TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É PEDAGOGIA

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ- UNOPAR

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE DIANOPÓLIS

CURSO DE PEDAGOGIA

Marcela AraujO

O QUE É PEDAGOGIA?

DE QUE SE OCUPA A PEDAGOGIA?

O QUE QUER DIZER TRABALHO PEDAGÓGICO?

DIANOPÓLIS

2014

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ- UNOPAR

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE DIANOPÓLIS

CURSO DE PEDAGOGIA

TRABALHO APRESENTADO AS PROFESSORAS E TUTORAS: JULIANA FOGAÇA SANCHES SIMM E CÍCERA MARIA CARMO DOS SANTOS, COMO REQUISITO À DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM, PELA ALUNA MARCELA ARAUJO.

DIANOPÓLIS

2014

INTRODUÇÃO

A pedagogia para muitos autores possui seu campo de estudo específico, a “educação”, aderindo assim a idéia de que pedagogia é o modo de ensinar, principalmente o modo de ensinar crianças. Para SCHIMIED-KOWARZIK (1983) a pedagogia é a ciência da e para a educação, portanto é a teoria e a prática da educação. Ela tem um caráter ao mesmo tempo explicativo, e normativo da realidade educativa, pois investiga teoricamente o fenômeno educativo, formula orientações para a prática a partir da própria ação e propõe princípios e normas relacionados aos fins e meios da educação.

Perpetua se ainda perguntas como: Qual é a identidade da Pedagogia? É ou não é uma ciência? A pedagogia é Ciência da Educação? Qual é o objeto de estudo da Pedagogia? Educação ou ensino? Segundo SAVIANI (2001) a pedagogia tem como tem como elementos de estudos a prática educativa onde busca equacionar, de alguma maneira, o problema da relação educador-educando, de modo geral, ou, no caso específico da escola, a relação professor-aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem.

        Porém nos últimos anos houve uma ampliação do conceito de pedagogia que passou de ser concentrado apenas em ambiente escolar e passou a se expandir para diversos setores como os de comunicação, familiar, empresarial, hospitalar, políticos e muitos outros, mostrando um novo conceito e a redescoberta de uma nova pedagogia não apenas focada em questões educativas, mas em outros campos e saberes da sociedade, tendo neles diversas práticas pedagógicas.

Ressalta LIBÂNEO (2006) que, a educação é uma prática humana e social, ela visa entendimento global e intencionalmente dirigido dos problemas educativos e, para isso, recorre aos aportes teóricos providos pelas demais ciências da educação.

Houve mudanças nas práticas educativas e também pedagógicas, mas ambas se dão por meio de relações sociais que visão cada vez mais o crescimento de cada indivíduo. Essas constatações remetem a necessidade de um novo arcabouço teórico e prático, que lance novos olhares sobre as relações que se estabelecem na constituição de um campo do saber. Autores como Libâneo e Saviani, enfatizam que pedagogia é a ciência da prática educativa, e que ainda, o objeto de estudo da Pedagogia é a educação, um objeto inconcluso e histórico e que o sujeito que o investiga e é por ele constituído, não é captado na sua integralidade e que a educação é um objeto de estudo complexo.

O trabalho pedagógico é o trabalho desenvolvido pelo professor na escola e de suas possibilidades de articulação, o cotidiano da docência nos espaços escolares pode se dizer que é a concepção de trabalho pedagógico, ou a prática docente não é suficiente para dar conta do universo de compreensão que o trabalho pedagógico possibilita na concreticidade do seu desenvolvimento e na materialidade da sua práxis.

Segundo BEZERRA e PAZ (2006), o trabalho pedagógico, travestido de prática pedagógica, se afasta da pretensão compreensiva e interpretativa aludida e se aproxima muito mais daquilo que se entende como as diretrizes e habilidades profissionais. Há um claro deslocamento categorial do magistério e da docência, comprometido com uma perspectiva filosófica humanista, para o profissionalismo e o tecnicismo na pedagogia.

 A escola como espaço institucional de formação humana, cumpre determinações desta prática social, e o trabalho pedagógico procura dar conta dessa tarefa, atuando na configuração da existência humana individual e grupal para realizar nos sujeitos humanos as características de seres humanos, na medida em que determina pelo grau de desenvolvimento social atingido, o modo de ser da educação em seu conjunto.

A pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo dos fenômenos do desenvolvimento humano e das relações entre ensino e aprendizagem. Tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia está conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.

Tem como principal como foco formar profissionais de educação éticos e capazes de articular teoria e prática, associadas à vivência do educando. O pedagogo tem papel social, com o fim de contribuir para a prática de uma educação libertadora e transformadora, evidenciando a formação do sujeito por meio de uma visão holística, ou seja, em sua plena totalidade.

Não existe sociedade sem práticas educativas, e a pedagogia se ocupa com processos educativos, maneiras e métodos de ensinar, mas ela também é uma ciência, um campo do conhecimento bem mais amplo, onde estuda a problemática educativa na sua totalidade e historicidade, também das relações sociais em um mundo globalizado.

 A sociedade contemporânea que se apresenta cada vez mais pedagógica, nos requer cada vez mais novas exigências, novas habilidades e capacidade de percepção de mudanças, capacitação teórica e profissional, e pensamento abstrato e flexibilidade de raciocínio.

O autor Paulo Freire (2011) diz que educação é um ato de intervenção no mundo e uma especificidade humana que aspiram intervenções radicais na sociedade. O ser humano passa a ser um ser ético, um ser de opção, de decisão. O suporte vai se ampliando, vira mundo e a vida, existência na medida em que ele se torna consciente, apreendedor, transformador, criador de beleza e não de “espaço” vazio a ser preenchido por conteúdos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (750.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com