TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Multidisciplinar I

Por:   •  15/10/2015  •  Artigo  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

Polo de Apoio Presencial de Goianinha – RN

[pic 2]

Curso: Pedagogia

Disciplina: Projeto Multidisciplinar I

Aluna: Juliana Galvão da Costa

RA:431911

Thaynah Silva do Nascimento

RA: 424350

Alex Carlos Ferreira

RA: 9978024411

Tutor Presencial: Márcia Fernanda

Goianinha 04/06/2014

RN

Introdução

A nova proposta de se trabalhar a educação segundo Fernando Hernández traz ideias e concepções fascinantes sobre como abordar um tema e atingir sua totalidade.

Buscando o envolvimento do aluno como ativo no processo de aprendizagem e trazendo para os projetos trabalhos temas que aproximem a disciplina escolar à realidade do aluno.

Este trabalho foi elaborado em etapas e objetiva que o leitor conheça um pouco sobre as concepções de Hernández para a educação, o que ele tem a integrar e nossas reflexões pessoais sobre o tal.

Pesquisa das etapas que envolvem a elaboração de um projeto educativo

Um projeto é elaborado com os seguintes tópicos:

Título

Ter presente que o título será muito importante para vender o projeto e deve provocar aquele primeiro interesse pelo mesmo.

Introdução

Deverá dar uma ideia sucinta do conjunto do projeto (de onde surgiu a ideia, quais as intenções do trabalho, como foi organizado).

Justificativas

O projeto deve estar baseado em uma justificativa absolutamente coerente, que fundamente a sua razão de ser. Não deverá haver dúvida do por quê do projeto, o fim a que se destina, devendo convencer da necessidade e relevância dos objetivos propostos

Objetivo Geral

O objetivo deve ser claro, coerente e sucinto para dizer o que o projeto quer. Deve refletir a razão de ser do projeto, podendo ser abrangente.

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos devem estar bem relacionados com o título, com o contexto do projeto e com o objetivo geral, mantendo o foco.

Público-alvo

Delimitar o público envolvido e descrever os beneficiários diretos e indiretos.

Estratégia do projeto

Descrever os meios e as ações que serão utilizados para assegurar o êxito do projeto, relacionando uma ou mais ações (o que fazer?) para cada objetivo específico com suas respectivas metodologias (como será realizado?).

Metodologia

Definir uma proposta metodológica a ser utilizada pelo projeto, descrevendo:

  • Como o projeto será desenvolvido;
  • Qual a dinâmica de implementação;
  • Como ele será operacionalizado;
  • Quais os instrumentos de execução;
  • Qual a forma de condução;

Cronograma de execução

Descrever o período de execução, por fases e ações, especificando o responsável.

Avaliação

Descrever o sistema de monitoria e avaliação do projeto, demostrando a forma de controle e ações corretivas.

Culminância

Providenciar uma apresentação com uma formatação, layout e configuração básica seguindo as orientações dos financiadores.

Projeto educativo desenvolvido na Escola Municipal Domitila Castelo

A pesquisa acerca de um componente da matriz curricular foi realizada na Escola Municipal Domitila castelo, situada no distrito de Pipa, em uma turma de nível II do ensino infantil. Durante o ano letivo a escola trabalha a Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes Visuais, Movimento e Musica.

Na Língua Oral e Escrita – As crianças participam de situações de interlocução, demostrando habilidade de ouvir, compreender e produzir textos orais, relacionadas á linguagem oral deve ser desenvolvida cotidianamente, a partir de atividades realizadas, compreender o sentido da mensagem que ouve, reproduzir textos oralmente e realizar atividades que estimulem o desenvolvimento, e recontar histórias e realizar atividades que estimulem o desenvolvimento da atenção auditiva.

Na Matemática – As crianças devem perceber o espaço ocupado pelo próprio corpo e por diferentes objetos, demonstrando noções e orientação espacial, mostrar que desde que nasce a criança está em contato com o mundo, explorar limites e relações espaciais entre objetos, é onde o professor precisa organizar o espaço de modo a estimular o interesse da criança.

Em Natureza e Sociedade – As crianças devem interagir com o meio ambiente demonstrando atitudes, investigação, respeito e preservação, e para que a criança interaja com o meio ambiente é necessário que ela perceba as relações dos seres humanos com a natureza não aconteça, explorar o meio ambiente através da ação e observação, onde, nesse nível é importante intervenção do educador, conduzindo o processo por meio de perguntas.

Em Artes Visuais – As crianças utilizam de Comunicação, expressão e construção do conhecimento, onde o educando deve atingir para que as artes visuais possam exercer plenamente sua função expressiva e comunicativa, observar e identificar imagens variadas e explorar e identificar cores variadas, onde pode ser usado o lápis, pincéis, tintas, água, areia, argila, massinha e papel diverso.

Em Movimento – As crianças devem utilizar a dança como linguagem que possibilita consciência corporal, interação, expressão e ritmo, pois é que a dança é um dos maiores prazeres que o humano pode desfrutar, já que o homem é dançante e rítmico por natureza, acompanhar ritmos musicais, expressando-se livremente por meio da dança.

Em Música – As crianças utilizam a expressão individual e coletiva que favorece a socialização, o desenvolvimento da afetividade, da criatividade e senso rítmico, distinguir sons e ruídos, criando sons e ritmos com o próprio corpo e explorar sons e ruídos produzidos pela boca, nariz e mãos e usar a musica infantil, cantigas de roda e canção de ninar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (235.7 Kb)   docx (133.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com