TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Significa Ser Pedagogo Para Você.

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 4

O que significa ser pedagogo para você.

Levando em consideração que Pedagogia é a ciência da educação e o método para ensinar, ser pedagogo seria educar e ensinar?

Sim, usar essa expressão define sim o que é ser pedagogo, porém de uma maneira vaga e simplista.

Estudando um pouco sobre a historia da Pedagogia vamos ver que a figura do educador passou por várias modificações até chegar ao formato que se encontra nos dias atuais. A figura do educador do educador evoluiu muito, junto com ela a maneira de ensinar. Hoje se entende que Pedagogia seria um curso de formação de professores para as séries iniciais da escolarização obrigatória. O raciocínio é simples: educação e ensino dizem respeito a crianças (inclusive porque “peda”, do termo pedagogia, é do grego “paidós”, que significa criança). Ensino se dirige a crianças, então quem ensina para crianças é pedagogo. E para ser pedagogo, ensinador de crianças, é preciso fazer um curso de Pedagogia. Foi essa idéia que permaneceu e continua viva na experiência brasileira de formação de professores.

Reduzir a ação pedagógica à docência é produzir um reducionismo conceitual, um estreitamento do conceito pedagógico. (Libâneo e Pimenta, 1999).

Resumir a Pedagogia ao trabalho docente ao meu entender remete a idéia que pedagogia é ensinar, mas ensinar qualquer coisa? Não podemos mesmo de forma alguma, ainda mais levando em consideração o termo pedagogo como educador infantil, resumir a educação à docência, partindo do ponto que se trata de educação infantil e series iniciais, entendo que o reducionismo conceitual, transformaria o pedagogo em um ser frio e lógico, as relações entre o educador e a criança seria quase que impossível, o educador infantil tem de trabalhar algumas áreas com a criança que vai muito além da docência.

Para que a criança se abra aos conhecimentos, e tenha interesse ao aprendizado o pedagogo dever ser muito mais que um docente, professor ou educador. O pedagogo age no meio social, cultural e tem influencia ativa no que diz respeito à estrutura e desenvolvimento dos indivíduos, no caso do educador infantil, possui ação direta na formação de vários conceitos, processos e estruturas que a criança levará como bagagem de aprendizado provavelmente pelo restante de sua vida.

Como escreve José Carlos Libâneo, no livro “Pedagogia e Pedagogos, para quê?”

a pedagogia é o campo de conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da

educação, isto é, do ato educativo, da prática educativa concreta que se realiza na sociedade como um dos ingredientes básicos da configuração da atividade humana. E a educação é o conjunto das ações, processos, influências, estruturas, que intervêm no desenvolvimento humano dos indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais. (LIBÂNEO, 2004).

O pedagogo deve ser hoje, o profissional que atue nas várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas às organizações e aos processos de transmissão, assimilação e modos de ação dos saberes, com vistas à formação e ao desenvolvimento contínuo das capacidades humanas intelectuais, sociais, cognitivas e afetivas, com a intenção de dar condições ao ser humano de alcançar patamares necessários à produção de novos saberes, habilidades, atitudes e valores, essenciais aos enfrentamentos e às exigências contínuas da sua vida diária.

O pedagogo é um especialista em educação. Compreende e intervém nos processos de ensino e de aprendizagem que acontecem na sociedade. E existe diferença entre o pedagogo e o professor? Acredito que existem sim, e muitas, mas ambos têm o mesmo objetivo: a educação. Existe a necessidade extrema de que o pedagogo/educador, deve se realizar em curso próprio e absorver toda a complexidade de seu objeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com