TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ponto de Partida Portfólio

Por:   •  20/8/2022  •  Projeto de pesquisa  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 4

Ponto de partida

INDICAçõES GERAiS:

O aluno deve elaborar este documento antes de iniciar as tutorias das disciplinas, e nele deve evidenciar e refletir sobre sua realidade atual em relação ao âmbito da Educação. O aluno não deve ter medo de equivocar-se na exposição de seus conhecimentos, tentando ser o mais sincero possível para que mais tarde possa realizar uma retrospectiva, retomando o ponto de partida, e avaliando/valorando por conta própria seu processo formativo. Deve refletir, especificamente, sobre os seguintes aspectos:

Experiências formativas e profissionais relacionadas à Educação

A reflexão do aluno deve abranger as experiências formativas e profissionais anteriores ao início do mestrado, relacionadas ao âmbito da Educação e consideradas realmente significativas, justificando.

Deve levantar as seguintes questões:

Quais experiências formativas e/ou profissionais foram especialmente relevantes?

Primeiramente a formação acadêmica, as pesquisas feitas pra poder comprovar os estudos, artigos feitos, seminários em sala de aula com os alunos.

Por que são consideradas relevantes?

Através desses estudos que a gente começa a compreender melhor sobre o que nós temos que apresentar para os alunos em sala de aula, quanto mais você estuda, mais você consegue expressar o seu conhecimento em sala de aula.

O que acrescentaram à formação?

Foi através desses estudos que tudo isso que foi dito no item acima, me deixou apta para trabalhar com os alunos, ou seja, eu consegui através dos estudos passados e tudo aquilo que ja fiz, poder estar em sala de aula hoje e fundamentar o que ensino.

MUITO IMPORTANTE: Não se trata de enumerar simplesmente e compilar em uma lista todas as experiências formativas e/ou profissionais como em um currículo; o aluno deve fazer referência às experiências que considera especialmente significativas, elaborando um discurso estruturado e reflexivo, como se explica anteriormente.

Representações e crenças iniciais sobre a educação

O aluno deve refletir sobre as crenças e representações que possui em relação à Educação antes de iniciar o curso. Deve levantar aspectos como:

Como entendo atualmente a Educação?

porém, entendo que a educação com problema sério, pois todas as outras áreas ficam comprometidas uma vez que pesquisas apontam que ele não sabe ler nem escrever.

Como concebo o processo de aprendizagem?

É um processo de aquisição de conhecimentos por meio de convivência e luta pela sobrevivência adquirida desde a infância que tens fim apenas no dia da cessação da vida.

Qual a função acredita que devem desempenhar as TIC no campo educacional?

Os professores podem aproximar mais o conteúdo aplicado à vida cotidiana do aluno, para que se torne um ambiente mais interessante com vários tipos de informações e também otimizar o tempo das atividades em sala de aula.

Quais as funções que acredita que devem desempenhar os professores e os alunos no processo de aprendizagem?

Ele deve ser um mediador, não só aquele que passa a informação, e sim aquele que provoca a curiosidade do aluno ao tentar descobrir com seus próprios questionamentos.

Necessidades de formação

Como o enunciado indica, o aluno deve recapitular suas necessidades de formação ao início do mestrado. Deve levantar as seguintes questões:

Neste momento inicial, que carências são possíveis identificar na formação e/ou na atuação como professor no campo da educação?

A formação inicial não prepara para o real mercado de trabalho, e sim para atuar com o ideal de alunos, ou seja, turmas homogêneas e ou sem dificuldades de aprendizagens ou comportamentais. Percebe-se o quão falha está sendo a formação inicial, preparando os novos profissionais com déficit de conhecimento.

O que é possível observar a partir das experiências formativas e/ou profissionais prévias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com