TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio 8º semestre pedagogia

Por:   •  2/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.239 Palavras (33 Páginas)  •  21.862 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 7º FLEX e 8º SEMESTRE

ANA APARECIDA SOUZA DO ROSÁRIO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

RELATÓRIO FINAL

[pic 3]

Linhares-ES

2016

ANA APARECIDA SOUZA DO ROSÁRIO

RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO

Trabalho apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório III  – Ensino Fundamental – 8ºsemestre.

Orientador: Profª Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

Tutor eletrônico: Talita Rocha dos Santos

Tutor de sala: Patricia Gomes Claudino Faldd

Linhares-ES

2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO        06

2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional        10

        

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO        11

3.1 Caracterização do Campo de Estágio        11

3.2 A Rotina Observada.................        16

4 PROJETO DE INTERVENÇÃO

4.1 Introdução                18

4.2 Dados Gerais do Projeto        18

4.3 Referencial Teórico        20

4.4 Proposta de Intervenção        23

4.5 Relato da Apresentação da Proposta de Intervenção        28

MOSTRA DE ESTÁGIO        30

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................        31

REFERÊNCIAS        32

ANEXOS        33


INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como finalidade apresentar as observações, a participação na rotina escolar e os conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio Curricular Obrigatório em Gestão Escolar dentro do processo de formação pedagógica, do curso de Pedagogia Universidade Norte do Pará – UNOPAR. O estágio foi desenvolvido no Centro de Educação Infantil “Manoel Farias de Souza”. O CEIM  “Manoel Farias de Souza” situa-se na localidade de Linhares ES – Bairro Novo Horizonte.

O Estágio Curricular Obrigatório tem como objetivo oportunizar ao aluno estagiário condições propícias ao desenvolvimento de sua prática administrativa, mediante observações, trabalho pedagógico, vivência e intervenções sistematizados em situações que se apresentam no campo de estágio fundamentados na teoria e nos saberes da experiência vivenciada na escola, fazendo uma análise e reflexão sobre o plano de ação global de gestão da escola, dos programas de ensino, promovendo, desta forma, condições de instrumentalizar-se para a profissão. O mesmo proporciona aos futuros gestores um maior conhecimento prático, conhecendo as modalidades de gestão na escola como descrição do espaço de atuação do gestor e suas respectivas atribuições, análises e aplicabilidade do trabalho de gestão, a relação teoria e prática do trabalho pedagógico.

O estágio me possibilitou o preparo para o exercício da prática de gestão, com um propósito de mudanças e um olhar mais amplo para as relações teoria - prática oportunizando conhecer a realidade da gestão escolar, as atividades desenvolvidas na área administrativa da escola e os aspectos pedagógicos- educacional que a envolve, a fim de nos preparar criticamente para a prática profissional.

Através dessa realidade ressalta-se, que as observações que foi feita me deu a oportunidade de aprendermos como é a prática e como ela se apresenta, pois foi possível perceber a prática administrativa que vem sendo desenvolvida na escola e que se torna um elemento essencial na gestão escolar, a qual nos oportunizou a conhecer a realidade educacional na direção da escola como verdadeiramente ela é, e não somente como desejamos que fosse. Nesse sentido, considero que o estágio Curricular Obrigatório em Gestão Escolar foram momentos de extrema relevância para minha formação, pois adquiri um aprendizado significativo e incalculável.


2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio curricular obrigatório em gestão escolar foi realizado na no Centro de Educação Infantil “Manoel Farias de Souza” que fica na localidade de Linhares ES – Bairro Novo Horizonte. Em 1983, abrem-se as portas para a pré-escola na EPG. “Manoel Farias de Souza” situada na Rua Gov. Dias Lopes s/n, bairro BNH, fundada em 1983, tendo como diretora a Sr ª. Luciana Sena Fávero. A escola recebeu essa denominação em homenagem ao Sr. Manoel Farias de Souza, antigo morador do bairro e proprietário de grande quantidade de terrenos na comunidade, foi com a doação de parte de sua propriedade que a municipalidade construiu a escola.

A clientela é de classe média-baixa, estando sempre dispostos a ajudar-nos em eventos promovidos como: festas, reuniões de pais, projetos e passeios. Participam ativamente nas doações e ações entre amigos. O perfil profissional dos pais dos alunos é muito diversificado e os mais comuns são: comerciários, funcionários públicos e profissionais liberais.

O jardim de infância surgiu devido à necessidade dos pais que pediam para matricular as crianças com idade menor de 07 anos na 1ª série. Assim, havendo espaço na escola, a diretora da época Senhora Inácia Duarte, resolveu tomar providências com o objetivo de atender ao pedido da comunidade que estava crescendo cada vez mais e era preciso atender toda a demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.8 Kb)   pdf (324.6 Kb)   docx (109.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com