TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ponto de Partida

Por:   •  24/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.273 Palavras (6 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 6

FP105 – PortfólioI

        Ponto de partida        

INDICAçõES GERAiS:

O aluno deve elaborar este documento antes de iniciar as tutorias das disciplinas, e nele deve evidenciar e refletir sobre sua realidade atual em relação ao âmbito da Educação. O aluno não deve ter medo de equivocar-se na exposição de seus conhecimentos, tentando ser o mais sincero possível para que mais tarde possa realizar uma retrospectiva, retomando o ponto de partida, e avaliando/valorando por conta própria seu processo formativo. Deve refletir, especificamente, sobre os seguintes aspectos:

Experiências formativas e profissionais relacionadas à Educação

A reflexão do aluno deve abranger as experiências formativas e profissionais anteriores ao início do mestrado, relacionadas ao âmbito da Educação e consideradas realmente significativas, justificando.

Deve levantar as seguintes questões:

Quais experiências formativas e/ou profissionais foram especialmente relevantes?

Por que são consideradas relevantes?

O que acrescentaram à formação?

MUITO IMPORTANTE: Não se trata de enumerar simplesmente e compilar em uma lista todas as experiências formativas e/ou profissionais como em um currículo; o aluno deve fazer referência às experiências que considera especialmente significativas, elaborando um discurso estruturado e reflexivo, como se explica anteriormente.

Representações e crenças iniciais sobre a educação

O aluno deve refletir sobre as crenças e representações que possui em relação à Educação antes de iniciar o curso. Deve levantar aspectos como:

Como entendo atualmente a Educação?

Como concebo o processo de aprendizagem?

Qual a função acredita que devem desempenhar as TIC no campo educacional?

Quais as funções que acredita que devem desempenhar os professores e os alunos no processo de aprendizagem?

Necessidades de formação

Como o enunciado indica, o aluno deve recapitular suas necessidades de formação ao início do mestrado. Deve levantar as seguintes questões:

Neste momento inicial, que carências são possíveis identificar na formação e/ou na atuação como professor no campo da educação?

O que é possível observar a partir das experiências formativas e/ou profissionais prévias na área da educação?

Quais os desafios que se apresentam?

Expectativas de formação

Como o enunciado propõe, o aluno deve recapitular suas expectativas de formação em relação ao mestrado que será iniciado. Deve levantar as seguintes questões:

O que espero deste curso?

Que metas e objetivos foram estabelecidos para as diferentes etapas que compõem o programa?

Quais são os objetivos profissionais?

MUITO IMPORTANTE: As perguntas não devem aparecer no seu texto, elas são apenas para nortear a reflexão de vocês em cada um dos itens. Vocês podem realizar no formato de texto ou estruturar reflexão de vocês nos quatro tópicos principais.

Esta entrega é uma atividade de auto reflexiva, na qual a entrega não terá revisão e nem qualificação.

Este documento deve atender os seguintes requisitos formais:

  • Extensão: 6 páginas, no máximo (sem contar instruções e enunciados).
  • Tipo de letra: Arial.
  • Tamanho: 11 pontos.
  • Entrelinhas: 1,5.
  • Alinhamento: Justificado.

O trabalho deve ser realizado neste documento Word e deve-se seguir o procedimento oficial de entrega. Em nenhum caso deve ser enviado através do correio ao professor.

Lembrando que os trabalhos que não atendam as condições de identificação não serão corrigidos.


Nome completo: Patrícia Rech de Araújo

Usuário: BRFPMME5250974

Nome completo do(a) professor(a): Kathilça Souza

Data: 12/06/2023

Entendo que todo o processo educacional, bem como profissional contribuíram de forma significativa na minha formação. Sou graduada em Educação Física - licenciatura pela Faculdade Integrado de Campo Mourão (2011) e segunda licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTER (2023), possuo especialização em Psicomotricidade com ênfase em Neurologia pela Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (2012) e agora Mestranda em Educação pela Universidade Europeia do Atlântico UNEATLANTICO. Professora efetiva da rede estadual de Educação do Estado do Paraná desde 2015, atualmente atuando como técnica pedagógica na área de ensino do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão - PR, tenho como função a tutoria na formação de professores.

Como já mencionei cada fase foi relevante para minha formação, contudo, não posso deixar de destacar os anos de experiência e vivência da sala de aula, do “chão da escola”, foram 5 anos que muito além da formação acadêmica me fizeram compreender a realidade do processo educacional, e, me entender como parte deste processo.

O direito à educação básica gratuita é um dever do Estado e de todos desde a Constituição da República de 1934. Em geral, as diferenças raciais e de classe, que são frequentemente encontradas dentro de um país, impactam na organização da escola.  Apesar de reconhecer os problemas e restrições que existem no sistema educacional atual, entendo a educação como um processo de liberdade, ignorando a noção de que uma educação está apenas relacionada aos conteúdos programáticos que precisam ser testados por meio de métodos de pesquisas e provas. Infelizmente, a realidade de muitas escolas é precária limitando uma ampla ação educacional de ensino-aprendizagem tornando o processo árduo e difícil. Apesar de todas as tutelas associadas ao assunto, ainda encontramos verdadeiros educadores que se opõem a essas questões. Eles valorizam o sujeito da educação, enfatizam a formação de valores e, acima de tudo, amam e gostam de educar para a vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (119.8 Kb)   docx (538.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com