TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidisciplinar

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Etapas de como ocorrem o projeto educativo

Transdisciplinaridade não se resume ao trabalho com uma única disciplina, separada de contextos e de conteúdos que não fazem parte de sua “grade curricular”.

Como programar as atividades?

Ler, ler e ler bastante. Esse é o primeiro passo para planejar uma bola aula.

Informe-se com que faixa etária com que vai trabalhar, é importante conhecer os Parâmetro Curriculares Nacionais(PCN) e o projeto pedagógico da escola.

Que pode ser feita em determinadas etapas tendo um objetivo em comum. De forma simples e exemplificada podemos aplicar os projetos em sala de aula dessa forma.

É preciso coordenar atividades de sala, das brincadeiras aos cuidados, garantindo momentos de aprendizagem de modo articulado. Por isso o planejamento do projeto é fundamental. Programar-se de modo minucioso, levando em conta as particularidades de cada criança e se mantendo atento ao que ocorre á sua volta, é a melhor forma de garantir que os pequenos aprendam em grupo.

Desenvolvemos etapas de desenvolvimento infantil para proporcionar uma multiplicidade infantil de experiências para as crianças, visando fortalecer a autonomia, o conhecimento do corpo, a linguagem oral, a expressão de sensações por meio de falas e gestos e expressão artística, entre outros.

As atividades iniciais foram feito antes do período de adaptação das crianças. Depois, nessa fase, ela observou as competências de cada um durante as atividades propostas para organizar uma programação.

Trabalhamos com a música, nós observamos os movimentos da turma, por exemplo, como as crianças lidavam com as brincadeiras que envolvessem canções:

Conseguiam imitar? Participavam de jogos cantados? Conseguiam assimilar a história e seus fundamentos?  Na avaliação nos mostrava que eles eram capazes de entender, mais ainda assim era necessário nosso incentivo com palmas e com movimentos dos lábios.

Quando a brincadeira envolvia explorar tintas, o desafio era incrementar novas cores e texturas para que eles pudessem conhecer e participar mais das brincadeiras.

 Brincar é a linguagem que as crianças usam para se manifestar, descobrir o mundo e interagir com o outro.

Quando ela é incentivada, a turma adquire novas habilidades e desenvolve a imaginação e a autonomia.

É possível brincar sem ter nada nas mãos como ocorre, por exemplo, o pega-pega e ciranda. Mas os brinquedos tem papel fundamental no desenvolvimento infantil.

Para que eles cumpram essa função, não basta deixar o acervo da pré-escola ao alcance dos pequenos, imaginando que, por já brincarem sozinhos em casa eles saberão o que fazer.

Não era apenas nesses momentos de pintura e brincadeira, porém, que o aprendizado ocorria. No banho, por exemplo, era hora de trabalhar o reconhecimento do corpo, com falas que estimulassem os laços entre ela e a educadora.

O ato de trabalhar com leituras para os pequenos sempre os ajudam a desenvolver habilidades da imaginação e curiosidades de forma instintiva estabelecemos relações entre as imagens e o texto que compõem um livro.

A ilustração é uma linguagem visual que agrega informações ao texto ( não o apenas reproduz)  essa ilustração  nos livros fazem com que os pequenos fiquem interessados por exemplo se for uma historia de animais em que as imagem detalham onde esse animais moram , o que eles comem e quais são os sons que eles transmitem, faz com que a criança se interessem de fato pela história.

Referencias bibliográficas:

O Desafio de seguir em frente- A revista que educa Nova escola – Abril

O Professor do Futuro é você – A revista que educa Nova escola – Abril

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com