TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatorio de Estágio na Pedagogia

Por:   •  29/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

RELATÓRIO DA ENTREVISTA

Nome do aluno: Sarah da Silva Fernandes  RA: 0516381    Polo: Perus

Entrevista realizada com um (a) professor (a) da: Ensino Fundamental I (séries iniciais – 1º ao 5º ano)

INFORMAÇÕES GERAIS:

Cidade onde o professor atua: Caieiras (São Paulo)

( x ) Escola Pública        (  ) Escola Particular

Modalidade: ( x ) Ensino Fundamental

Turma na qual leciona: 3°Ano A

Idade do professor (a) entrevistado (a): 42 anos

Tempo de atuação como professor: 16 anos

Formação do professor: Pedagogia

     

RELATÓRIO:

No dia 17 de Maio de 2021, realizei a entrevista via Whatsapp com a professora Fabiola de Oliveiro Martinho, que atua no Ensino Fundamental I, numa turma de 31 alunos, na escola EMEF Lourides Dell Porto, no município de Caieiras, estado de São Paulo. Estando na área há 16 anos.

Formada em Pedagogia  e se disponibilizou a compartilhar um pouco da sua rotina como professor(a) nesse momento de pandemia, e sobre todas as dificuldades que tem enfrentado.

EIXO 1 - RETORNO AO ANO LETIVO EM 2021

A professora relatou, em sua entrevista, que o retorno ao ano letivo de 2021, foi feito um planejamento com a gestão para a organização das aulas remota.

Teve um trabalho inicial com foco nas habilidades sócio emocional e resgatar habilidades em português, matemática com os alunos.

Foi feito um vídeo de boas vindas, reunião de pais online e apresentação às famílias e alunos das propostas das atividades, leituras e disciplinas para esse inicío de ano letivo que ainda permanecemos com aulas assíncronas e sincronas, mantendo o vínculo e apoio as necessidades dos alunos.

EIXO 2 - PLANEJAMENTO ANO LETIVO 2021

Quanto ao planejamento referente ao ano letivo de 2021, relatou que foi feito por ano série bimestral com as professoras e coordenadora.

A Professora Fabiola informa que seu planejamento de aulas e atividades é realizado semanalmente com prospostas para a turma de leituras, atividades de protuguês, matemática e ciências. Tendo também o projeto de Sentimentos, leitura e jogos.

São ultilizados materiais impressos, livros, caderno para registro dos alunos, vídeo aulas, pdf, tem um grupo de whatsapp, plataforma da SME para EAD dos alunos aulas assíncronas e no Zoom aulas síncronas.

A professora prepara as rotinas de aulas na sua própria residência nesse período de pandemia.

As avaliações são feitas individualmente, pelos registros dos alunos que são encaminhados na plataforma e no whatsapp, bem como na vídeo chamadas e aulas síncronas com a participação dos alunos nas rotinas propostas.

Em relação aos alunos que não tem acesso as atividades remotas, familias foram contatadas pela gestão, para retirada de material impresso selecionado pelos professores, para que os alunos façam e entreguem para correção.

EIXO 3 - INTERAÇÕES E  INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS

Em relação às interações e intervenções pedagógicas, a professora explicou que, esse planejamento acontece semanalmente e é proposto na rotina aos alunos de forma assíncrona e síncronas. Leituras em família, pelo aluno, professora, contação por vídeo ou nas nossas aulas juntos.

As atividades lúdicas, jogos e brincadeiras estão dentro das rotinas semanais.

O desafio é as famílias realizarem as rotinas diariamente e semanalmente conforme recebem, de forma que os alunos se dediquem  a todos os momentos planejado e ofertados. O trabalho dos pais às vezes dificulta em alguns momentos a presença diária por parte de alguns.

A sugestaõ que a professora Fabiola deu aos pais foi de criar com os alunos uma rotina, determinando um horário e local apropriado para que o ensino mesmo em tempos de pandemia em casa aconteçam.

EIXO 4 – ENCERRAMENTO DA ENTREVISTA

Além das questões apresentadas, a professora complementou a entrevista dizendo que é preciso conscientizar os pais e famílias da importância da educação mesmo que remota para os alunos.

Que uma vez executada trará resultados positivos no processo de ensino aprendizagem das crianças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com