TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Educação e Pedagogia

Por:   •  25/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO - CLARETIANO

Curso Pedagogia – Licenciatura

Disciplina: Educação e Pedagogia

Discente: Douglas Santos Araujo RA: 8108732

  1.  Por que é possível afirmar que a Pedagogia é uma ciência que estuda as práticas educativas que apresentam finalidades, objetivos sociopolíticos e formas de intervenção pedagógica para a Educação? Fundamente sua resposta, utilizando as ideias dos autores estudados e citando-os.

A Pedagogia é a ciência que estuda de forma sistemática o processo de ensino-aprendizagem que acontece em sociedade como processos fundamentais da condição humana, tendo assim, na educação o seu principal objeto de estudo. Nesse contexto, o autor Libâneo coloca que a pedagogia é ciência da educação, pois é ela que realiza um estudo sistemático das práticas educativas.

Segundo o autor Carlos Brandão citado por Libâneo, independente do lugar em que esteja, seja casa, escola ou igreja, de um modo ou de outro ninguém consegue fugir da educação, de certa forma mesmo sem perceber nossa vida se mistura à educação, para aprender, ensinar ou aprender-e-ensinar. Ainda segundo ao autor não existe um modelo único de educação e a escola não é o único lugar onde ela acontece.

Assim podemos dizer que Pedagogia é o ato da prática educativa, ou seja, o modo como se ensina e que se usa as técnicas de ensino, que se preocupa com a práxis da educação, os processos educativos e métodos de ensinar. Tendo como campo de estudo toda problemática da educação desde tempos remotos, até os dias atuais, em sua totalidade de modo a orientar a ação educativa.

Dessa forma para Libâneo, as pessoas que estudam e se tornam pedagogos, não estão prontos somente para atuar em sala de aula, ela pode exercer várias funções no ambiente escolar, mas suas práticas vão além do âmbito escolar e familiar, pois o autor acredita que as práticas educativas também acontecem em meio a vivência individual e social humana, podendo ocorrer de modo institucional ou não em várias modalidades. Podendo operar em diversas instâncias da educação, direta ou indiretamente vinculadas as instituições, podendo estar envolvido em processos de aquisição de saberes e na formação do ser humano, desempenhando funções nos sistemas micro, macro e intermediário de ensino, nas escolas, nas estâncias educativas não escolares.

Esse contexto demonstra claramente a diferença entre a atividade profissional do professor, que realiza uma atividade muito específica da pedagogia, com o trabalho profissional de um pedagogo que é bem amplo e apresenta inúmeras práticas educativas. Portanto, por esses motivos para Libâneo a formação de educadores não se dá em um único curso, desse modo o autor sugere que haja a reformulação dos cursos hoje representado pela Anfope (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação), devendo ter dois cursos, o de pedagogia para formar educadores, e um curso de licenciatura para formar professores de ensino fundamental e médio de ensino.

  1. Referências bibliográficas  

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? / José Carlos Libâneo. – 12 ed. – São Paulo, Cortez, 2010.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com