TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento E Diário de Bordo

Por:   •  9/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 3

Para que as professoras possam organizar as experiências faz-se necessário que ele desenvolva um bom planejamento e que este esteja centrado no que nos indicam as próprias crianças e bebês. Cabe as professoras a responsabilidade de dirigir o desenvolvimento da ação educativa, a partir da ampliação das experiências próximas e cotidianas em direção à apropriação de conhecimentos, no âmbito mais ampliado e plural. Sabemos que os conhecimentos na educação das crianças e bebês estão bastantes ligados aos processos gerais de constituição da criança, como a expressão, o afeto, a socialização, o brincar, a linguagem, o movimento, a fantasia e o imaginário, não sendo, portanto, o objetivo final da educação destas, mas parte e consequência das relações que as crianças e bebês estabelecem com o meio natural e social, entre si e com os adultos.

Então, para um planejamento que contribua para a criação de experiências ricas para as crianças e bebês, nós, como profissionais da Educação, querendo o melhor para as crianças e bebês e o grupo em geral, precisamos compreender a observação das crianças e construir registros que venham nos informar e ajudar em nossas práticas e propostas pedagógicas, possibilitando assim, uma aprendizagem que venha prevalecer com eficácia nas suas realizações e ações.

 Segundo a Instrução Normativa:

" O desafio que se coloca para o uso desse instrumento é incluir a participação dos bebês e das crianças nesse planejamento por meio dos registros de observação e escuta das(os) professoras(es) sobre eles". (INSTRUÇÃO NORMATIVA, pág 39).

A observação promove o registrar, planejar, replanejar e os questionamentos, pois, para registrarmos o acontecido e planejarmos, teremos que observar o movimento de cada criança e bebês, do que elas se interessam o que conversam, e então assim, conseguiremos enriquecer, ajudar e proporcionar às mesmas a ampliação dos conhecimentos e multiplicar suas experiências.

 O diário de bordo tem sido usado como instrumento de registro reflexivo da experiência pedagógica. E muitas professoras cientes da necessidade de registrar para refletirem acerca de sua ação educativa, e até mesmo para elaborarem seus relatórios individuais ou grupais, têm usado o diário de bordo como instrumento pedagógico, das mais diversas maneiras.  Diante de tantas demandas formais nos contextos educativos, provavelmente algumas professoras sentirão falta (ou, talvez, algum estranhamento) diante da possibilidade de um registro mais livre, sem amarras, marcado por subjetividades que dialogam com objetividades, sem preocupação com o olhar do outro; mas que, por outro lado, possa ser útil para a escrita de seus relatórios, ao final do bimestre ou semestre letivo. trabalho de registro reflexivo pode ser realizado quando e onde a educadora se sentir mais disponível e confortável para escrever. Sua extensão não parece relevante, uma vez que pequenos apontamentos significativos podem ser mais importantes do que uma página escrita para cumprir um ritual avaliativo. Talvez essa escrita breve possa se ampliar progressivamente, na medida em que a educadora vai compreendendo o valor de uma escrita para si própria, ao mesmo tempo pessoal e profissional, ao assumir a autoria de linhas que aproximam a profissionalidade da sua pessoalidade, mesclando cognições e emoções, dando sentido ao vivido no cotidiano com as crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com