TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Ação - Estágio em Gestão

Por:   •  30/5/2020  •  Relatório de pesquisa  •  2.315 Palavras (10 Páginas)  •  830 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – CURSO DE PEDAGOGIA

1 - PLANO DE AÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tema: A Importância do Lúdico na Educação Infantil

Local: Educandário Primavera

Duque de Caxias / RJ

Data de execução: 20/03/2020

Tempo previsto: 2 horas 

Público: Pais

Responsável (is) pela elaboração e aplicação:

Nome: Maíra da Silva Franco Andrade

Login: 160124087

Nome:

Login:

Nome:

Login:

JUSTIFICATIVA

OBJETIVOS

PROCEDIMENTOS

AVALIAÇÃO

REFERÊNCIAS

De acordo com Vygotsky (1991), a brincadeira é entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem específicas são elementos essenciais para a construção de sua personalidade e compreensão da realidade na qual se insere.

O lúdico, isto é, as brincadeiras e jogos na Educação Infantil são essenciais para o desenvolvimento das crianças, pois são atividades primárias, as quais trazem benefícios nos aspectos físico, intelectual e social. Brincando a criança desenvolve a identidade e a autonomia, assim como a capacidade de socialização, através da interação e de regras perante a sociedade

Objetivo Geral:

- Compreender que o lúdico é um meio de comunicação que estimula a criatividade, a expressão, idéias, estabelece relações lógicas, o desenvolvimento social, cultural e pessoal.

Objetivos Específicos:

- Identificar que as brincadeiras e os jogos são importantes para o desenvolvimento psicomotor e cognitivo.

- Compreender que contribui para o desenvolvimento pessoal, na aprendizagem e no desenvolvimento da autoestima e autonomia da criança.

- Estimular a criatividade, a expressão e a espontaneidade, pois será trabalhada a imaginação auxiliando numa aprendizagem significativa.

- Organizar as cadeiras em círculo.

- Apresentação do estagiário para os pais.

- Explicar sobre a importância do lúdico no desenvolvimento da criança.

- Fazer a dinâmica com os pais.

- Avaliação

A Avaliação será realizada através da participação e compreensão da importância do lúdico no desenvolvimento da criança.

SITE: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-ludico-na-educacao-infantil.htm#indice_4

https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/importancia-do-ludico-na-educacao-infantil-contribuicao-para-a-pratica-docente/18913

DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS

No primeiro momento as cadeiras serão organizadas em círculo. A coordenação e o estagiário irão conduzir os responsáveis até a sala arrumada, assim que todos estiverem confortavelmente sentados a coordenação apresentará o estagiário. Será explicado aos responsáveis a importância do lúdico no aprendizado, onde os alunos além da aprendizagem didática também irá desenvolver a criatividade, idéias, desenvolvimento social, cultural, pessoal e a coordenação motora. A seguir será passando uma caixa com várias massinhas coloridas onde cada um irá pegar uma massinha da cor falada pelo estagiário. Com esse material os responsáveis eles irão fazer as vogais em bastão e falaram cada letra que fizeram. Mostrar aos responsáveis que nesse momento acontece o processo de pré alfabetização. Com essa brincadeira de massinha as crianças além de serem alfabetizadas aprendem as cores, a coordenação motora e a socialização.

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – CURSO DE PEDAGOGIA

2 - PLANO DE AÇÃO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (1º ANO AO 5º ANO)

Tema: Meu corpinho é um tesourinho – Prevenção ao Abuso Sexual

Local: Educandário Primavera

Duque de Caxias / RJ

Data de execução: 27/03/2020

Tempo previsto: 2 horas

Público: Alunos do 4° e 5° ano do Ensino Fundamental

Responsável (is)pela elaboração e aplicação:

Nome: Maíra da Silva Franco Andrade

Login: 160124087

Nome:

Login:

Nome:

Login:

JUSTIFICATIVA

OBJETIVOS

PROCEDIMENTOS

AVALIAÇÃO

REFERÊNCIAS

O Plano de Ação é uma justificativa sobre o que se tem acontecido com muita freqüência com as nossas crianças e adolescente. Muitos alunos têm mudado seu comportamento sem uma explicação aplausível. No Brasil, ainda que amparados por um estatuto próprio, afirmando em seu Artigo 5: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”. (BRASIL, 1990, p. 02) e dessa forma, caracterizando como sujeitos de direitos, cidadãos, pessoas em desenvolvimento e por isso prioridade absoluta.

Objetivo Geral:

- Esclarecer o que é Abuso Sexual, mostrando as crianças que ninguém pode tocar seu corpo, pois o nosso corpo é um tesouro que tem que ser preservado.

Objetivos Específicos:

- Mostrar as crianças que ninguém pode lhe tocar ou querer leva - lá para um local estranho.

- Incentivar as crianças a contar tudo para os seus pais, professores ou alguém de confiança.

- Reduzir e evitar traumas psicológicos. Permitindo que a criança tenha uma infância sadia.

- Levar as crianças para a sala de vídeo.

- Apresentação da orientadora pedagógica e do estagiário.

- Será colocado um vídeo que faz parte da campanha de prevenção ao abuso sexual.

- Conversa informal com os alunos sobre o que entenderam do vídeo.

- A orientadora pedagógica irá falar sobre o abuso sexual e como é importante as crianças entenderem que ninguém pode lhes tocar ou pedir algo estranho para que venham fazer. E que não podem esconder de ninguém algo assim, que devem contar para seus pais ou para a professora.

A Avaliação será realizada através da participação e compreensão dos alunos.

Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8069/90, de 13 de julho de 1990.

Título I – das Disposições Preliminares. Artigo 5.

Disponível em:

https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91764/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-lei-8069-90#art-5

Vídeo: Prevenção à Violência Sexual ( A História da Raposa desconhecida ) – Canal do youtube Visão Mundial.

DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS

As crianças serão levadas pela professora vigente a sala de vídeo e colocadas para sentarem no tapete e nas almofadas de forma confortável. A professora irá apresentar aos alunos a orientadora pedagógica e o estagiário, e relatará que eles irão passar um vídeo sobre um assunto muito importante que vem acontecendo com as crianças e adolescentes. Os alunos terão um momento para assistir o vídeo e refletir sobre o mesmo. A orientadora pedagógica irá iniciar uma conversa de forma informal sobre o que as crianças entenderam do vídeo. Quais cuidados e a importância de sempre falarem com seus pais, sua professora ou alguém de confiança. Será falado sobre o que é abuso sexual e como é importante elas entenderem que ninguém pode estar lhe tocando ou pedindo algo estranho para que façam. Que problemas isso pode causar na vida delas e que elas não precisam ter medo de contar. Após toda essa explicação terá um momento em que as crianças ficarão à vontade para tirar suas dúvidas.

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA – CURSO DE PEDAGOGIA

3 - PLANO DE AÇÃO PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (6º ANO AO 9º ANO)

Tema: Ansiedade e Depressão na Adolescência

Local: Educandário Primavera

Duque de Caxias / RJ

Data de execução: 03/04/2020

Tempo previsto: 2 horas

Público: Alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental

Responsável (is) pela elaboração e aplicação:

Nome: Maíra da Silva Franco Andrade

Login: 160124087

Nome:

Login:

Nome:

Login:

JUSTIFICATIVA

OBJETIVOS

PROCEDIMENTOS

AVALIAÇÃO

REFERÊNCIAS

Diante de muitos fatos e relatos de alguns professores da escola no meio dos adolescentes, iremos fazer um plano de ação voltado para esse tema, onde será trabalhada a valorização da vida. Mostrar aos adolescentes que mesmo com toda pressão que eles tem sofrido como, ser alguém na vida, ter uma boa formação, um bom emprego, etc. Com todas essas pressões eles acabam se desesperando e se sentindo incapazes de conquistar qualquer coisa, é nesse exato momento os adolescentes vão se diminuindo, se fechando para a vida, entre outras situações que os deixam com baixa estima e vão perdendo aos poucos a vontade de lutar pela vida. É necessário que faça uma intervenção nas escolas para que não chegue a um estágio avançado dessa doença. Onde há uma tristeza profunda, o indivíduo tem um grande grau de sofrimento, desânimo acentuado e há perda da vontade e da capacidade de realizar tarefas. Nesse caso a família se sente impotente e o adolescente fica improdutivo. Augusto Cury ressalta a importância de pais e professores na gestão da emoção de filhos e alunos: “Mentes felizes e saudáveis têm maior possibilidade de formar mentes livres, contemplativas e bem resolvidas”.

Objetivo Geral:

- Mostrar aos alunos a importância de valorizar a vida e que ajuda profissional e o primeiro passo para vencer os problemas. Que não é vergonhoso falar do que sente, é preciso mostrar, falar para poder ser tratado adequadamente.

Objetivos Específicos:

- Promover palestras e dinâmicas com a participação dos professores, coordenação, orientador pedagógico e profissionais capacitados nessa área para falar sobre o tema em questão.

- Fazer com que os alunos percebam a importância da valorização da vida.

- Percebam quando precisam de ajuda e a importância de buscar auxilio profissional para o problema.

- Apresentação do corpo docente e do profissional na área da psicologia.

- Promover uma conversa informal com os alunos, para que assim, possa se iniciar uma palestra com o profissional capacitado.

- Inclusão dos profissionais para que a escola seja mais acolhedora.

- Um momento dos alunos com o psicólogo, onde eles terão a oportunidade de tirar suas dúvidas.

- Desenvolvimento de um momento onde o profissional de psicologia e a coordenação da escola irá fazer a atividade da bexiga, algo que os deixem com prazer de participar.

 

A avaliação será realizada através da participação e compreensão dos alunos e de todo o corpo docente.

Livro: CURY, Augusto – Inteligência Socioemocional. (Ferramentas para pais  inspiradores e professores encantadores) – 2019, 1º Edição ISBN: 978-85-431-0801-8

Site: http://playtable.com.br/blog/volta-as-aulas-jogos-e-brincadeiras-para-facilitar-a-integracao-das-criancas

DESCRIÇÃO DOS PROCEDIMENTOS

Os alunos serão levados ao pátio da escola para serem acomodados confortavelmente nas cadeiras. Em seguida o corpo docente da escola se apresentará e apresentará o Psicólogo convidado. Iniciará uma conversa informal, onde o psicólogo explicará sobre depressão e ansiedade, suas causas e anseios. O profissional passará um slide para uma compreensão melhor dos alunos. Após o slide os alunos terão um momento para tirar suas dúvidas sobre o assunto, fazendo com que os alunos que estejam tendo algum problema sejam contemplados e aceitem ajuda, reconhecendo que precisam de ajuda para melhorarem. É fundamental o papel da escola nesse momento, no sentido de incentivar a procura de ajuda e dá suporte. Fazendo esse papel de prevenção em que outros jovens não venham ser atingidos por esse problema. Após essa conversa será desenvolvida uma atividade com bexigas coloridas. Cada alunos irá receber uma bexiga e terá que enche - lá. Ao sinal do psicólogo, eles devem lançar as bexigas para o alto e todos devem colaborar para que nenhuma caia. A cada rodada um aluno deve ser retirado da brincadeira, até que os alunos restantes não consigam manter todas as bexigas no alto. Assim o psicólogo pode explicar que todos são importantes para a família, escola e a sociedade e que a cooperação os tornará mais fortes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (109.4 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com