TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Pedagogia

Por:   •  28/4/2018  •  Bibliografia  •  3.931 Palavras (16 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

[pic 2]

sistema de ensino presencial conectado curso de pedagogia

MARIA CRISTINA SANTOS DE CASTRO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ARIQUEMES

2017

[pic 3]

MARIA CRISTINA SANTOS DE CASTRO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

        Trabalho apresentado ao Curso de pedagogia  da UNOPAR – Universidade do norte do Paraná, para as disciplinas de Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente; Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil; Educação de Jovens e Adultos; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Ensinar e aprender na educação de Jovens e Adultos; Estágio Curricular obrigatório I: Educação Infantil; Seminário Interdisciplinar VI; Professores: Edwylson de L. Marinheiro, Mari Clair Moro Nascimento, Maurílio Bergamo, Andréia Zômpero, Adriana Haruyoshi Biason, Tatiane Mota Santos Jardim, Vilze Vidote Costa, Renata de Souza França Bastos de Almeida e Márcia Bastos

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório de foi elaborado a fim de trazer informações sobre o estágio Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil, correspondendo a uma carga horaria de 100 horas. Realizado individualmente na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jorge Teixeira, situada na Rua Iara, nº2416 bairro jardim Jorge Teixeira no município de Ariquemes Rondônia, trata-se de uma escola que pertence à rede de Ensino Municipal, atua com alunos de Educação Infantil no 1ºe 2º período (4e 5 anos) e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano funcionando em período Matutino e Vespertino.

O estágio em Educação Infantil é de grande relevância, já que é por meio dele que o estudante de Pedagogia constitui a relação entre a teoria e a prática, assim como tem a oportunidade de avaliar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica. Ainda permite elaborar, executar, e avaliar um Projeto de Intervenção Pedagógica, que contribui grandemente para formação do universitário de Pedagogia, ao estabelecer o processo de ação-reflexão-ação. Por meio da observação e da intervenção realizada neste processo foi possível uma apreciação e um olhar mais ponderado, na busca de subsídios que seja efetivo para o crescimento dos múltiplos aspectos notados durante o Estágio

  1. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

O estágio Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil corresponde a uma carga horaria de 100 horas. Realizado individualmente na E. M. E.I. E Fundamental Jorge Teixeira, localizada na Rua Iara, nº2416 bairro jardim Jorge Teixeira no município de Ariquemes RO. O estágio é o período onde é permitido aos profissionais que coloquem em pratica os conhecimentos teóricos obtidos durante o curso de formação, discernido como a parte prática do curso.

2.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

É inquestionável importância do Estágio Curricular para a formação acadêmica do universitário, destacamos este período como o meio mais efetivo de relacionar teoria e prática, articulando os conhecimentos compartilhados na graduação. Em cursos como o de Pedagogia, que ainda é considerado bastante teórico, quando chegamos à prática, muitas vezes temos a sensação de estar perdidos.

O o objetivo do estágio supervisionado em educação infantil, é reafirmar e enriquecer  teoria e prática,  baseando-se nos princípios metodológicos o que permite uma visão como um todo  da estrutura organizacional, o que contribui para que possamos observar e compreender a estrutura da escola com relação aos aspectos de administrativos, planejamento e execução do trabalho desenvolvido pelo gestor junto à comunidade e o Projeto Político Pedagógico.

 

  1. CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
  1. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO  

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jorge Teixeira, situada na Rua Iara, nº2416 bairro jardim Jorge Teixeira no município de Ariquemes RO, sua comunidade local é composta de moradores dos bairros Jorge Teixeira, Jardim das Pedras, Jardim das Flores, Setor 09 e Setor 12. A situação socioeconômica da comunidade, a maioria é composta de funcionários autônomos e empregadas domesticas sendo divididos em classe média e classe média baixa. O nível de escolarização predominante na comunidade é o Ensino Fundamental completo. A maioria reside em casas alugadas e ficam em constante mudança de endereço.

A região onde a escola está situada é caracterizada por um bairro residencial possui dois ou três comércios pertos não possui farmácia, e nem posto de saúde no bairro.

A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Jorge Teixeira neste ano de 2017 possui um total de 330 alunos sendo 56 da Educação Infantil, 274 de 1º ao 5º ano, com faixa etária de 3 anos aos 12 anos de idade da educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, em sua grande maioria vindas dos setores 12, Jorge Teixeira e Jardim das Pedras.  No contexto socioeconômico e cultural nossa clientela se origina de alunos de classe média baixa e média, 02 alunos são da área rural e 328 oriundos da cidade, com diferentes culturas. 

A Escola Jorge Teixeira e dividida em dois pavilhões  possui  quatorze   salas , destas, seis são  salas de aulas, uma  sala destinada a orientação e coordenação, uma  cozinha, uma secretaria ,uma sala para os professores, uma sala para direção, uma sala  multifuncional, um laboratório de informática, uma sala para oficinas do Projeto Novo Mais Educação,  um pátio  parcialmente coberto, um  campo de futebol, um  parque infantil descoberto e com poucos brinquedos,  a estrutura física da escola  está necessitando de reformas em vários setores como  no telhado o qual  nos dias de chuvas verifica-se  muitos vazamentos dificultando o desenvolvimento das aulas..

A Escola funciona em dois turnos (matutino e vespertino), atende alunos da Educação Infantil ao 5º Ano do ensino fundamental, nos seguintes horários: Matutino 07h20min às 11h30min, Vespertino 13h20min às 17h30min. sabendo que os alunos têm seus direitos assegurados de acordo com a legislação em vigor. A escola oferece aos alunos um ensino de qualidade, diversificado abrangendo toda esfera de conhecimento cultural, social, político, histórico, digital, interagindo  com mundo por meio da participação digital globalizada, a leitura e a escrita; carga horária completa (200 dias letivos, 800h); todas as disciplinas do currículo escolar; professores graduados, qualificados e capacitados de acordo com as capacitações oferecidas pela SEMED; sala de recursos com psicopedagoga atuando 40h semanal;  salas limpas; merenda de qualidade; recreação; jogos;  livros didáticos, laboratório de informática e  portões trancado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.2 Kb)   pdf (234.2 Kb)   docx (51.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com