TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATORIO DE ESTAGIO III SEMESTRE

Por:   •  18/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  7.985 Palavras (32 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1    INTRODUÇÃO....................................................................................................3

2        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS.....................................................4

3     RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR......................................6

4    RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA..............................9

5    RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO...............14

6    ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA...........................17

7    RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR19

8    PLANO DE AÇÃO        ..... .............24

9        RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO escolar        25

10  CONSIDERAÇÕES FINAIS        ..27

11  REFERÊNCIAS ...................................................................................................28

  1. INTRODUÇÃO

        Esse estágio Curricular em Pedagogia III: Gestão Educacional e Espaços Não Escolares têm como objetivo relatar as experiências obtidas nas leituras obrigatórias e durante as observações realizadas com a equipe diretiva da escola municipal Presidente Médici e a escrituração entre os dias--- Esse estágio visa a fortalecer a relação entre a teoria e a pratica se baseando nos princípios metodológicos, permitindo uma visão ampla da parte organizacional e a compreensão da estrutura escolar.

        Para a realização deste trabalho foram utilizados vários instrumentos tais como: observação na escola, reunião com a diretora e coordenadora, leitura de textos, análise de documentos escolar tele aulas e entrevistas a fim de cumprir com o trabalho de estágio como: análise do regimento escolar entrevista com a equipe diretiva, observação da organização e supervisão, análise e construção de uma ata de reunião pedagógica e/ou administrativa, relato da observação da rotina do supervisor/orientador, construção do plano de ação, e o relato da apresentação do plano de ação à direção escolar.

        Na instituição de ensino foi possível observar que a gestão democrática é desenvolvida através de diálogo com a comunidade, professores, funcionários, pais e alunos para criar um espaço e condições para discussão e troca de ideias.

        Os resultados obtidos foram o aprendizado, a convivência e a percepção da importância do trabalho da gestão/coordenação numa perspectiva de trabalho democrático um prol de um objetivo comum de conseguir cumprir com a Meta da instituição. Com este trabalho, colabora a equipe escolar a estarem resolvendo uma situação problema atual com a execução do plano de ação com a temática (Família e Escola uma parceria que dá certo).  Resultados esses que serão realmente garantidos através do trabalho coletivo coordenado pela equipe diretiva e que envolve a todos da gestão escolar, professores, o conselho escolar, pais e o corpo administrativo da instituição.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

        De acordo com as leituras obrigatórias desse trabalho pode-se dizer que a pedagogia não é apenas um curso, é também um campo que compõe conhecimentos científicos, o qual promove tarefas educativas na formação e construção da humanidade de forma que o pedagogo amplia seu campo de conhecimentos em duas vertentes, a escolar e não escolar. De acordo com conselho Nacional de educação, vale mencionar sobre a formação essencial dos profissionais da educação capazes em exercer a docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores, ou seja, para a participação no planejamento, gestão e avaliação de estabelecimentos de ensino, de sistemas educativos escolares, bem como organização e desenvolvimento de programas não escolares. A atuação do pedagogo, portanto, vai muito além dos espaços escolares, ele está presente em qualquer área extraescolar que exija a transmissão e assimilação de conhecimento.

        Sobre o desempenho do pedagogo escolar, Libâneo, 2011 aponta o que o pedagogo desempenha o papel de supervisor e orientador dentro do ambiente escolar, nos diversos níveis de ensino, contudo, o coordenador pedagógico tem o árduo trabalho de articular o conhecimento entre a equipe pedagógica, pais e alunos, proporcionando a harmonia e a transformação do meio escolar, ainda, por meio de conteúdo, métodos, técnicas e formas de organização da classe, ajuda o desempenho dos professores em sala de aula. Contudo, pode-se dizer que a presença do pedagogo escolar deve propiciar melhora na qualidade de ensino.

        Pimenta (2011) ressalta que o campo educativo é amplo e abrange diferentes modalidades nos mais diversos meios, tais como: na família, no trabalho, na rua, na fábrica, nos meios de comunicação, na política, na escola. Atualmente, está visível que para o indivíduo ser inserido no meio social e cultural se faz necessário o processo educativo. Portanto, percebe-se que a prática pedagógica vai muito além do que apenas a docência escolar, destaca-se que o pedagogo precisa estar em constante qualificação, partindo da formação inicial e dando prosseguimento ao aprendizado com a formação continuada.

        Diante da perspectiva de pedagogia escolar e extraescolar, Libâneo (2010, p. 58-59) explora as atividades que o pedagogo desempenhará dentro de cada ambiente, ou seja, no ambiente escolar as atividades serão a de professor do ensino público e privado de todos os níveis de ensino que a formação permite e dos que exercem atividades relacionadas fora da escola convencional. Também poderá se tornar especialista da ação educativa escolar operando nos níveis centrais, intermediários e locais dos sistemas de ensino (supervisores pedagógicos, gestores, administradores escolares, planejadores, coordenadores, orientadores educacionais etc.). Poderá ainda ser especialista em atividades pedagógicas atuando em órgãos públicos, privados e públicos não estatais, envolvendo associações populares, educação de adultos, clínicas de orientação pedagógica/psicológica, entidades de recuperação de pessoas com deficiência, etc.  Contudo, o mundo contemporâneo não apenas se apresenta como sociedade pedagógica como pede ações pedagógicas mais definidas, implicando uma capacitação teórica e profissional de pedagogos e professores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.1 Kb)   pdf (244.6 Kb)   docx (329.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com