TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE SIGNIFICA SER PEDAGOGO?

Por:   •  29/9/2015  •  Resenha  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  1.051 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

O QUE

[pic 2]SIGNIFICA SER PEDAGOGO?


  1. INTRODUÇÃO

Esta produção tem como objeto central a definição do profissional Pedagogo, o que ele representa na sociedade, suas qualidades e seus desafios, a partir do meu ponto de vista individual.

Tem por função este texto a reflexão sobre a profissão no qual escolhemos, a realidade no qual ela se insere, como disse, com desafios e oportunidades que se encontram no caminho a ser percorrido pelo Pedagogo.

É preciso refletir sobre a profissão que escolhemos, pois pesquisando e conhecendo mais sobre o que a mesma pode nos oferecer, só assim saberemos se estamos ou não preparados para tal, pois por menor que seja o investimento financeiro, psicológico ou físico, qualquer profissão possui desafios e os mesmos precisam ser solucionados para se ter sucesso.

A pesquisa para elaboração deste texto foi feita através de revistas do campo pedagógico e via internet, e claro, do meu esforço mental, pois se não nos esforçamos para produzir algo e o encontramos simplesmente pronto, nunca teremos prazer em usufruir do mesmo, além de chegarmos cegos ao fim da jornada sem saber o que aprendemos.

Este trabalho divide-se em três partes, sendo elas Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Boa Leitura!


  1. DESENVOLVIMENTO

Pesquisar, pesquisar, pesquisar para encontrar uma resposta que pareça muitas vezes difícil. E pesquisando se chega à resposta da questão. Desta forma, busco a resposta mais adequada.

Ao ler artigos em que se define o que é ser pedagogo, nos deparamos com inúmeras descrições, que, muitas vezes nos deixam confusos sobre qual é o verdadeiro significado deste profissional: o Pedagogo.

Na página de uma universidade, na descrição sobre o curso de Pedagogia, me deparei com o seguinte significado: “... é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa,  direta ou indiretamente ligadas à organização  e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana previamente definidos em sua contextualização histórica”.

Vejamos outra definição disponível na página da maior Enciclopédia Virtual do universo, a Wikipédia, que diz o seguinte: “Pedagogo é um educador profissional da Pedagogia, tal como o ‘pedagogista, capaz de atuar em espaços escolares e em não-escolares, na implantação do ensino de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo apresentado pelo ‘pedagogista”.

Podemos ainda analisar mais uma definição, que se encontra na página Guia do Estudante, da Editora Abril, onde outras diversas profissões são definidas, assim como a Pedagogia: “O pedagogo, que trabalha para garantir e melhorar a qualidade da educação, tem dois grandes campos de atuação: a administração e o magistério, de modo que pode tanto gerenciar e supervisionar o sistema de ensino quanto orientar os alunos e os professores. Em órgãos do governo, estabelece e fiscaliza a legislação de ensino em todo o país. Em escolas, orienta e dirige os professores, com o objetivo de assegurar a qualidade do ensino. Também é ele quem verifica se os currículos estão sendo cumpridos e se condizem com as leis educacionais. Acompanha e avalia, ainda, o processo de aprendizagem e as aptidões de cada aluno. Pode trabalhar também com portadores de deficiências físicas ou intelectuais, auxiliando em sua inclusão na sociedade, ou com educação a distância.”

Agora, fazendo uma comparação entre estas três definições, chego a seguinte e básica conclusão: na maioria das definições, o Pedagogo não é visto como um profissional que aprende, que absorve conhecimento, mas sim o que passa, transmite saberes. Apenas na primeira definição é que o Pedagogo é definido como assimilador de saberes.

Penso eu que o profissional de pedagogia não seja apenas um transmissor. Antes de transmitir algo, é preciso conhecê-lo, aprendê-lo para que seja passado adiante.

A evolução humana está aumentando em ritmo acelerado, destruindo muito em pouco tempo, porém proporcionando caminhos fáceis de absorção de ideias e saberes, como é o caso do nosso Curso de Graduação à Distância. Se não conhecemos o caminho, nunca chegaremos onde desejamos, e o primeiro passo é a força de vontade, o que não é visto em muitas pessoas, quando se trata em conhecer esses novos caminhos através do uso da internet e outras tecnologias, que muitas vezes passam medo a estas pessoas, fazendo com que elas nem tenham curiosidade em conhecer.

A internet nos dias de hoje muitas vezes pode tornar-se perigosa, mas também de grande valia, como no caso do Pedagogo, novas informações sobre meios de se mudar o destino da educação em que se está inserido, que inclusive foi tema de uma das edições da Revista Presença Pedagógica, em que a Editora Geral Rosangela Guerra, relata no editorial da revista da seguinte maneira:

“Um dia desses, uma educadora postou no twitter que os alunos estão no universo digital enquanto a escola permanece analógica. A metáfora faz sentido. É preciso enfrentar esse descompasso entre a escola e a contemporaneidade. Afinal, o avanço da tecnologia expandiu as fronteiras do saber e trouxe uma série de possibilidade que podem tornar a escola um ambiente mais desafiador e interessante, tanto para quem aprende como para quem ensina”. (ROSANGELA GUERRA, 2012, p. 01)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com