TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE FAZER NO PRIMEIRO DIA DE AULA PARA ENCANTAR OS ALUNOS

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

        

TRABALHO EM GRUPO - TG

FILOMENA NUNES FEITOSA CARVALHO RA 1617686

TANGARÁ DA SERRA

2016


INTRODUÇÃO

Os primeiros dias de aula estão, certamente, entre os mais importantes de todo o ano letivo. É durante essa fase que os alunos conhecem os novos professores, os novos colegas e começam a se adaptar à nova série e, muitos deles, também à nova escola. O papel do professor nesse momento é de grande relevância, pois ele, mais do que ninguém, pode contribuir para que todas essas "novidades" se encaminhem de um jeito natural e bem-sucedido, para a felicidade dele próprio, dos alunos e dos pais.

O professor precisa constituir um vínculo bacana com os alunos nesse início, a relação entre eles pode seguir com problemas durante todo o ano. Reconquistar é possível, mas é mais difícil, quando acontece algum problema com o aluno.

Além de vários fatores de adaptação, esta também os novatos na escola, transferidos de outras instituições que, independentemente da idade, necessitam de uma boa recepção por parte da equipe escolar. "O aluno que vem de outra escola está passando por uma mudança (mudam as referências de amizade, de ambiente, de rotina), e toda mudança traz desconforto, portanto ele precisa ser bem acolhido",

Os pais precisam ser acolhidos em suas inseguranças e em seus medos. Eles devem receber o apoio não só dos professores, como da coordenação da escola. Por isso, os encontros com os pais nesse início são tão importantes. Eles precisam ser orientados e tranquilizados de como funciona o sistema escolar; os professores têm de se colocar no lugar deles, para assim entendê-los,

O desafio é grande para o professor, por isso há que se preparar para enfrentá-lo.

O QUE  FAZER NO PRIMEIRO DIA DE AULA PARA ENCANTAR OS ALUNOS.

        A primeira impressão é a que fica? Pode ser que não, mas em se tratando de primeiro dia de aula, é melhor não arriscar. Sendo assim, receber os alunos com empolgação e entusiasmo pode ser primordial; recebendo os fora da sala de aula, no portão de entrada ou em alguma área livre é importante para começar a apresentação. Sempre dando atenção e conversando um pouco com cada um deles, com comentários otimistas e animados. Com empolgação convide-os para entrar e também pode convidar os pais para irem até a sala nesse primeiro dia de aula para até eles conhecer o ambiente e sentir segurança e seus filhos sentem-se seguros quando isso acontece.
        Vamos imaginar desde o primeiro dia de aula que tipo de jardim criará no ambiente da sala de aula. Implante valores, e acredite nos valores que o professor, poderá plantar dentro de cada aluno. Por existirem, dentro de nós, inúmeras qualidades e virtudes, é que devemos, desde cedo, fortalecê-las, cultivá-las e valorizá-las, e o resultado será um ser humano excelente e uma ótima turma de trabalho e aprendizado.

Para uma boa aula é necessário preparo, pois preparando bem o solo você não levará o medo ou a insegurança. Quando você se prepara bem, planeja bem , traça metas  e sabe o que tem que executar . Então você dará conta da aula e a mágica acontecerá: seus alunos te ouvirão com certeza. Eles percebem, quando você está preparado.  Planeje como sensibilizar seus alunos; deixe que eles saibam um pouco mais sobre você, como prepara suas aulas, o que planejou para eles naquele dia. De uma forma diferente, de vez em quando , deixe a Geografia, a Matemática, o Português de lado, e simplesmente faça  alguma dinâmica, brincadeira, dê uma aula diferente, passe um filme, faça algo inusitado, que traga seus alunos para perto de si, faça-os enxergar, que há uma pessoa, disposta a perceber que ali pessoas para se descobrir.

Para cada turma de aluno uma forma diferente de trabalhar, cada faixa etária de alunos: criança, pré-adolescente ou adolescente, se for aula para adultos pesquise e entenda sobre como abordá-los. Sabendo como funciona a cabeça deles. Fique de olho nas coisas que eles curtem, em seus palavreados, de vez em quando, passe numa banca de revista, veja as novidades que as revistas oferecem tanto para crianças ou adolescente, acompanhe-os nas redes sociais e assim você chegará até eles e os compreenderá. Há vários métodos de abordagem interessantes a partir da inteligência emocional e  a partir da neolinguística. Quando você entender esses métodos, aprenderá uma maneira fácil e rápida de abordar seus alunos, sem que se desgaste, sem que a aula fique chata.    

Pois o bom humor  e educação são primordiais porque todos temos problemas:  muitos dormimos mal, muitos tem um filho ou mãe doente, muitos pegam um trânsito ruim, muitos ganham mal, muitos trabalham demais, mas ao chegar na escola, os problemas devem ser esquecidos porque os que estão ali não tem culpa e sua cara fechada, seu mau humor não resolverá a situação, pelo contrário, pode transformar os minutos de cada aula em um verdadeiro castigo, para você e para seus alunos. Saiba separar as coisas. 

Cada aluno  tem sua particularidade- seja criativo para cuidar delas criando as regras com seus alunos. Deixe claro para eles o que pode e o que não pode. Mas não é jogando de qualquer jeito para eles entenderem, e sim criando regras de boas condutas, vamos ter um bom caminho andado com os alunos em busca da disciplina e conhecimento. 

E quando os problemas surgir devemos escutar  os alunos, tentando  resolver os “problemas particulares que surgem entre eles”, muitos alunos procuram o professor  por que confiam e  no momento oportuno  resolva de uma vez por todas as questão de apelido, brincadeira sem graça, bullying, ou mesmo algo que o aluno queira compartilhar.

Lembrando sempre que o ambiente precisa ser cultivado e então prepare uma aula com dinâmicas, mesmo tendo que ser deixado de lado a geografia, a história, a matemática, fazendo algo que  dê um texto legal ou uma reflexão que tenha algo que seus alunos estão precisando muito, mas,  jamais pense que está perdendo tempo.

Enfim sempre acredite que dentro de cada um de nós, e de nossos alunos existe uma semente que, por mais imperfeita que possa parecer,  dela nascerá uma excelente pessoa, pois é só providenciarmos um ambiente fértil, propicio e dispensarmos a elas o cuidado merecido ela florescerá e terá muitas conquistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com