TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio Pedagogia

Por:   •  21/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.253 Palavras (10 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

DESENVOLVIMENTO        4

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem como objetivo aprofundar conhecimentos acerca da inclusão da cultura afro-brasileira e da cultura indígena no brasil, fato que vem se tornando ada vez mais útil para a redução da desigualdade entre os povos, principalmente as diferenças entre os negros e brancos, mesmo existindo tantos tipos de racismo.

Sabe-se que todo e qualquer individuo tem direito a educação de boa qualidade, e esse direito é garantido por lei na Constituição Federal, e é por isso que devemos lutar para garantir os direitos das pessoas buscando contar com a participação de todos.

É através da educação que podemos reduzir e ate acabar com as desigualdades sociais que existem no Brasil, mas para que isso exista é preciso dar apoio ao professor e os gestores escolares, contribuindo para as políticas públicas. Logo essas diferenças sempre vão existir se não haver uma educação de qualidade, para poder assim garantir uma melhor qualidade de vida a todos de forma igual.

Assim ao decidir incluir a cultura afro-brasileira e a indígena nos currículos da Educação básica brasileira, fez-se um acontecimento muito importante, para que os professores trabalhassem a diversidade cultural no Brasil. Melhorando os métodos de discussão de direitos, buscando a redução das discriminações culturais, raciais, sociais e econômicas. A escola por sua vez responde por trabalhar os espaços socioculturais e institucionais, tratando assim de assuntos pedagógicos, culturais e do conhecimento.

DESENVOLVIMENTO

Os negros e índios tem um histórico de muito sofrimento com a desigualdade social, e ao longo de toda história do Brasil isso vem se repetindo, pois, as lutas pelos direitos iguais à dos brancos sempre foi intensa.

Os negros desde que chegaram ao Brasil foram escravizados, sem que ao menos tivessem a oportunidade de ir a escola, mas com o passar do tempo os negros passaram a criar coragem de se unir para fazerem movimentos sociais negros com o intuito de garantir direitos iguais para todos, buscando respeitar todas as diferenças individuais e coletivas, sempre em busca de ideais comuns através de politicas sociais e publicas que trazem mudança social de alguma forma.

Diante de um histórico de lutas os negros e índios sempre batalharam muito para ter seu lugar na sociedade assim como os brancos. A educação por sua vez é um direito de todos, e é fundamental que se trabalhe a desigualdade, o respeito e as diferenças culturais para todos sem que haja distinção.

O racismo pode ser visto em diversos países ainda de forma comum, e mesmo com tantas lutas e movimentos sociais ele ainda existe, e no Brasil ainda é assim , no entanto a luta começa junto a política, pois se existir uma gestão politica que seja eficaz, e que lute por uma educação justa, certamente poderá ser proporcionado a sociedade maior igualdade.

Há centenas de anos a educação foi para os europeus, algo apenas para os privilegiados, sendo assim praticado o racismo, de modo preconceituoso, a educação por tanto passou por mudanças sempre buscando melhorias apenas para os brancos. Assim foram feitas proibições em que os negros, e portadores de doenças não podiam chegar perto das escolas.

Atualmente existem os movimentos negros que obrigam as escolas a contar a história do negro na África e no Brasil, visando reivindicar uma educação justa e igual para todos. Assim o surgimento da democracia racial no Brasil, os povos passaram a conviver entre sim, se denominando em três raças, brancos, negros e índios, que buscam sempre conviver em consenso, o que faz com que o Brasil seja diferente de outros país que ainda hoje são preconceituosos e racistas.

A democracia racial é a forma de garantir igualdade as pessoas independentes de sua cor ou raça, e é uma luta incansável e sem fim, pois estamos no Século XXI e ainda sim existem casos de racismo, a diferença é que hoje existem punições asseguradas por lei, para esse tipo de crime.

Portanto incluir a temática dentro das escolas, faz com que podemos ter uma educação de qualidade, visando respeitar culturas, histórias e valorizar todo o patrimônio histórico-cultural, com o intuito de amenizar o racismo e a discriminação existente na sociedade.

Os principais objetivos para a inclusão da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas é:

  • Valorizar a cultura afro-brasileira e indígena para construir uma escola democrática;
  • Promoção do direito de importância e esclarecimento dos negros e índios no Estado brasileiro;
  • Garantia dos direitos dos negros e índios que frequentam as escolas sem desigualdades;
  • Valorização e inserção de manifestações cultuais, buscando a garantia dos direitos culturais e a diversidade étnico-racial;
  • Estimular o estudo e valorização da relação étnico-racial na educação.

A lei 10.639/03 visa estabelecer a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileiras, africanas e indígenas nas escolas publicas e privadas do ensino fundamental e médio.

O parecer do CNE/CP 03/2004 aprovou Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas; e a Resolução CNE/CP 01/2004, tem o objetivo de trazer detalhes sobre os direitos e obrigações dos entes federados diante da implementação da lei que compõe um conjunto de dispositivos legais que são tidos como indutores de uma politica educacional que é voltada para a afirmação de diversidades culturais e que buscam a concretização de uma educação  ligada as relações étnico-raciais dentro das escolas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (40.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com