TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pinóquio às Avessas

Por:   •  25/9/2018  •  Resenha  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 3

Antes de qualquer coisa é preciso entendermos o que são as abordagens pedagógicas, que são elas: Tradicional, Comportamentalista e Humanista.

Na abordagem tradicional, o professor é o agente que transmite o conhecimento e é o ‘’dono de toda verdade’’, no qual da ênfase ao meio. Já o aluno não possui nenhum tipo de saber, é apenas um ouvinte passivo, que aceita o que lhe é passado. A escola tradicionalista é neutra e com muitas normas e regras a serem seguidas.

A abordagem comportamentalista tem como objetivo modelar o sujeito através de reforços positivos, onde o prepara para vida em sociedade e para o mercado de trabalho. O sujeito já nasce com o conhecimento, mas aprimora com a experiência.

Na humanista, o objetivo principal é construir pessoas felizes, nessa abordagem o professor não ensina, e sim auxilia o aluno para novas descobertas. O aluno já nasce com o conhecimento e é ele quem faz o meio. A escola humanista não possui regras específicas e cada aluno é visto individualmente.

Agora que já sabemos quais são as abordagens pedagógicas e o que elas representam, conseguiremos encaixar trechos de estórias que possuem estas abordagens, como por exemplo “Pinóquio às avessas”.

A baixo, segue o trecho o qual traz a abordagem tradicionalista:

“Agora não é hora de pensar em pássaros. Os nomes dos pássaros não estão no programa de português. Na aula de português, temos de pensar e falar sobre aquilo que o programa manda.” P.33.

-”Pinóquio era um bonequinho de madeira. Não era um menino de verdade. Para se tornar um menino de verdade, ele teria de ir à escola. Pinóquio fugiu da escola, preferiu brincar. Aí lhe cresceram orelhas e rabo de burro. Quem não vai à escola fica burro. [...] É preciso ir à escola pra não ficar burro, para ser gente de verdade.” P.10-11.

Seguindo os parâmetros da abordagem tradicional, os pais se mostram muito autoritários através da projeção de um possível futuro para seu filho Felipe. Pretendendo clarear o quanto seguir sequencialmente os ensinamentos escolares o levaria ao topo da realização pessoal. Visto que o homem é considerado como colocado no mundo, o qual irá conhecer a partir de informações que lhe serão passadas.

A baixo, seguem trechos os quais trazem a abordagem humanista:

“Oque você deve aprender é aquilo que disseram os homens inteligentes do governo. Tudo na ordem certa. Uma coisa de cada vez. Todas as crianças ao mesmo tempo. Na mesma velocidade...”

“Em um sonho sobre o livro que seu pai havia lhe contado os bichos apostavam corrida e então eles começam a correr quando tem vontade e param quando querem , oque torna difícil dizer quando a corrida termina.

Assim a corrida começou, depois que havia corrido um certo tempo , o pássaro dodô gritou:

- A corrida terminou

Todos se reuniram ao redor de Dodô e perguntaram :

- Quem ganhou

- Todos ganharam- ele respondeu. – e todos devem ganhar prêmios.” Pág 33.

A baixo, seguem trechos os quais trazem a abordagem comportamentalista:

“É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com