TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É PEDAGOGIA E QUEM É O PEDAGOGO

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................

3

2. O QUE É PEDAGOGIA? .................................................................................. 4

2.1. DO QUE SE OCUPA A PEDAGOGIA? .......................................................... 5

2.2. O QUE QUER DIZER “TRABALHO PEDAGÓGICO”? ..................................

6

CONCLUSÃO .......................................................................................................

8

REFERÊNCIAS .....................................................................................................

9

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho faz parte da disciplina de comunicação e linguagem, tem por objetivo responder o que é pedagogia, do que se ocupa a pedagogia e o que quer dizer “trabalho pedagógico”. Ajudando há compreender um pouco mais sobre a história da pedagogia, podendo entender como é ser pedagogo, o que é necessário para exercer a profissão, as dificuldades encontradas no ramo e como lidar com a aprendizagem dos indivíduos.

2. O QUE É PEDAGOGIA?

A partir da leitura realizada do texto natureza e identidade da pedagogia. O que é pedagogia e quem é o pedagogo, compreendemos que a pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação. Sendo assim a pedagoga não pode ser vista apenas pelo senso comum, mas sim buscando compreender toda sua amplitude. Para Libâneo:

A pedagogia serve para investigar a natureza, as finalidades e os processos necessários ás praticas educativas com o objetivo de propor a realização desses processos nos vários contextos em que essas praticas ocorrem. Ela se constitui, sob esse entendimento, em um campo de conhecimento que possui objeto, problemáticas e métodos próprios de investigação, configurando-se como “ciência da educação”. (LIBÂNEO, 2005, p. 200).

Diante disso percebemos a importância de pesquisar a origem do nome pedagogia para compreender de forma mais aprofundada a origem do curso e sua especificidade, para tanto buscamos em Aranha este significado, a palavra paidagogos significa literalmente “aquele que conduz a criança” (pais, paidós, “criança”., agogós, “que conduz”). Sendo assim a palavra pedagogo teve origem na Grécia antiga, pelo qual o pedagogo era o escravo que levava a criança até o local onde este seria alfabetizado.

Atualmente percebemos as inúmeras possibilidades de atuação do pedagogo na área da educação, não se restringindo apenas a sala de aula, mas tendo a possibilidade de atuar em diversas estâncias da prática educativa, ou em outras instituições sejam elas privadas, públicas e organizações não governamentais. Ainda falando sobre isso Libâneo diz:

O pedagogo pode atuar nos sistemas marco, intermediário ou micro de ensino (gestores, supervisores, administradores, planejadores de politicas educacionais, pesquisadores ou outros)., nas escolas (professores, gestores, coordenadores pedagógicos, pesquisadores, formadores e etc.)., nas estancias educativas não escolares (formadores, consultores, técnicos, orientadores que ocupam de atividade pedagógicas em empresas, órgãos públicos, movimentos sociais, meios de comunicação)., na produção de vídeos, filmes, brinquedos, nas editoras, na formação profissional e etc. (LIBÂNEO, 2005. p. 200).

Sendo assim percebemos a importância do pedagogo no desenvolvimento da sociedade, contribuindo em sua ação profissional com a formação dos indivíduos, em suas diversas áreas social, cultural, familiar e outras.

2.1 DO QUE SE OCUPA A PEDAGOGIA?

Conforme falamos anteriormente o campo da pedagogia é bastante abrangente, permitindo diferentes áreas de atuação em variadas modalidades, pedagogia familiar, pedagogia escolar, pedagogia empresarial, pedagogia sindical, pedagogia dos meios de comunicação, pedagogia hospitalar e etc. Porém nos ateremos de forma breve apenas as três primeiras.

Pedagogia familiar: a família por meio dos pais deve buscar alternativas para estimular as crianças e jovens a ter mais dignidade, hombridade, respeito e também outros valores para viver em sociedade, que outros valores são esses? Sabemos que a base ética de qualquer individuo é construída no ceio familiar. Ou seja os conceitos sobre respeito, dignidade, hombridades são aprendidas pelos exemplos que a criança ou adolescente tem em sua família.

A família é à base de formação e construção do ser na sociedade, sendo o ponto de referência da criança, que antes mesmo de nascer, seus pais já possuem um pré-planejamento para designar como essa criança vai aprender, descobrir e apropriar-se dos conhecimentos da maneira mais sensata possível para construir sua identidade{...} (PEREIRA; SILVA, 2011, p. 01).

Pedagogia escolar: fundamental para o aprendizado e desenvolvimento dos alunos, tem como objetivo ensinar e fazer com que o aluno esteja preparado para viver em sociedade, com um bom desempenho intelectual, social e emocional.

A escola não é um sistema isolado e independente da sociedade, ela deve contribuir para transformar a realidade, ainda mais numa época em que as crianças nem bem entraram no processo de educação familiar, estão indo cada vez mais cedo participar da socialização na escola, dessa forma a escola ganha cada vez mais força na educação das novas gerações. (PEREIRA; SILVA, 2011, p. 03).

Pedagogia empresarial: o pedagogo empresarial é um facilitador no convívio das empresas, dando suporte e capacitação aos trabalhadores, ele pode implantar projetos, cursos e palestras zelando sempre pelo bom andamento da empresa.

A atuação do profissional de pedagogia nas organizações será importante e positiva na medida em que elas não estejam visualizando apenas a manutenção de políticas de RH cientistas, mas sim estejam preocupadas com o desenvolvimento humano de forma efetiva voltada para a potencialização da inteligência de cada um individualmente e da organização como um todo. (ALMEIDA, 2006, p.130).

Podemos observar que o pedagogo possui varias possibilidades de atuação no mercado de trabalho,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com