TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Vida

Por:   •  18/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 3

UNOPAR

PEDAGOGIA

                        LUCILENE DOS SANTOS SILVA

PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR

SANTA LUZIA

2022

LUCILENE DOS SANTOS SILVA

PRODUÇÃO INTERDISCIPLINAR

Trabalho apresentado à UNOPAR do curso de PEDAGOGIA

PRODUÇÃO TEXTUAL

PROJETO DE VIDA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS SUJEITOS.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Ela apresenta o Projeto de Vida na Escola como um pilar pedagógico fundamental para trabalhar o sócio emocional e as competências do Século XXI, garantindo a preparação do aluno para a vida adulta e o mundo do trabalho.

 Na escola ajuda o aluno a construir o caminho entre o que ele é e o que ele quer ser.

Através de um processo bem estruturado, unindo autoconhecimento, planejamento e prática, o aluno aprende a se conhecer melhor, identificar seus potenciais, interesses e sonhos, definindo metas e estratégias para alcançar seus objetivos. Planejar  a vida é uma maneira de dar sentido e significado às nossas ações, algo que pode ser realizado através de um processo gradual, contínuo, intencional, lógico e reflexivo.

Esse processo acontece através do autoconhecimento e do exercício de projetar o futuro. O aluno é estimulado a refletir sobre seus sonhos e ambições, e aprende a transformá-los em estratégias e metas.

Então, não se trata de definir cada passo do seu futuro, mas desenvolver a habilidade de projetá-lo, através da valorização das experiências e dos sonhos do indivíduo.

O foco está no processo – ampliação de repertório, refletir sobre si e planejar – e não necessariamente no resultado. Esse esclarecimento é bastante importante, pois considera:

-As rápidas transformações do mundo

- o amadurecimento precoce dos jovens e adolescentes.

Sendo assim, percebemos que o Projeto de Vida conjuga várias áreas do conhecimento.

Seu foco está em como as pessoas vão construir suas vidas através do equilíbrio entre trabalho e outros campos da vida. O desenvolvimento da autonomia do adolescente através do estímulo à sua participação criativa e solidária no enfrentamento de problemas reais.

[pic 1]

A defasagem é um desafio generalizado do ensino médio. No período noturno, esses números soam um alerta mais alto. Seja na distorção série-idade, seja nos índices de desistência ou no nível de aprendizagem adequada: uma grande porcentagem dos estudantes deste turno, por exemplo, finalizam o último ano sem saber o adequado de matemática, sendo que, em português, o percentual é de aproximadamente 69%, aponta pesquisa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com