TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfólio de Alfabetização e Letramento

Por:   •  12/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.263 Palavras (6 Páginas)  •  2.670 Visualizações

Página 1 de 6

Elidiane Souza Leite

PORTFÓLIO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: os termos de alfabetização e letramento

Portfólio apresentado ao curso de pedagogia EaD da Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM, como requisito para provação na disciplina de Alfabetização e Letramento.

Prof. Esp. Carina Drebes Neves.

Unidade Autônoma de Estudo: Ped-071A

PARACATU/MG

SETEMBRO/2015

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A disciplina de Alfabetização e letramento oferecida no 2º semestre de 2015, para o curso de Pedagogia do 4º período, constitui-se saber sobre a sua importância nos conteúdos acadêmicos, as suas concepções clássica e contemporânea da influencia dela no meio da educação.

A alfabetização e letramento tem a necessidade de reconhecer e nomear praticas sociais de leitura e de escrita mais avançadas e complexas que a prática do ler e do escrever resultantes da aprendizagem do sistema de escrita. Com isso simultaneamente o letramento, á sugestões de que as avaliações sobre o domínio de competências de leitura e de escrita fossem além do medir apenas a capacidade de saber ler e escrever.

A contribuição deste estudo reflete diretamente para a formação de um individuo alfabetizado e letrado para o mundo. Pois todo ser humano tem o direito de saber ler e escrever. O fato da pessoa não ser alfabetizada não garante que a pessoa seja letrada; e somente o fato de viverem em sociedade letrada não garante a todas as pessoas formas iguais de participação na cultura escrita. Tudo isso também depende não só da sociedade, mas também dos projetos políticos, sociais e culturais em que se tem no momento.

O estudo foi muito significativo pra sabermos como anda a alfabetização no Brasil, e como podemos melhorar isso como futuros professores.

DIÁRIO DA OFICINA

A oficina de Alfabetização e letramento do dia 15/Julho/2015 teve como objetivo esclarecer o que é alfabetização e letramento nos dias atuais e passados. Que muitas vezes existem pessoas alfabetizadas verdadeiramente, onde sabe ler e escrever conhece todas as palavras e seus significados, e outas que são analfabetos funcionais onde eles só sabem escrever seu próprio nome.

Na introdução da oficina vimos um vídeo, ou melhor, dizendo uma reportagem do Jornal Nacional da Globo, onde eles falam da má alfabetização no Brasil. Quais os índices e o porque os brasileiros deixam de estudar cedo sem mesmo terminar o ensino fundamental em busca de trabalho. Elaboramos um texto individual que utilizamos um anexo entregue pela tutora e entregue no mesmo dia.

O estudo em grupo pra mim é a melhor parte, e bastante produtivo pelo fato de debater ideias e opiniões diferentes entre nos colegas de classe. Após cada dia de reuniões temos um lanchinho bastante apetitoso, para descontrair um pouco e bater um papo.

Para nossa socialização foi lido o livro “Alfabetização e letramento” de Magda Soares, cada grupo ficou responsável por um capitulo diferente e o meu ficou encarregado pelo capitulo “Em busca da qualidade da educação: em busca... de quê?”; o capitulo relata a qualidade da educação, não só no Brasil mais em todos os países de Primeiro mundo e os de Terceiro também que o nosso caso. Mas buscar em quê? Sabendo que para o governo  está tudo bem, para eles todos os brasileiros estão alfabetizados e letrados pois já sabem escrever seu próprio nome. Eles escondem os índices que são prejudiciais  a eles. Mas agora lançaram um programa que avaliam os alunos para dizer que o ensino é e tá de qualidade esquecendo os do passado que foi um fracasso.

Montamos o trabalho todo escrito do livro onde todas as integrantes contribuíram, e na oficina a professora conteudista pediu para montar um portfolio diferente deste com registros fotográficos dos nossos encontros semanais.

DIÁRIO DE LEITURA

No guia de estudo de Alfabetização e letramento da professora Ms. Elda Alves Oliveira Ivo o que mais mim chamou a atenção foi como eles explicam o processo de aprendizagem do sistema de escrita ou tecnologia da escrita- são tratados de forma independente, o que revela o reconhecimento de suas especialidades entre eles, a importância e a necessidade de habilidades para o uso competente da leitura e da escrita tem sua origem vinculada á aprendizagem inicial da escrita desenvolvendo-se ironicamente a partir de um questionamento do conceito de alfabetização. O trabalho com a escrita e a leitura ajuda o aluno a ter uma visão de um mundo mais amplo, ou seja, é muito importante que você seja alfabetizado para sabermos usar especificadamente a escrita com base para diferentes funções do nosso cotidiano, passando assim a se construir através  da escrita, é o que nós diz no guia.

De acordo com meu aprendizado pretendo futuramente quando estiver exercendo meus conhecimentos aptos ao ensino, alfabetizar as crianças de forma simples e clara, dinâmica e objetiva para que no futuro possam ser realmente alfabetizados, ao invés de serem analfabetos funcionais que só conhece as letras do seu próprio nome. Porque a alfabetização é o primeiro passo do ensino, então tem que ser feito bem para que eles não tenham dificuldades no futuro.

Como ainda não trabalho em sala de aula, não tive o prazer de ensinar.  Mas procuraria jogos lúdicos, figuras para que as crianças conheçam as letras e suas variações gramaticais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (95 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com