TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO GESTÃO

Por:   •  6/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.101 Palavras (17 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

POLIANA MARIA DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

ITUIUTABA/MG

2018

POLIANA MARIA DA SILVA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III - GESTÃO

Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III – Gestão

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Jacqueline Rodrigues Carvalho Grade

Tutor de sala: Felina Raquel Paiva Bonon

ITUIUTABA/MG

2018


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO        5

3.        DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO        8

4.        ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ENTREVISTA COM O PEDAGOGO        11

5.        ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO        13

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        20

REFERÊNCIAS..........................................................................................................21

        

INTRODUÇÃO

O relatório de estágio supervisionado III em Gestão Escolar, constituiu de um trabalho que tem por objetivo relatar e descrever as  observações, participações e intervenções pedagógicas que ocorreram na Escola Municipal Antônio Eustáquio da Silveira.

Esse estágio proporcionou a observação da atuação do pedagogo no ambiente escolar. A elaboração de um plano de ação diz respeito à proposta intervenção, que se pautou nas observações e entrevistas realizadas com os alunos participantes dos grupos de estudo.

O estágio é uma oportunidade para o acadêmico compreender o caminho de sua carreira e os desafios que lhes são impostos futuramente. De acordo com Vieira (2011):

[...] é importante ressaltar mais uma vez que a concepção de docência presente nas diretrizes não se restringe às atividades pedagógicas de sala de aula. O docente formado no curso deverá estar preparado para desenvolver todos os tipos de trabalho de natureza educativa. (VIEIRA, 2011, p.148).

 Quanto às metodologias utilizadas, foram elaboradas com base nos ideais da escola apresentada referentes à proposta dos grupos de estudo, almejando o aperfeiçoamento dos mesmos. Foram realizadas entrevistas com a equipe pedagógica, para que assim fosse possível fazer um plano de ação que favorecesse os mesmos, utilizando as respostas deles como base.

A proposta desenvolvida trás por tema: Higiene e saúde bucal na escola. Esta é uma proposta em parceria com a equipe de dentistas e também com a Colgate que ajudará com os recursos que serão necessários para desenvolver a proposta na prática. As ideias levantadas servirão de conscientização para os educandos e educadores através de teoria fundamentada na prática, voltada especificamente para a higiene bucal. A escolha por esta proposta visa desenvolver hábitos saudáveis de higiene bucal no decorrer da rotina dos alunos na escola apresentada, favorecendo assim a promoção à saúde bucal.

Partindo dessa ação teremos organização deste momento através da contribuição da pedagoga no recebimento a toda equipe envolvida no projeto, a qual foi uma ideia que achei interessante para melhor atender a realidade dos alunos, em relação a saúde e higiene bucal.

CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

O estagio deste semestre ocorreu na Escola Municipal Antônio Eustáquio da Silveira, situa-se à Rua 56 complemento com Avenida Goiás Quadra 01 s/nº, Bairro Vila Bela, na cidade de São Simão, Estado de Goiás, na Mesorregião Sul Goiana, Microrregião de Quirinópolis, em prédio próprio. Telefone (64) 35539505; A Escola Antônio Eustáquio teve como seu primeiro ano de funcionamento no ano de 13/10/1995, de acordo com a Lei Municipal nº 441, 29/12/97, para atender as necessidades da comunidade local e zona rural. A escola recebeu esta denominação em homenagem ao ex-prefeito Antônio Eustáquio da Silveira.  Processo para autorização do funcionamento da escola resolução 594 Parecer nº 648/99, para funcionar do Pré ao 5º Ano e EJA. A escola Funciona em três  turnos: Matutino , Vespertino e Noturno, respeitando-se o limite de números de alunos por sala e os critérios de composição das turmas de números de alunos por sala de acordo com o estabelecido pela SEC. Municipal.

A escola atende alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. A escola trabalha com uma clientela em sua maioria de baixo poder aquisitivo. No turno matutino e vespertino e noturno, recebendo alunos com problemas muito sérios de ordem socioeconômica.

A escola trabalha com alunos de faixa etária entre 04 à 13 anos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 9 anos e   EJA  acima de 18 anos. Um grupo social que pelas suas características se torna extremamente complexo, e diverso em aspirações, anseios, buscas e objetivos. A capacidade de atendimento da escola é de 529 alunos, nos três turnos. No período matutino 183, vespertino 284 e noturno  75  média de 25 alunos por turma.

A escola atende à Educação básica. Educação Infantil nas modalidades de Pré-alfabetização. Ensino Fundamental de 9 anos. Educação de Jovens e adultos – 1ª Etapa do Ensino Fundamental. Os alunos da instituição gozam de saúde física e mental dentro de padrões normais, inseridos também alunos portadores de necessidades especiais.

Existindo na escola problemas que necessite atendimento médico e psicológico. Os pais ou responsáveis são comunicados imediatamente como consta nas fichas assinadas pelos mesmos. A escola oferece às famílias, momentos culturais e sociais, estimulando integração entre as famílias e família-escola, considerando diferenças individuais, trabalhando a formação integral do educando, o respeito a crenças religiosas. atende em periodo matutino das 7horas as 11:25 horas, e vespetino das 13 horas as 17:25 horas, notuno da 19 horas a 22 horas. Carga horária mínima anual: 920 horas Total de carga horária das séries iniciais e ensino fundamental de 09 anos: 4.600 horas. Os componentes curriculares, de 1.º a 5.º Ano, serão ministrados sob forma de atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (375 Kb)   docx (297.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com