TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Filosofia

Por:   •  14/6/2017  •  Artigo  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO: Licenciaturas                    

DISCIPLINA: Filosofia da Educação Brasileira

PROFESSORA: Ana Cristina                                DATA: 18/10/2016

ALUNA: Tainara Silva de Melo                             MATRÍCULA: 201602847231

Relatório Baseado nas Aulas

     As temáticas estudadas em sala de aula têm por objetivo esclarecer as teorias pedagógicas, buscando desenvolver o senso crítico do aluno diante das diversidades dos métodos e objetivos educacionais e ao mesmo tempo instigando este aluno a ter uma visão questionadora.  

    Filosofia é definida como a busca pelo saber, é um pensamento fundamentado que busca o verdadeiro significado sobre as coisas do mundo. É caracterizada pelo pensar crítico a respeito das ideias que podemos construir acerca do mundo e das ações que determinamos no mundo. A filosofia também tem como objetivo analisar valores éticos e os juízos morais.

    Podemos dizer que a filosofia da Educação tem como preocupação a compreensão da natureza e da especificidade da educação.

    A linguagem tem como papel a construção da consciência e se caracteriza em dois tipos:

  • Linguagem simbólica: É a representação de ideias como signos que requer a interpretação completa com a sua participação o significado ou significante dos signos. Os signos são símbolos, como é no caso do mito (forma alegórica de explicar a verdade).
  • Linguagem conceitual: Os signos se completam de modo autônomo em relação ao interprete, que necessita procurar e elaborar articulação entre o significante e o significado dos signos. Os signos neste caso são conceitos.

     De acordo com as teorias de Dewey, o dialogo tem como papel na interação associativa problematizar e gerar sentidos da ação. Enfim, interação associativa é uma troca de conhecimentos entre dois ou mais sujeitos, de modo a ser um sujeito ativo e pensante. Segundo Dewey o aluno tinha o direito a ser um sujeito ativo e participante em sala de aula, e não ser apenas um ser passivo no qual ele fica apenas ouvindo a aula.

     Metodologia ativa é um procedimento que utiliza a tecnologia, e que trabalha com o aluno de uma forma ativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com