TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Pedagogia

Por:   •  1/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  814 Palavras (4 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 4

De que se ocupa a pedagogia

A pedagogia é simples dizer: educação e ensino pronunciam-se a respeito criança, porque é uma mistura de duas substâncias que não separam por isso o pedagogo tem a essência de estudar e capacitar para o ensino e educação. A pedagogia se ocupa de fato, com processos educativos, métodos, maneiras de ensinar, mas, antes disso, ela tem significado mais amplo, bem mais globalizante. Ela é orientadora da ação educativa cheia de conhecimento, portanto, uma articulação entre teorias e práticas.

A pedagogia ocupa-se na formação ser humano, que vai além do ensino em salas de aula, do ensinar a ler e escrever é ela que transforma o ser humano capaz de humanizá-lo, formar cidadãos críticos, éticos com opiniões próprias, em desenvolver bem o seu papel na sociedade, nas escolas, na política, na cultura em todo meio de seu convívio. Podemos dizer que o pedagogo tem um grande objetivo de ensinar, mas e ele ganha agora nessa modernidade um poder maior no ensino, o ensinar a fazer, e como fazer sendo essa criança capaz de aprende a fazer e conhecer como fazer, pois são eles mestre na arte de saber, construir, sem medo de errar, pois as crianças são eternos aprendizes tendo uma aprendizagem de qualidade.

Portanto o pedagogo procura sempre se inovar trazer novas teorias práticas, conhecimento com a sabedoria para enriquecer o meio escolar dessa criança, para preparamos para a vida, porque a educação é a base de tudo e é essa base tem que ser bem alicerçada com valores, conhecimentos e sabedoria para podermos mudar a realidade e a sociedade que tem tanto afligido a muitos pedagogos, devemos educar essas crianças com conhecimentos ricos, sabedoria, e com a emoção, pois essa é base para o amanhã vermos a diferença que tanto precisamos ver e termos  a resposta do hoje. O conhecimento pode transformar uma vida, e o pedagogo tem o papel mais significante de desenvolver a base dessa criança, com conhecimentos científicos, filosóficos e técnico-profissionais, com capacidade de investigar a realidade em transformação, em processos metodológicos e organizativa através a transmissão/assimilação de saberes e métodos de ação, conhecimento que se ocupa do estudo do desenvolvimento de ensino e aprendizagem. A pedagogia então tem a função de abrir portas e transmitir conhecimentos de mundo para nós seres humanos.

Realidade.                                                                                                                                        

ocupa-se na formação humana, que vai além do ensino em salas de aula, do ensinar a ler e escrever, identificar cores e formas, ela atua formando a opinião, o desenvolvimento, as diversas relações e culturas. Em nossa época moderna, podemos dizer que o pedagogo não mais ensina o porquê fazer, mas o que e como fazer, implicando responsabilidades sociais e éticas.

 Tem como objetivo a melhoria no processo que leva uma aprendizagem de qualidade, temos tantas defasagens na área da educação e vemos uma inquietação em nosso meio, para que seja feito mudanças visando um desenvolvimento cultural e social, nossas crianças se tornaram adultos e precisam estar munidos de uma base solida que desenvolveu em seus primeiros passos.

A Pedagogia tem por missão implantar os valores necessários para um futuro certo e seguro, sabemos que só a educação pode mudar o futuro de nossas crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com