TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano De Atendimento Especializado

Por:   •  7/4/2023  •  Resenha  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 3

ANEXO XIII DO EDITAL N.º 30/2022 – GS/SEED

PLANO DE AULA / PLANO DE AÇÃO / PLANO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

1. PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Candidato(a): Franciele Renata Ribeiro

Tema: Texto dissertativo argumentativo.

Área do Conhecimento: Língua Portuguesa, Análise Linguística.

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Ano/Série: 2º ano EM

Objetos de Conhecimento:

Prática de leitura; Prática de oralidade; Identificação do tipo textual dissertativo argumentativo; Estratégia de Produção textual escrita; Reflexão crítica sobre as temáticas tratadas e validade das informações sobre os tipos de argumentos.

Conteúdos: Texto dissertativo argumentativo.

Objetivos de Aprendizagem: Exercitar a oralidade em situação de interação na sala de aula; Identificar os elementos estruturais de um texto argumentativo; Conhecer as características do texto argumentativo; Identificar os tipos de argumentos: Argumento de raciocínio lógico, Argumento de provas concretas, Argumento de Autoridade. Reconhecer o texto dissertativo argumentativo respeitando as características deste.

Encaminhamentos Metodológicos:

Apresentação da situação – Momento 1: Para o início da aula a professora irá se apresentar, dizendo seu nome e a disciplina que ministrará a aula, em seguida apresentará o tema da aula e os assuntos que serão estudados, após, introduzirá o assunto fazendo uma dinâmica entre os alunos fazendo os seguintes questionamentos oralmente: 

         ‘’Alguém possui um bicho estranho como animal de estimação?

  • Mas, se pudessem, se tivessem condições de espaço, de tempo, disposição, etc., teriam?
  • Por que teriam e por que não teriam um animal esquisito?

Agora, vamos fazer outro exercício de imaginação: Você quer um bicho estranho de estimação MAS, seu pai e/ou sua mãe não aceita(m) o novo “visitante”. Vamos pensar como poderia ser essa conversa?’’

Momento 2: Ao final do momento 1, após os alunos exporem oralmente as respostas para as perguntas, a professora fará a seguinte reflexão com os alunos ‘’Havia pontos de vista diferentes? Houve imposição, convencimento ou consenso entre as partes?’’, a professora explicará que, naquela situação havia um ponto de vista a ser defendido pelo filho, que era o convencimento da adoção do novo animal de estimação, o filho utilizou de argumentos para convencer os pais para atender o pedido.

Momento 3: A professora explicará que, usamos a argumentação em vários momentos da nossa vida, e na modalidade escrita, uma das formas de ser utilizado, é através da dissertação-argumentativa. A professora explicará o que é um texto dissertativo-argumentativo e fará a descrição dos elementos estruturais de um texto argumentativo: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Momento 4: A professora explicará que na etapa da introdução do texto dissertativo-argumentativo ‘’É quando introduzimos o tema sobre o qual escreveremos, justificando sua relevância, trazendo o assunto de maneira mais genérica e aberta.’’,

Momento 5: A professora, em seguida, fará a explanação sobre a etapa de desenvolvimento do texto, que é quando será necessário fazer o aprofundamento dos argumentos utilizados pelo ponto de vista do escritor, a professora fará a explicação sobre os três tipos de argumentos, que são reconhecidos pela ABNT: 1- Argumento de raciocínio lógico: é aquele que instaura conexões de sentido lógicas, como razão/consequência, analogia/comparação, causa/efeito, contraste, contra-argumentação, dedução, indução. 2-Argumento de provas concretas: são dados, estatísticas, gráficos, exemplos, fatos reais, leis, percentuais retirados de pesquisas científicas ou de fontes confiáveis. 3- Argumento de autoridade: é a citação de um especialista, de uma autoridade em determinada área.

Momento 6: Após explicação da etapa de desenvolvimento, a professora explicará sobre a etapa da conclusão, onde é o momento que o autor dá sua versão final para aquele tema, propõe soluções acerca do assunto. É o momento de reafirmar, com outras palavras e de forma resumida o que argumentou ao longo do texto.

Momento 7 – Atividade: A professora solicitará que os alunos façam uma pesquisa em blogs, sites de internet, jornais e revistas, a fim de encontrar um texto dissertativo-argumentativo e após encontrá-lo, deverá indicar a introdução do texto, identificar os tipos de argumentos utilizados e a maneira que é realizada a conclusão no texto.

Recursos Didáticos/Digitais: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (90.7 Kb)   docx (501.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com