TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador

Por:   •  3/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.993 Palavras (12 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

O objetivo deste artigo, foi compreender a importância da utilização do espaço da brinquedoteca na educação infantil, através do olhar pedagógico, visando o processo de aprendizagem da criança por intermédio da ludicidade. Busca entender o significado dentro da educação infantil, demonstrando que este espaço é construído para que haja interação, desenvolvimento cognitivo, sendo como um recurso didático dentro do contexto pedagógico.

O ato do brincar na vida da criança é essencial, onde é tratado como um processo de intervenção entre a realidade em que a criança vive. A brincadeira possibilita o desenvolvimento intelectual, físico motor, emocional, fortalece relações sociais, promove a criatividade e imaginação através da ludicidade. O brincar é importante para o desenvolvimento da criança, no brincar, a criança aprende a agir, construindo conceitos, princípios sociais e morais.

O brincar é algo que se deve levar a sério, faz parte da vida das crianças, no entanto não é apenas entretenimento, ao fazer brincar, estimula a socialização, linguagem, coordenação motora, criatividade, percepção , desenvolve autonomia, organiza suas emoções e sentimentos

A relação do lúdico com o desenvolvimento infantil, traz condições para aprendizagem, a criança torna mais espontânea, comunicativa, afetiva, criativa, sendo fatores positivos para o processo educativo. As atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento integral e global da criança e que todas dimensões estão intrinsecamente vinculadas, sendo a afetividade a que contribui a energia necessária para a progressão psíquica, moral, intelectual e motriz da criança.

A criança conquista através da percepção todo o mundo que a cerca, sente necessidade de explorar o espaço, porque é o momento em que o desenvolvimento das habilidades cognitivas. Neste estágio o termo projetivo está relacionado ao funcionamento mental da criança. É nesse período em que se utilizam atos motores para auxiliar a exteriorização do pensamento, portanto as instituições de ensino infantil precisam ser um espaço aconchegante e seguro proporcionando à criança uma infância mais voltada para o agora.

Ao se referir a brinquedoteca, denomina-se um espaço destinado ao empréstimo de brinquedos, justamente elaborado para crianças, objetivando como a principal característica o ato de brincar e se divertir. Esse espaço é um ambiente minuciosamente planejado, para seja aproveitado de forma que a criança possa explorar e ter a liberdade escolher com o que brincar.

Refletindo sobre qual seria o propósito de criar uma Brinquedoteca, leva-se a consideração em que esse espaço tende a ser proposto com o intuito de enriquecer a aprendizagem das crianças, resgatar diversas culturas acerca do brinquedo, proporcionar o desenvolvimento intelectual cognitivo, onde a criança possa encontrar livros infantis, jogos, atividades relacionadas a ludicidade, ouvir músicas.

No entanto, além do espaço estar adequado com brinquedos, jogos e brincadeiras e cheio de vida, em ressalva que o mais importante que os brinquedos, é a ludicidade que esse espaço pode proporcionar. A brinquedoteca não deve ser tratada como um espaço somente para passar o tempo, mas sim, um espaço onde possa ser aproveitado para trabalhar como o auxiliar ao desenvolvimento infantil.

O assunto abordado nesse trabalho, tem como objetivo de mostrar a importância da brinquedoteca em vários aspectos, sua contribuição na educação infantil. O lúdico se faz necessário para o desenvolvimento e alfabetização das crianças, o brincar é uma fonte de conhecimento primário para a evolução infantil.

DESENVOLVIMENTO

A fundamentação dessa pesquisa, baseia-se através de analise bibliográfica, artigos e pesquisa em campo, unindo a teoria e prática, baseada em autores citados nesse artigo, buscando esclarecer o conceito da ludicidade, o ato do brincar, seus benefícios e o espaço da Brinquedoteca. Os autores mencionados nessa pesquisa, contribuíram para que o assunto pudesse ser aprofundado de tal maneira qual, pudesse creditar o estudo aprofundado.

A escolha do tema deu-se por inúmeras razoes pelas quais foi concretizando durante o percurso de graduação em pedagogia, através de estágios e atividades extra curriculares, onde a observância ocorreu no primeiro trabalho voluntario elaborado no segundo semestre. A ideia criou forma com o estágio na Educação infantil, cujo o período de observação pode explorar a ludicidade e o espaço da brinquedoteca dentro da instituição.

O acompanhamento dentro do ambiente escolar e brinquedoteca, auxiliou a compreender a funcionalidade e a importância desse espaço criado para auxiliar o desenvolvimento infantil. Dentro de uma brinquedoteca hospitalar, o intuito desta, é amenizar a angustia das crianças que se encontram internadas na ala de pediatria, dando-lhes momentos de alegria e distração.

Contribuindo para a elaboração teórica, os autores trazem o aprofundamento do conceito, são os seguintes nomes: Azevedo (2011), Carvalho (1992), Cunha (1992, 2000), Navarro (2009), Nez (2013), Santos ( 2011), Vygotsky (1984), Wajskop (1995).

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A Importância do Brincar

A brincadeira, o brincar, é importante para o desenvolvimento cognitivo intelectual da criança, auxiliam de forma enriquecedora contribuindo para promover a aprendizagem. Ao estudar as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento infantil, sendo que, por meio dela a criança relaciona-se com as outras, ressalva a importância das atividades lúdicas na Educação infantil.

O brincar na educação infantil faz com que a criança possa construir um processo de socialização, estabelecendo vínculo com seus pares, sendo capaz de internalizar significados socialmente partilhados. A brincadeira favorece a auto estima da criança e auxilia a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa.

A contribuição no ato de brincar, vem como auxilio para a interiorização de determinados modelos de adulto, no âmbito de grupos sociais diversos. O brincar, deve ser como ciclo natural, inerente a fase infantil, tendo o perigo de desaparecer diante de tantas violações e com isso, correndo o risco do desaparecimento da infância e eliminação da inocência, perda de valores e direitos tão importantes na vida. Brincar é a forma própria de a criança se relacionar com o mundo, é a exteriorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com