TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ponto de Partida

Por:   •  27/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 3

FP105 – Portfólio I

        Ponto de partida        

Nome completo: Luciene Ribeiro dos Santos

Usuário: BRFPMME1490959

FP_MME_2022-10_pt_3. 

Nome completo do (a) professor (a): Kathilça Souza.

Data: 31/10/2022

Para início deste trabalho, apresento alguns fatos de minha vida, pessoal e profissional, que conduziram a este momento. Nasci em Ilhéus, na região sul do Estado da Bahia, no Brasil. Cursei todo o Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e optei por fazer Magistério, no Ensino Médio no Instituto Municipal de Educação na cidade de Ilhéus, onde vivenciei minhas primeiras experiências na área da educação.

Passei diversos anos longe da sala de aula, pois treze anos após, decidi voltar e cursar pedagogia, não foi fácil, mas consegui me formar. Tenho ótimas lembranças das escolas em que estudei especialmente da Escola Municipal do Salobrinho onde, pela primeira vez, me encantei pelo ato de ensinar e aprender. A escola sempre foi um local de alegria, de descobertas, de interação.

Fiz um maravilhoso estágio, numa turma de Educação Infantil, em seguida em uma turma de 1ª série, e concluindo o Curso de Pedagogia com êxito. Posso afirmar que as bases de minha fundamentação teórica e certeza de minha escolha profissional se deram nas aulas e nas práticas do Magistério, onde convivi com pessoas que me inspiraram profundamente.

O dia da minha formatura no Curso de Pedagogia foi inesquecível. Um desafio superado, uma conquista. Deixou-me com vontade de continuar estudando, pois não fiquei apenas na formação inicial, me inscrevi no curso de pós graduação em gestão escolar, mas não atuei como gestora.

Indo trabalhar em uma escola do campo, conheci uma pessoa muito especial que me incentivou a trabalhar no CRIE – Centro de Referência a Inclusão Escolar, mas eu não tinha a formação adequada. Decidi então cursar a pós-graduação em Psicopedagogia, uma experiência inesquecível.

Atualmente, trabalhando como professora de AEE – Atendimento Educacional Especializado, e vejo a Educação com um olhar diferenciado, pois posso ajudar crianças e adultos com necessidades especiais. Um trabalho gratificante.

Quando pensamos no processo de aprendizagem e desenvolvimento de cada aluno como um processo contínuo e não fragmentado em apenas uma ou outra etapa escolar, fica ainda mais clara a necessidade de desenhar novos caminhos para garantir que a aprendizagem aconteça.

Dentro deste campo revolucionário, a educação vem aos poucos absorvendo todos esses novos conhecimentos em longos caminhos que foram percorridos ao passar do tempo. Dificuldades que foram encontradas foram superadas, novos desafios para um ensino de qualidade, serão vencidos com a ajuda dessas novas tecnologias, para um futuro promissor.

Nesse mundo tão globalizado as (TICs), “Tecnologias da Informação e Comunicação”, caracterizam-se como ferramentas muito úteis e proveitosas para o desenvolvimento da sociedade. Existe uma necessidade de entender essas novas tecnologias e saber como elas são usadas, e o professor deve estar atualizado.

Acredito que o professor deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (347.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com