TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RENASCER DE UM DOCENTE

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE PEDAGOGIA

                                          CHIRLENE DO NASCIMENTO SILVA.
                                          FERNANDA SANTOS.
                                          MONICA REGINA DE SANTANA BISPO.
                                          NUALA DIONISIO GOUVEIA.
                                          NATALICIA DOS PRAZERES SILVA DE LIMA.

 

                       O RENASCER DE UM DOCENTE

[pic 3]

Cabo de Santo Agostinho

2017

                                          CHIRLENE DO NASCIMENTO SILVA.
                                          FERNANDA SANTOS.
                                          MONICA REGINA DE SANTANA BISPO.
                                          NUALA DIONISIO GOUVEIA.
                                          NATALICIA DOS PRAZERES SILVA DE LIMA.

O RENASCER DE UM DOCENTE

Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Pedagogia em Espaços Escolares e Não Escolares; Educação, Cidadania e Diversidade: relações étnicos-raciais; Educação e Tecnologia; Educação Inclusiva e Lingua Brasileira de Sinais – Libras e Seminário  Interdisciplinar III.

Prof. Edwylson de Lima Marinheiro, Jackeline Rodrigues Guerreiro, Luciane Batistella Bianchini, Taísa G. G. L. Gonçalves, Natália Gomes dos Santos, Sandra Malzinoti Vedoato, Vilze Vidotte Costa, Mari Clair Moro Nascimento.

Cabo de Santo Agostinho
2017

SUMÁRIO:

  1. INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------ 4

  1. DESENVOLVIMENTO-----------------------------------------------------5/6//7
  1. CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------8
  1. REFERENCIAS-------------------------------------------------------------9

INTRODUÇÃO         

Realizar uma discursão sobre os conhecimentos e desafios contemporâneos vivenciados pelo pedagogo escolar, na construção de uma escola inclusiva, visto que a educação inclusiva é uma ação que percebe o sujeio em sua singularidade, tendo como objetivo o crecimento a satisfação pessoal e a inserção no ambiente social.

Sabendo da importância das escolas de educação inclusiva para a sociedade o presente trabalho tem como objetivo de falar sobre diferentes conhecimentos que contribuem de forma significativa com o intuito de preparar o pedagogo para enfrentar os desafios na construção de uma escola inclusiva, a começar pelo auxilio da disciplina pedagogica em espaço escolarem e não escolares, que apontam a inclusão para além das deficiências  e a educação para além dos muros das escolas e é apartir de todas as diferenças existentes no contexto escolar.

Assim, o ensino de tecnológias em educação envolve uma fundamentação teórica acerca  das tecnologias aplicadas no processo de ensino e aprendizagem, por meio de questionamentos como também das escolhas de recursos que facilitam a integração e aprendizagem dos alunos por meio dos recursos tecnológicos, dessa forma o estudo sobre Educação Inclusiva e Linguagem de Sinais proporcionam uma reflexão e também propicia conhecimentos sobre a educação especial e práticas inclusivas. Por consequência a disciplina, cidadania e diversidade cria relações éticas raciais e explica a inclusão numa pespectiva cultural de inclusão social e educacional, considerando a diversidade e a pluralidade humana e a educação intelectual.

Nesse sentido, a percepção critica de  vontade e interesse da equipe pedagogica, bem como dos professores se faz necessário para corrigir o que está faltando para tornar a escola um ambiente integrado e de inserção social. Isto é fundamental para que a escola assuma uma postura democrativa.

DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento histórico da educação especial no Brasil deu-se no início no sécula 19, quando os serviços dedicados a esse segmento foi inspirados por experiências vividas por americanos e européus. Aguns brasileiros trouxeram e se despuzeram a organizar e implementar ações isoladas para atender pessoas com deficiência física, mental e sensorial.

Essas iniciativas estavam desligadas as políticas de educação, após um século aproximadamente é que a educação especial passou a ser de nosso sistema educacional, denominado como “ educação dos excepcionais”. No ano de 1957 a educação especial foi assumida pelo poder público com a criação das campanhas, dentre elas a campanha para a Educação do Surdo Brasileiro- CESB. Após essa criação veio a instalação do Instituto Nacional de Educação de Surdos-INES que existe até hoje no Rio de Janeiro/RJ. Outras campanhas existiram para abranger outras deficiências.

A luta a favor da educação especial é uma luta histórica e antiga,foram muitos políticos, educadores, pais e personalidades brasileiras que se identificaram com a educação de pessoas com deficiência, todos tiveram papel relevante em todos os períodos da nossa história.

Só no ano de 1951 é que os ditos “especiais” ficaram acobertados por leis, através da LDBEN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional com a lei 4024/61 o MTC 1973, Costituição Federal em 1988 e o ECA Lei nº 8.069/90 no antigo 55.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com