TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Pós-Graduação em Educação Neurociência e Tecnologia

Por:   •  9/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.270 Palavras (10 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 10

Pós-Graduação em Educação

Neurociência e Tecnologia

Trabalho Final

Danilla Ribeiro de Souza

RA 20675716

Professor: Marco Aurélio Bassi

Sumário

Resumo.............................................................................................................. 2

1.Entendendo um pouco sobre Dislexia

1.1 O que é? ...................................................................................................... 3

2.Entendendo um pouco sobre Discalculia

2.1 O que é? ...................................................................................................... 3

3.Comparando a Dislexia com a Discalculia ..................................................... 4

4.Uso de tecnologias na educação ................................................................... 6

5.Aplicação das tecnologias e softwares em transtornos como a Dislexia e Discalculia ......................................................................................................... 7

5.1 Alguns exemplos de softwares e aplicativos .............................................. 8

Conclusão ........................................................................................................ 11

Bibliografia ....................................................................................................... 12

Resumo

Este trabalho tem como objetivo falar sobres transtornos específicos (Dislexia e Discalculia), tecnologias, software e a aplicação na educação de forma positiva para o avanço significativo do aluno.

Expor sobre esses temas é necessário e totalmente importante nos dias atuais como forma de capacitação e aprendizado também do professor. Sabemos que nem sempre é muito fácil até a chegada do diagnostico ou do laudo do aluno, mas o docente deve entrar em ação para que o foco não seja perdido (avanço intelectual do aluno).

  1. Entendendo um pouco sobre Dislexia
  1. O que é?

A Dislexia é um transtorno neurológico que afeta a aprendizagem e a vida de muitas pessoas. No nosso sistema nervoso central, ocorrem milhares de conexões nos circuitos celulares que faz com que nossos nervos e nossa mente funcionem de forma clara. No disléxico existem falhas nesses circuitos, fazendo com que ele tenha falhas nas assimilações de símbolos, letras, e sílabas.

Esse transtorno normalmente é percebido na fase da infância, pois é notório a dificuldade da criança pelo professor em contar, escrever e outras atividades em sala de aula. A fase escolar costuma ser muito frustrante para a criança com esse transtorno, pois não consegue acompanhar os demais colegas no processo de alfabetização e letramento. A criança pode escrever espelhado, apenas identificar as letras e não as sílabas e trocar facilmente uma letra por outra.

 

  1. Entendendo um pouco sobre Discalculia

         2.1.    O que é?

A Discalculia é um transtorno de aprendizagem, que é conhecido pela incapacidade do raciocínio logico e matemático, a pessoa não é capaz de pensar e refletir sobre processos que envolvam números.

Esse transtorno normalmente é percebido na fase da infância, pois também pode ser notado com facilidade pelo professor, na dificuldade em realizar sequências básicas em sala de aula, como datas simples, números facilmente entendidos pela maioria, entre outros.

O que acontece na maioria dos casos é que mesmo tendo todo apoio e todo conteúdo necessário para o entendimento, isso acaba não acontecendo pela criança e acaba não associando os significados dos números para o nosso dia a dia. O maior desafio para uma criança ou adolescente com discalculia é associar as funções, relações e poder fazer intervenções dos números com a sociedade e para que são utilizados em nossa rotina e vida. Também podemos ressaltar a dificuldade em memorização numérica, quantificação da sua própria idade, utilização do tempo, dias, meses, anos e muitas vezes em espaçamento.

  1. Comparando a Dislexia com a Discalculia

Começando pela dislexia, podemos dizer que ela é mais comum em meninos do que em meninas, e este tem muita dificuldade em associação dos fonemas e grafemas, não conseguindo colocar um significado ao que está lendo. A criança disléxica possui maior dificuldade na linguagem escrita e oral do que na linguagem simbólica, ou seja, consegue ainda entender mais imagens e ludicamente do que livros, textos, etc. Também apresenta déficits na memória, pois não consegue se lembrar do que leu para dar sentido a sua frase ou informação, pode ter problemas no processo fonológico e também confundir na colocação das letras.

Agora falando um pouco sobre a discalculia, podemos dizer que a criança apresenta dificuldades na coordenação motora, dificuldades em associação de espaço, memória, símbolos, datas, objetos matemáticos, e principalmente em números e operações mentais. Não apresentando tanta dificuldade em fonemas e grafemas e linguagem escrita e oral.

Segundo o Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND) “Existe uma grande comorbidade entre os transtornos de aprendizagem, principalmente entre a dislexia e discalculia. Um estudo com uma amostra de 799 crianças em idade escolar publicado no Journal of Learning Disabilities, em 2008, constatou que 15% das crianças com discalculia também apresentavam o transtorno da leitura, e 7% com dislexia apresentavam transtorno na matemática. Na realização de cálculos matemáticos utiliza-se o senso numérico, memória operacional, além de representações simbólicas verbais, assim, quem apresenta dificuldades nas representações verbais, como disléxicos, também terá dificuldade na hora de realizar algumas operações e principalmente problemas matemáticos, que exigem leitura e compreensão do texto. ”

Também podemos mostrar uma comparação entre os dois transtornos com a tabela a seguir:

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Fonte: DISCALCULIA E DISLEXIA: SEMELHANÇA EPIDEMIOLÓGICA E DIVERSIDADE DE MECANISMOS NEUROCOGNITIVOS - Vitor Geraldi Haase, Ricardo José de Moura, Pedro Pinheiro-Chagas e Guilherme Wood

  1. Uso de tecnologias na educação

Sabemos que hoje é impossível estarmos em alguma parte do mundo sem que a tecnologia tenha sua presença confirmada, e isso na educação vem crescendo cada dia mais. Ainda podemos dizer que muitas vezes ela acaba não sendo utilizada da melhor forma, mas também sabemos de projetos incríveis para as melhoras educacionais, principalmente quando falamos em síndromes, transtornos, dificuldades da aprendizagem, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (647.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com