TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador

Por:   •  11/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ACADÊMICAS

RENATA XAVIER

RA

8634265146

PROJETO INTEGRADOR

JOINVILLE

2015

RENATA XAVIER

PROJETO INTEGRADOR

Pré-projeto apresentado junto ao curso de Pedagogia na Instituição de Ensino Faculdade Anhanguera como requisito parcial na disciplina Projeto Integrador.

Orientadora: Rosemari de Borba

JOINVILLE

2015

SUMÁRIO

  1.  INTRODUÇÃO ....................................................................................................04
  2. OBJETIVOS ...............................................................................................................05
  1.  OBJETIVO GERAL ....................................................................................05
  2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ......................................................................05
  1. DESENVOLVIMENTO ..................................................................................06
  1. As brincadeiras no processo de ensino  aprendizagem..................06
  2. Porque resgatar brincadeiras..........................................................07
  3.  Atuação da culinária no projeto de educação infantil.........08

     Atuação da culinária no projeto de educação infantil........09

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................10
  2. REFERÊNCIAS..........................................................................................................11

  1. INTRODUÇÂO

A educação infantil é uma etapa essencial para a formação da criança e o professor deve ser o mediador e o co-criador do saber e cultura, auxiliando na construção do conhecimento para que a criança aprenda a desenvolver sua aprendizagem e que essa seja significativa.

Neste contexto, surge a importância de se trabalhar com projetos. Um projeto é uma abertura para possibilidades amplas, que envolve vários percursos, permitindo criar individualmente ou em grupo, fazendo com que a criança deixe fluir espontaneamente sua criatividade, emoções e conhecimentos.

O projeto é uma forma de se trabalhar continuamente e de forma multidisciplinar o conteúdo do curricular do aluno, tornando construtivo o processo de ensino aprendizagem.

Mas onde se encaixa as brincadeiras nesse processo? As brincadeiras são realmente importantes para o desenvolvimento educacional da criança?

A criança é um sujeito de direitos dotada de competências, desejos e necessidades de conhecer o mundo, ao ingressar na escola ela já trás consigo vivencias e destrezas que são os alicerces de seu desenvolvimento, que serão aproveitados pela escola dando continuidade na sua aprendizagem é onde se encaixa perfeitamente as brincadeiras, pois ajudam no desenvolvimento da coordenação motora, o equilíbrio, a aquisição e desenvolvimento da linguagem, a socialização dentre outras habilidades. Brincando individualmente ou em grupo a criança vive uma experiência que enriquece sua capacidade de se tornar criativa.

  1. OBJETIVOS

     2.1. OBJETIVO GERAL: 

  • Enriquecer o repertorio da criança fazendo com que ela conheça as brincadeiras das outras gerações, através de um resgate histórico, que ira aproxima - lá da realidade das crianças daquela época, descobrindo o novo no antigo, fazendo com que valorizem o convívio com o outro, e aprendam a valorizar as diferenças e limitações de cada um através de um resgate lúdico cultural.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Desenvolver as potencialidades da criança auxiliando no processo ensino aprendizagem com mais eficiência e prazer atuando como terapia a fim de combater alguns distúrbios específicos de aprendizagem, como a ansiedade, falta de limite, descrença na auto capacidade de realização, dependência, coordenação motora, organização espacial, atenção, concentração, controle segmentar, antecipação,  estratégia, discriminação auditiva, raciocínio lógico.
  • Motivar a criatividade e a  percepção.
  • Trabalhar com regras, a lateralidade, e o trabalho em grupo.

  1. DESENVOLVIMENTO

3.1 As brincadeiras no processo de ensino aprendizagem.

Diversos estudos destacam que há influencias de outras culturas em nossa sociedade, que foi colonizada pelos portugueses, mas a cultura Portuguesa sofreu várias influencia da Europa, África e Ocidente, ou seja, estas também estão presentes no Brasil.

As brincadeiras eram introduzidas e utilizadas como uma transmissão cultural de uma geração para outra. Houve um período em que as brincadeiras foram consideradas profanas e inúteis, conceito que a igreja propagava.

Pensamentos e estudos de filósofos como Platão e Aristóteles buscaram a compreensão e importância das brincadeiras na educação e comportamento infantil.

Após estudos Rousseau, a criança passou a ser vista através de outro ponto, pois em meados do século XVII ao completar sete anos de idade a criança deixava de ser menino-diabo (expressão usada para caracterizar a fase em que fazem travessuras) e passa a dar lugar a imagem menino-homem passando a usar vestimentas e portar-se como os adultos. Esta situação seguiu até o século XIX.

A partir dos avanços da ciência aumenta também o interesse em pesquisar assuntos relacionados às atividades e desenvolvimento das crianças, como as teorias de Piaget e Vygotsky, ambas com grande repercussão entre os estudiosos do mundo inteiro.    

Hoje na sociedade contemporânea, que se adota como método de ensino aprendizagem que melhor condiz com a criança do século XXI é a concepção construtivista, o papel do professor é mediar e fazer com que a criança construa o conhecimento dotado de significado com o seu cotidiano. Através desta concepção surge a importância de utilizar esses recursos para atingir os objetivos traçados para a educação infantil, uma vez que já comprovado que as crianças aprendem brincando e de forma prazerosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (389.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com