TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Estágio III

Por:   •  27/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        REGIMENTO ESCOLAR        9

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        11

4        PLANO DE AÇÃO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

REFERÊNCIAS        17

1 INTRODUÇÃO

Nesta fase final do curso de pedagogia, e como proposta de trabalho por meio desse último estágio, vamos apresentar como primeiro passo uma hermenêutica nos liames proposto no texto disposto pela própria faculdade.  E neste texto será abordado a trajetória histórica do pedagogo, seus obstáculos e vitória até os dias atuais.

Como bem sabemos, esse profissional ainda encontra suas dificuldades, pois na sua dura realidade não encontram ainda os espaços e materiais adequados ou suficiente para seu trabalho. E nessa linha de pensamento será realizado um debate apresentado logo mais no desenvolvimento.

No segundo momento, serão apresentadas várias perguntas nos quais abordaram o papel institucionalizador no pedagogo, a forma como ele atua na gestão administrativa e como atua diretamente com os alunos, desde a entrada da escola até a sua saída.

A gestão escolar, nasce como um modelo de estruturação no âmbito educacional com o escopo de estimular todas as dimensões existente na educação, e desta forma otimiza todo seu processo. Neste Sentido, os princípios auxiliam nas estratégias para que esses objetivos sejam alcançados.

E como ultimo passo será proposto um plano de ação, como proposta a melhorar o ensino na pratica da pedagogia, considerando nesse quesito a função do gestor da educação, os objetivos a serem alcançados. O objetivo é auxiliar na rotina desses grandes profissionais.

 


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Conforme a leitura minuciosa do texto sugerido pela universidade, podemos entender uma parte da trajetória desse profissional, e como as modificações e lutas históricas ajudaram a chegar no nível que está na atualidade. Observamos que houve um aprimoramento em um nível mundial. Versa sobre essa importância, LIBANEO (2006): “Pedagogia vem para se preocupar com a Educação de Excelência e atuar nos mais diversos campos da educação.”

A origem dessa trajetória começou na Grécia, e no que apresenta a analise dos estudos, a religião era tida até então como fonte primaria de conhecimento, porém muitas lacunas foram deixadas sem respostas. Neste viés, muitas indagações surgiram. Qual o verdadeiro ensino apresentado pela religião.? A religião é a única forma de educação?

Já na idade moderna, com a descoberta das terras brasileiras, a única imagem na época de educador eram os jesuítas, e nasce então a primeira figura de educador. E sobre esse período o autor SAVIANI afirma que “a história da educação brasileira inicia em 1549, com a chegada do primeiro grupo de jesuítas”.

Todavia, o marco educacional apenas começou no Brasil em 1759, no qual os religiosos foram expulsos e com eles seus ensinamentos, tal período histórico ficou conhecimento a Reforma Pombalina. Neste viés, o Estado passa a frente e toma conta da gestão da educação, assim como a administração e faz algumas alterações diversas da que era ensinada pelos jesuítas.

Indo mais além, no ano de 1772, alguns estudos que não tinha muito destaque passam a ganhar um novo contexto. O que era chamada de “subsidio literário” foi aos poucos sendo fortalecido, e os setores primários e secundários ganharam força e valorização.

No ano de 1930, outro ponto histórico nasceu, e tal ponto é extremamente importante pois os reflexos estão até hoje em nosso ordenamento, a criação do ministério da educação, e com isso a evolução no quesito educacional ganhou ainda mais espaço.

O site FGV nos revela algumas sobre essa época importante da história da educação brasileira: “O Ministério da Educação foi criado no Brasil em 14 de novembro de 1930 como o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública. Sua criação foi um dos primeiros atos do Governo Provisório de Getúlio Vargas, que havia tomado posse em 3 de novembro.”

No ano de 1939 surge, graça a esse processo evolutivo, foi criado o primeiro curso voltado a pedagogia em especifico e como escopo, o ensino era voltado desde os primeiros anos da vida infantil, até a fase mais superior.

Mediante o estudo feito com a análise de todo esse processo pedagógico, podemos decodificar que a evolução no campo educação acarretou vários pontos positivos. Hoje, a pedagogia ganhou mais notoriedade e com o auxilio de novas tecnologias e os princípios norteadores, ajudam para que seja formado um corpo docente para melhor satisfazer a gestão pedagógica.

Para SILVEIRA “A tecnologia tem se apresentado como o principal fator de progresso e de desenvolvimento. No paradigma econômico vigente, ela é assumida como um bem social e, juntamente com a ciência, é o meio para a agregação de valores aos mais diversos produtos, tornando-se a chave para a competitividade estratégica e para o desenvolvimento social e econômico de uma região”

É importante destacar que o profissional da educação não é um mero educador que atua em sala de aula, o seu propósito ultrapassa as paredes de uma sala de aula, podendo atuar como mediador, administrador escolar, dentre outras funções.

O Autor, LIBANO (2006), em poucas palavras revela: “, os vastos campos de atuação do pedagogo vão desde a construção civil, órgãos municipais, estaduais e federais, escolas, hotéis, ONGs, instituições de capacitação profissional, assessoria de empresas, museus, hospitais entre outros”.

Por fim, devemos ter a certeza da grande importância desse profissional na história da educação, no qual passou por muitos percalços e hoje, em meio as dificuldades que ainda persiste, através desse profissional as portas dos conhecimentos se tornam mais evidentes para a construção do desenvolvimento e caráter no aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (162.4 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com