TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATORIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

Por:   •  16/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.775 Palavras (8 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 8

                 UNIP – Universidade Paulista

                Instituto de Ciências Humanas

                Curso: Pedagogia

                                RELATORIO DE ESTÁGIO

                                       CURRICULAR

                                        5° SEMSTRE

                                         ENTREVISTA

                                                                  Karine Santos Matoso/ T036550

                   

                                                Brasília

                                                  2021

                                                                                                   

                                                                                                  Introdução

    O trabalho a ser apresentado trata-se de um relatório de estágio do curso de pedagogia, realizado no formato online, devido ao isolamento social em decorrência do covid-19. Essa atividade trata-se da escola Proem. A gestora Bianca contra um pouco sobre sua gestão na escola durante a pandemia com propostas de uma gestão democrática possibilitando a qualidade de ensino, fortalecendo a autonomia pedagógica e valorizando a participação da comunidade escolar com objetivo do regimento e comprimentos das ações educativas estabelecidas no Projeto Político – Pedagógico da escola.

                                                                                             Desenvolvimento

Carla Bianca é uma orientadora educacional, formada em Pedagogia, Psicopedagogia, especializada em Legislação Educacional, Trabalha há 14 anos no Proem, a orientadora explica que a escola que atente jovens com bastante vulnerabilidade pessoal e social, são jovens favorecida economicamente, alguns conflitos com a lei, a maioria mora nas regiões administrativas do Plano Piloto. E uma escola que trabalha e desenvolve o projeto social, em meio ao caos alguns alunos tem a necessidade do uso da internet, pelo fato da internet ser ruim ou as vezes não ter, isso abrange dificuldade desses educadores ter o contato com esses jovens.

O trabalho do Proem é aproximar esses alunos e levar uma educação que por algum motivo abandonaram os estudos ou não se adaptaram em outras escolas esse e o objetivo de aproximar de mudar a imagem de educação que esses estudantes trouxeram.

 A gestora relara o fato da dificuldade dos tempos de pandemia com as aulas on-line. Primeiro eles adaptaram o atendimento, como da aula pelo Google Classroom cada um com sua disciplina e horário para acessar suas aulas que são de 09:00 as 11:00 da manhã e no período vespertino são atendimentos individual. A estratégia mas eficaz para ter o contato com esses alunos foi pelo Whatsapp fazendo vídeos chamadas, os vídeos chamadas sevem para marcarem encontros conversar com os alunos ou familiares. Bianca informa que poucos alunos acessam o Google Sala de Aula por isso o motivo de falar por mensagens e vídeos chamadas, uma didática muito importante que foi relatada para quem não consegue imprimir as atividades ou não tem acesso a elas, a escola disponibiliza ao aluno um motoboy a entregar esses materiais impressos.

           A escola oferece atendimento SOE Serviço de Orientação Educacional com o objetivo de perceber, acompanhar, ajudar e de orientar cada aluno no seu desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem. Para que esse acompanhamento tenha um resultado de sucesso, a equipe do SOE trabalha, ativamente, em parceria com toda a Escola e com as Famílias. Em tempos de pandemia Bianca afirma que sente falta dos alunos não é a mesma coisa do ambiente presencial os alunos ficaram mais escondidos. No atendimento presencial o interesse de fazer um currículo, auxilio quando o aluno estava com dor de dentes encaminhávamos com as redes a demanda era bem maior, mais ainda existe.

Em relação a família na escola existe um projeto que acontece todo mês, temático, chamado Encontro da família, promovido pelos orientadores, gestores junto com a equipe com apoio a aprendizagem durante o encontro acontece rodas de conversas, as famílias gostam muito de conversar escolhendo um tema gerador. Geralmente nas conversas as famílias pedem muito cestas básicas a realidade da escola é muito carente.

Frequentemente na instituição oferece a conversa que e chamado de Acolhimento, nessa conversa tem a oportunidade de conhecer o aluno e documentos sigilosos mais o que é relevante para esse atendimento desse estudante eles passam para os professores. Uma característica muito importante da escola ela oferece abrigo para essas pessoas onde não tem onde morar, muitos estudante moram na escola Casa de Ismael onde moram estudantes do Proem, existem jovens também que cumprem medidas socioeducativas uns com semiliberdade e liberdade assistida e com medidas de internação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com