TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portifólio Pedagogia

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.623 Palavras (7 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

GAMIFICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR        4

COMO ELABORAR UM PLANO DE AULA VOLTADO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL......................................................................................................................6  

PLANO DE AULA        7

CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

.

INTRODUÇÃO

Ao decorrer desse trabalho vamos falar sobre como aplicar a GAMIFICAÇÂO no ambiente escolar, com uma forma que o aluno tenha a vontade de aprender os conteúdos ensinados.

A Gamificação vem com uma proposta de dentro da educação de usar os recursos tecnológicos para auxiliar o aluno na sua aprendizagem de forma mais facilitada e potencializar a aprendizagem.

Com essa pesquisa que foi realizada, vamos mostrar algumas formas de aplicar a GAMIFICAÇÂO utilizando as mais novas tecnologias e as suas vantagens de usar essa técnica.

  1. GAMIFICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR

        A gamificação tem sido utilizada a muitos anos através de jogos de estratégia para ajudar nas habilidades de concentração para ganhar títulos valores e dependendo da área que fosse para ganhar cargos, no caso desse jogador ganhar.

Algumas pessoas adoram jogos e com o passar do tempo, a tecnologia só colaborou para essa paixão aumentar.

        Um exemplo que podemos usar na educação é quando um aluno terminava o seu trabalho no tempo que era pedido, ela ganhava uma estrelinha, gerando espirito de competição.

        A escola sempre usou os jogos e o lúdico como uma forma de ensinar com mais facilidade para o aluno, na forma que eles aprenderiam mais rápido e de forma efetiva.

         Na área da educação precisa ter muita criatividade e saber utilizar métodos e estratégias que motivem a colaboração efetiva do aluno, como é o caso da gamificação.

        Com o passar do tempo, a tecnologia avançou muito e a gamificação ficou mais prática de ser praticada, pois podemos utilizar tablets e celulares que podem ser trabalhados juntos com a gamificação, facilitando o processo interativo.

        A gamificação é o uso de métodos e qualidades de jogos para envolver, motivar comportamentos e ajudar no aprendizado dos alunos em situações reais, as vezes não sendo relacionado com jogos.

        São várias as vantagens de utilizar a gamificação na educação na parte de ensino-aprendizagem. Quando se usa jogos na sala de aula, podemos mostrar outras opções de aprendizagem para a criança. Temos muitas formas de colocar a gamificação na educação, como por exemplo, regras, restrições de tempo, interação, medalhas ou adesivos de motivação, formas de lidar com perdas e vitórias, entre outras, essas são algumas maneiras de gamificar os alunos, os estimulando de maneira diferente e inovadora.

        Alguns professores usam estratégias de ensino usando as lições tradicionais, que deixam as aulas chatas e cansativas. Utilizando os jogos muda a estratégia de aula, deixando os alunos mais interessados na aula, tendo um maior envolvimento dos alunos com a aula, como por exemplo, um aluno que fica mais quieto na turma, não se envolve muito com outros, pode ser que esse aluno seja o primeiro a querer participar, por ter alguma competição envolvida ou por ser um jogo que esse aluno goste.

        Incluir um pouco de competição faz com que a autoconfiança dos alunos e faça com que eles fiquem ansiosos para mostrar o que sabe, lembrando que é importante estimular a competição de uma maneira saudável. As crianças devem ser treinadas para a vida, pois nem sempre se ganha e sem sempre se perde e que não tem problema nisso, para que elas não vejam os amigos como inimigos.

        A gamificação tem como principal objetivo aperfeiçoar e estimular a curiosidade dos seus jogadores, sempre dando alguma forma de recompensa, logo após alguma atividade realizada.

        Os alunos têm a sensação de autonomia com a gamificação, já que os participantes da atividade podem tomar suas decisões sem ser nada obrigatório.

        Em algumas escolas e em alguns casos, os alunos comparam a aprendizagem com algo muito chato ou difícil de alcançar, pois o que vemos em alguns lugares os professores usam formas tradicionais para ensinar e alguns alunos não compreende o que está sendo ensinado.

Quando é inclusa a gamificação o professor consegue trabalhar de forma mais divertida as atividades, provocando o interesse do aluno em querer participar ativamente das aulas, colocando de lado que o professor é o centro da sala de aula, tornando a criança um ser importante no processo de ensino-aprendizagem e o professor se torna o seu facilitador.

        Sendo assim, deixando as aulas monótonas e sem graça, para aulas divertidas, onde os alunos quere tomar a frente para aprender e se envolve cada vez mais com as atividades.

        São muitas as vantagens de incluir a gamificação nas salas de aula, mas a principal é a de incentivar o gosto de aprender de cada aluno.

        O professor tem que ser criativo, pois cada aluno tem a sua forma de aprender, então o professor deve insistir e tentar várias formas até que cada aluno compreenda o que tem que ser aprendido.

        Nem todo aluno aprende da mesma forma, uns tem mais facilidade lendo, outros escrevendo, outros escutando e outros assistindo aula. Quando o professor ,  coloca a matéria de  uma só maneira, alguns alunos vão ter dificuldade de  absorver o aprendizado  e outros alunos vão ser mais fácil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com