TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que você seria capaz de fazer no primeiro dia de aula para encantar seus alunos?

Por:   •  9/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  2.165 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

TRABALHO EM GRUPO – TG

SIMONE AGUIAR DE MORAIS        RA:1540429

POLO CAMPO LARGO

2016

Tema: Primeiro Dia de Aula  

O que você seria capaz de fazer no primeiro dia de aula para encantar seus alunos?

Baseado como sugestão do trabalhado ao assistir ao filme “Como estrelas na Terra” (título original: “Taare Zameen Par”), produção indiana de 2007, do protagonista e diretor Aamir Khan, meu primeiro dia de aula será em uma turma de Pré II da Educação Infantil, onde será marcado em especial pelo acolhimento dessas crianças, trabalhando e ganhando sua confiança em permanecer na escola.

Sabemos que o primeiro dia de aula para algumas crianças é algo muito difícil, pois acostumada a viver somente no ambiente familiar com pessoas que já conhece e se sente segura, de repente se encontra em uma sala numerosa com outras crianças e adultos que nunca viu realmente não é uma situação fácil.

Meu primeiro dia de aula terá como objetivo tentar fazer com que esse processo de adaptação dessa criança seja o mais prazeroso possível, buscando a sua confiança para comigo e para todo o ambiente escolar.

Para iniciar esse trabalho vou começar pela organização da sala. Como tema principal decidi transformar a sala de aula em um safari. Decorei toda a sala com esse tema, os calendários, a rotina, cartazes, painel do ajudante, a chamada, vários bichinhos de pelúcia enfim toda a decoração da sala bem colorida para recepciona-los.

Juntei as carteiras em formato de U e no centro coloquei um tapete de EVA na cor verde deixando um espaço livre para a realização das atividades.

Com o safari preparado é chegada a hora para o primeiro dia de aula!

Chegarei na sala de aula com uma roupa própria para uma guia de turismo na África, com o objetivo de chamar a atenção das crianças que nesse momento esperam pela professora.

Em seguida faremos um grande círculo onde permanecerei no centro para as apresentações iniciais e sucessivamente vou convida-las a conhecer um pouquinho do safari juntamente comigo.

Dando início as atividades preparei uma máscara de EVA com alguns animais mais conhecidos na África, como a girafa, a zebra, o elefante, o leão entre outros animais para cada criança onde usarei nesse momento e juntos cantaremos e dançaremos com a música “Mundo Bita – Viajar pelo Safari”.

Para ficar mais divertido esse momento trouxe uma gaita, instrumento de sopro a qual sou apaixonada e que desperta a atenção das crianças, onde tocarei e dançarei de uma forma bem animada para despertar esse lado bom que a música nos traz, incentivando-os a cantarem e dançarem juntamente comigo e assim explorando toda a sala.

Após essa divertida canção, tirarei o chapéu de guia e colocarei a máscara de um leão e apresentarei mais uma canção da “Turminha Paraiso – Rei da Floresta”. Essa música é bem divertida pois emite sons de vários animais, fazendo com que haja a interação por parte das crianças e assim também trabalhar a parte do movimento como expressão corporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (53.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com