TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Didática

Por:   •  21/7/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 7

Reveja (obrigatório) no E-Book de Didática a síntese a síntese dos métodos de ensino Tradicional (p. 12), Escolanovista (p. 13) e Histórico Crítico (p. 17). E, acesse também o quadro “Síntese das principais abordagens de ensino” (p. 22), nesse mesmo E-book. Após, responda:

1 – O que significa “ensinar” e “aprender” na perspectiva da didática crítica?

Na didática critica o ensinar e o aprender não se refere apenas ao professor e ao aluno, mas a uma realidade ampla, ela não é concebida apenas para facilitar o trabalho do professor em sala de aula, mas também para compreender o contexto social no qual os alunos estão inseridos com o intuito de que o aluno tenha uma visão critica da realidade.

A didática crítica objetiva um ensino que visa superar traços significativos da Pedagogia Tradicional e da Escola Nova. Na didática critica o ensino-aprendizagem parte de uma perspectiva de que o conteúdo não pode ser indissociável da realidade, do contexto social ao qual o aluno está inserido. O conteúdo a ser ensinado deve ser vivo, concreto e deve ser trabalhado no sentido de eliminar a seletividade social e torná-lo democrática na escola.

Se a escola é parte da sociedade, ele deve agir no sentido de transformá-la e não de reproduzi-la, deste modo, essa linha de pensamento vai agir no sentido de usar a escola como ela é, contudo, garantindo educação de qualidade para todos os indivíduos. Os conteúdos devem ser ensinados pelo professor por meio de uma perspectiva que faça sentido na vida dos alunos, ou seja, devem estar atrelados ao contexto no qual eles estão inseridos. Os alunos devem ser preparados para os desafios do mundo, para as suas contradições, para uma participação organizada, critica e reflexiva na sociedade.

Na didática critica os conteúdos ensinados devem ser constantemente reavaliados perante a realidade social na qual o aluno está inserido. Não é suficiente que o conteúdo seja ensinado ao aluno, o mesmo precisa ter um significado no contexto social ao qual ele está inserido. A didática critica propõe um ensino em que o aluno seja engajado politicamente, ou seja, que ele aproprie-se do conhecimento e possa utilizá-lo de forma prática no contexto social ao qual ele está inserido. Para que isso aconteça, o professor deve fazer uso de métodos de trabalho que ofereçam aos alunos a oportunidade de reconhecer nos conteúdos o auxílio e o seu esforço de compreensão da realidade, ou seja, a prática social.

O trabalho do professor na didática critica acontece por meio da relação do conteúdo com a realidade do aluno, isto é, com o seu cotidiano. A aula irá ter início a partir da prática real do cotidiano, havendo em seguida a consciência dessa prática no sentido de relacioná-la aos conceitos e conteúdos propostos na forma de um confronto entre a experiência do aluno e a explicação do professor. No contexto da didática critica, o professor é um motivador crítico da aprendizagem. Aquele que irá orientar os seus alunos a partir das trocas culturais.

Neste contexto, a didática é importante na formação do professor, tendo em vista que, por meio dela o professor terá um olhar critico reflexivo em relação ao conteúdo a ser ensinado aos seus alunos. Por meio dela, o professor terá consciência que não basta apenas ensinar o conteúdo aos alunos, é preciso atrelá-los a realidade dos mesmos.  

Um professor que procura trabalhar a sua prática por meio da didática, ou seja, na aplicação de diferentes metodologias e teorias de ensino e aprendizagem na sala de aula, que tem o aluno como protagonista no processo de aprendizagem, que analisa os melhores métodos, que procura atrelar o conteúdo de ensino a realidade na qual o aluno está inserido, certamente será um profissional que fara diferença na sociedade e na vida dos seus alunos.  

Na didática critica o ensino deve incentivar cada vez mais à autonomia do aluno e a sua atuação no mundo de forma transformadora, uma vez que, não é possível mais apenas transmitir os conteúdos aos alunos, apenas repassá-los por meio de uma educação passiva e sem questionamentos. O professor deve ser um mediador do conhecimento, aquele que irá contribuir com a transformação do educando. “Na atividade de ensinar como processo de mediação, o professor cria possibilidades para que o aluno chegue às fontes do conhecimento que estão à disposição na sociedade” (BAGIO & TIGRE, 2020, p. 18).

Neste contexto é preciso levar os alunos a refletirem sobre os conteúdos, a questionarem, a indagarem, a buscarem, por meio desses mesmos conteúdos, novas soluções para velhos problemas, a proporem soluções para os problemas e conflitos do cotidiano.

REFERÊNCIAS

BAGIO, Viviane A; TIGRE, Maria das G do E S. Didática. [livro eletrônico]. Ponta Grossa: UEPG/NUTEAD, 2020.

2 – Analise o caso apresentado abaixo, escolha uma abordagem de ensino e descreva/proponha uma ação/atividade pedagógica condizente com os princípios defendidos pela abordagem/concepção/método.

Caso: Minha sala de aula tem 20 crianças de cinco anos de idade, que estão na última etapa da Educação Infantil. A escola é grande, possui um ambiente ao ar livre com árvores e gramado. As crianças são muito curiosas, falantes e participativas. Elas permanecem no período integral na escola. Preciso trabalhar com elas o conteúdo da fotossíntese.

O objetivo de aprendizagem para esse conteúdo é:

A. Compreender o processo da fotossíntese.

B. Identificar os organismos denominados fotossintetizantes.

C. Diferenciar as etapas da fotossíntese.

Considerando que terei três dias inteiros para trabalhar com esse conteúdo, optarei em utilizar a seguinte organização metodológica:

Para o objetivo A –

Abordagem/Método escolhido: Pedagogia/Histórico crítica

Descrição da ação: Os alunos serão levados para a parte externa da sala de aula no final da manhã, onde será explicado para eles com a planta realiza o processo da fotossíntese. Será distribuído os alunos uma planta com folhas verdes e posteriormente será explicado a eles que a fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência, ou seja, que neste processo a planta produz o seu próprio alimento. No processo da fotossíntese a água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde das folhas. Então a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. A planta utiliza parte desse alimento para viver e crescer; a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes. Essa atividade será realizada em um dia ensolarado. Também será solicitado aos alunos para que façam a transpiração e respiração, para que os mesmos sintam o ar fresco e puro da natureza. Será explicado a eles que este ar fresco e puro é consequência do processo de fotossíntese, o qual também desempenha outro importante papel na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina e ao final libera oxigênio para a atmosfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (99.2 Kb)   docx (216.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com