................17

DIÁRIO DAS REGÊNCIAS........................................................................................23

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................26

REFERÊNCIAS..........................................................................................................27


 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é resultado das experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado na Educação Infantil, é uma exigência do curso de Pedagogia na Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

As atividades contidas neste relatório estão relacionadas à observação e a prática docente realizada na turma do Pré I com crianças de 4 anos de idade, da Escola Municipal José de Souza Damy, no período de 01/04/2019 à 29/04/2019 no período matutino de 07:00 às 11:00, sob observação e avaliação da professora regente da sala de aula, Vânia Aparecida Duran Bazzena.

O estágio tem uma grande importância na vida de um estudante, pois ele permite colocar em prática tudo o que se aprende na teoria. É nele que você pode ter uma base mais completa de como será o futuro profissional, bem como funciona o mercado de trabalho. E é uma ótima maneira de adquirir mais experiência e desenvolvimento profissional, fazendo com que você se torne mais apto a função.

Enfim, o estágio é uma atividade desenvolvida pelos alunos em empresas ou instituições com o objetivo de complementar a aprendizagem através da vivência no mundo do trabalho dos conteúdos obtidos em sala de aula.
Auxilia na integração do estudante com a sociedade, através da adaptação psicológica e social à sua futura atividade social, trocando experiências através da aplicação prática de seus conhecimentos, renovando e enriquecendo os recursos humanos atuais e futuros da comunidade.

 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

A Escola Municipal José de Souza Damy, situada à Rua 15 de Novembro, s/nº, no Bairro Cristo Redentor, Corumbá – MS. Funciona com a Educação Infantil, Ensino Fundamental  (1ª à  9ª séries) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o propósito de contribuir com a formação integral das crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de Projetos Educacionais pautados nos princípios da LDBN – 9.394/96. É uma instituição pública e tem como mantenedora a SEMED/ Prefeitura Municipal de Corumbá.

A Escola Municipal José de Souza Damy, foi criada pelo Decreto Municipal nº 017/88 de 06/04/1988 administração do Dr. Hugo da Silva Costa, então Prefeito Municipal.

A escola funciona em três turnos tendo como finalidade a promoção dos direitos e deveres da pessoa humana. A clientela atendida pertence ao bairro Cristo Redentor e adjacências. Atende aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental da 1ª à 9ª séries e Educação de Jovens e Adultos – EJA, da 1ª à 4ª Fases, sendo um total de um mil e cinquenta alunos matriculados no ano de 2019.

 A Escola tem como Direção Colegiada a professora Márcia Ivana Amaral que conta com a Secretaria Escolar, Equipe da Coordenação Pedagógica, Equipe Docente, Equipe de Apoio         Escolar composta por Auxiliares de Manutenção, Auxiliares de Disciplina, APM (Associação de Pais e Mestres) e Colegiado Escolar.

A Escola atua de acordo com tendências educacionais e características baseadas no pensamento sóciointericionista e construtivista, consolidando experiências decorrentes de outras tendências que privilegiem os aspectos formativos de pessoa integral dentro de princípios de ética e cidadania.

ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

  1. Quais são os princípios norteadores do P.P.P. da instituição? Se os mesmo, possui sintonia com os referenciais (LDB n. 9394/96, Referencial Curricular, ECA, etc.), que orientam a elaboração dos documentos do centro de educação infantil.

O PPP é entendido como um processo, que inclui finalidades, fundamentos teóricos, metas, princípios, planejamentos, currículos bibliografia, estratégias, avaliação, resultados e objetivos das disciplinas, normas de funcionamentos e projetos. Foi analisado, refletido e reconstruído, tendo diversas fontes de referências bibliográficas. O presente projeto estará nas mãos de todas as pessoas envolvidas no processo educacional.

O projeto Político Pedagógico, constitui-se em tarefa de toda equipe escolar e, mais especificamente da coordenação e da direção da escola, cabendo a esta liderar o processo de construção juntamente com a comunidade escolar. Este Projeto está pautado no desenvolvimento da consciência crítica, no envolvimento da comunidade escolar, na autonomia, na responsabilidade e criatividade da escola.

  1. Observe se o documento destaca as regulamentações sobre a Educação Infantil definidas pelo Conselho Municipal de Educação.

A escola ministra a Educação Básica constituída pela Educação Infantil, com carga horária definida pela deliberação do Conselho Municipal de Educação de Corumbá, com o mínimo previsto na lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A Educação Infantil recebe crianças com idade mínima a partir de 04 ou completando 04 anos até 30 de março. Ela é oferecida no período diurno, com atividades desenvolvidas.

  1. Informe onde a instituição se situa, seu histórico atendimento como creche e/ou pré-escola, sua função social, a faixa etária que atende, organização dos turnos de atendimento, quais seus objetivos como instituição pública e privada.

A Escola Municipal José de Souza Damy, situada à Rua 15 de Novembro, s/nº, no Bairro Cristo Redentor, Corumbá – MS. Funciona com a Educação Infantil, Ensino Fundamental (1ª à  9ª séries) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o propósito de contribuir com a formação integral das crianças, adolescentes, jovens e adultos por meio de Projetos Educacionais pautados nos princípios da LDBN – 9.394/96.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (208.9 Kb)   docx (51.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com