TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Educação Educação e Pratica Social

Por:   •  11/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  829 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Católica de Pernambuco

Pró-reitora Acadêmica

Centro de Teologia e Ciências Humanas

Everton Oliveira de Araújo

Educação e pratica social

Recife

2017

Everton oliveira de Araújo

Educação e pratica social

Trabalho apresentado como requisito de avaliação parcial na disciplina de Educação e pratica social, ministrada pela Prof. Clarisse Travassos, no curso de História.

Recife

2017

O que é educação.

(BRANDÃO, Carlos Rodrigues).

        

Recife

2017

Ideias principais do autor.

Bom, para autor, a educação ela está em todos os nossos meios, não importa se estamos na rua, na igreja ou na escola, a educação existe mesmo onde não foi criado o ensino formal. Brandão explica que existem diferentes formas de educação, que vão bem além da cultura no nosso modelo ocidental, que é aquela transmitida por professores nas escolas.  A educação pode ser encontrada nas mais variadas sociedades, pois pode ser encontradas a partir do momento que uma sociedade repassa valores, costumes, tradições e crenças. E essa transmissão de conhecimento, dessa construção histórica das sociedades é à força da educação, pois assim fortalecem sua historia, cultura, tradição, e podem continuar construindo seus conhecimentos.  

Argumentos do autor sobre o texto.

Um exemplo muito interessante no livro foi quando os Estados Unidos enviou uma carta para índios, convidando alguns dos seus jovens para estudarem em suas escolas, como resposta os índios agradeceram, e afirmando que seria inútil, pois não teria utilidade dentro da aldeia.  Ou seja, o conceito de educação vai muito além da escola formal, não existe uma única forma de educação, um único modelo, e não é apenas na escola que se tem acesso a educação. A educação torna comum, crenças, conceitos, aquilo que é comunitário.  Algumas formas de educação podem ser abusivas e de dominância, como a educação imposta aos índios no processo de colonização.

Síntese das conclusões do autor.

No texto percebi que a educação existe e atua não só em dias atuais, mas também em tempos e épocas antigas, porém não deixavam de estar relacionadas ao que existe hoje, ou seja, o conceito de educação independente da época também tinha seus valores morais, éticos e educativos a fim formar melhores cidadãos. O texto nos mostra que essencial ao ser humano é ter o mínimo de conhecimento a algum tipo de educação, seja ela familiar, escolar, social, etc. É importante, pois todos vivemos em uma sociedade onde a educação se tornou praticamente uma regra para se viver em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com