TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É PEDAGOGIA E QUEM É O PEDAGOGO

Por:   •  29/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 5

A educação e de suma importância na sociedade, pois ela ajuda na construção do individuo, Segundo o filósofo Kant (1996, p. 18)., “o homem é a única criatura que precisa ser educada”, e, que “o homem não pode se tornar um verdadeiro homem senão pela educação, ele é aquilo que a educação faz dele” .

Se o ensino não possui uma boa qualidade automaticamente a sociedade estará composta por pessoas “ruins”, então tudo que compõe o seu processo é importante para sociedade, dessa forma podemos fitar o valor do pedagogo, ele está envolvido na composição da educação há muito tempo.

A pedagogia é uma ciência social que estuda vários temas relacionados à educação no decorrer dos anos já passou por diversas mudanças e essas transformações ainda ocorrem atualmente. Em muitos casos o pedagogo acompanha essas alternâncias, a pedagogia surgiu na Grécia antiga.

Pedagogia designava, na Grécia antiga, o acompanhamento e a vigilância do jovem. O paidagogo (o condutor da criança) era o escravo cuja atividade específica consistia em guiar as crianças à escola, seja a didascaléia, onde receberiam as primeiras letras, seja o gymnásion, local de cultivo do corpo. (GHIRALDELLI,2006,p. 8)

Podemos observar seu aparecimento tendo como papel a condução da criança e jovem, o pedagogo era responsável por essa orientação; significado da palavra: paidós (criança) e agodé (condução); a pedagogia sempre esteve vinculada com a educação consequentemente o pedagogo também. Porém o que é educação? Segundo Ghiraldelli (2006, p. 8) “diz que Durkheim a educação é definida como o fato social pelo qual uma sociedade transmite o seu patrimônio cultural e suas experiências de uma geração mais velha para uma mais nova (...)”.

A educação tem uma ampla magnitude para a sucessão dos conhecimentos na sociedade e o responsável pela transmissão do saber sistematizado deve está apto para o ensino, o pedagogo como atua na área da educação também terá que está preparado para ensinar de maneira eficiente e sistematizada.

Porém quando se menciona pedagogo é normal fazerem uma associação a “professor infantil”, mas essa classificação é muito restrita, pois o profissional está ligado à educação, entretanto não apenas ao ensino de crianças, ele pode atuar em outras áreas, por exemplo:

• Pedagogia empresarial onde irá desenvolver projetos educacionais culturais para empresas, ONGs e outras instituições;

• Supervisão educacional que tem como finalidade orientar professores e educadores e avaliar seu trabalho, para melhorar a qualidade do ensino;

• Administração escolar, gerenciando os recursos humanos, materiais e financeiros dos estabelecimentos de ensino.

Então por que esse pensamento ainda existe? Essa visão limitada sobre o educador surgiu na década de 30 e foi infiltrada na sociedade:

Há, de fato, uma tradição na história da formação de professores no Brasil segundo a qual pedagogo é alguém que ensina algo. Essa tradição teria se firmado no início da década de 30, com a influência tácita dos chamados “pioneiros da educação nova”, tomando o entendimento de que o curso de Pedagogia seria um curso de formação de professores para as séries iniciais da escolarização obrigatória. O raciocínio é simples: educação e ensino dizem respeito a crianças. (LIBÂNEO, 2001, p. 6).

Essa ideologia foi introduzida na fundação da educação no Brasil, por isso tem muita força, transformou-se em senso comum é o conceito da maioria dos indivíduos que não estão relacionados à área da educação, essa visão também pode ser encontrado em pessoas que atuam como “educadores” que deixa evidente a existência de sujeitos não capacitados operando na educação.

Um pedagogo mal preparado poderá gerar um danoso trabalho, desenvolvendo atividades pouco satisfatórias e impedindo o crescimento do seu espaço de atuação. Para a formação de um profissional eficiente não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com