TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidisciplinar

Por:   •  3/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Alunos (a): Francielle J. Sombrero dos Santos - 4211787484

Data: 28/03/15

 

Professor (a) Orientador (a): Nelson Leandro dos Santos

Curso de Pedagogia

2015

 Projeto Multidisciplinar III – Atividade de Autodesenvolvimento

Aula- tema 03: Comece com um fim em mente.

Primeiramente ao analisar a letra da música “Estudo Errado” que relata as características de uma escola tradicional, aquela onde o professor detêm o conhecimento e o controle da sala, com posturas rígidas sem se importar e interagir com os alunos. O professor acaba por inserir exercícios repetitivos que garantam assim a memorização dos conteúdos, a relação ente professor-aluno, não existe. O pior de tudo está na questão social de cada um deles. Não visam estabelecer uma relação entre os conteúdos que se ensinam e os interesses dos alunos.  Infelizmente esses educadores têm dificuldade de utilizar outras formas de ensinar que não a de transmitir somente conhecimentos.

Nota-se, por outro lado, que a aprendizagem baseada em projetos, tema da entrevista “Aprender Sonhando”, tem uma proposta completamente divergente a este ensino conservador, pois como defende Nilbo Nogueira, nela coordenadores, professores e principalmente alunos trabalham juntos, pois a interação é a principal vantagem dos projetos. Neste modelo de aprendizagem o professor é um mediador, facilitador e interage com seus alunos, eles por sua vez, tem a oportunidade de confrontar problemas, trabalhando em grupo, discutindo sobre questões atuais que estão relacionadas à realidade onde estes estão inseridos.
        A ideia principal e fundamental é permitir que o aluno se organize, mostrando a eles procedimentos que levarão a descobertas de relações, que serão efetuadas através de um problema ou tema pesquisado. Os trabalhos além dos que são apresentados no currículo vão garantir uma melhor aprendizagem do aluno, explorando temas-problema do mundo real. O professor poderá usar de técnicas para melhor fixar a aprendizagem, sendo facilitador; deixando assim o método tradicional para ser inovador em tudo.

 

Referências Bibliográficas:

Estudo Errado - Gabriel O Pensador (Letra da música) disponível em:
 
http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/66375/

BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Aprender sonhando – Nilbo Nogueira (entrevista), disponível em: ··.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com