TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Solar

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema Solar

  1. Discrição do Tema : Sistema  Solar

Todo o sistema solar, em conjunto com as estrelas visíveis numa noite clara, orbitam em volta do centro da nossa Galáxia, um disco em espiral com aproximadamente 200 bilhões de estrelas, a qual chamamos Via Láctea.

A Galáxia mais próxima a nossa Via Láctea é a Galáxia de Andrômeda, é uma galáxia em espiral, tal como a Via Láctea, cuja massa é 4 vezes maior que a nossa e está a 2 milhões de anos-luz de distância

A estrela mais próxima do nosso sistema é a Próxima Centauri, a uma distância de aproximadamente 4,3 anos luz. O ano luz é uma medida de distância utilizada na astronomia, ela equivale ao espaço percorrido durante um ano por um corpo com a velocidade da luz (300.000 km/segundo).

  Em 1931 Karl Jansky, descobriu a presença de Ondas de Rádio que chegavam do espaço e interferiam nas comunicações na Terra. Esta descoberta marca o início da radioastronomia, uma técnica de observação tão importante quanto as observações astronômicas por telescópios, possibilitando o estudo de corpos celestes. As substâncias de que são feitos os planetas emitem ondas de rádio. E essas ondas, diferentemente da luz visível, penetram com facilidade na atmosfera terrestre e suas camadas de nuvens

 Em 1957 com o início dos vôos espaciais, novos equipamentos indicavam a vantagem em utilizar outros tipos de ondas eletromagnéticas. Afinal com as viagens espaciais e o envio de sondas interplanetárias, muitos dos instrumentos a bordo foram projetados para estudar e medir com grande precisão as propriedades físicas e químicas da atmosfera e da superfície de planetas e mais recentemente do Sol, onde as condições do local na maioria das vezes não são nem um pouco favoráveis.

B ) Desenvolvimento do Tema junto com os Alunos

Depois que a professora decidir qual seria o tema da Feira de ciência para sala do 5 º ano , pediu para cada alunos trás da sua casa livros ou  revista que falava-se sobre o sistema solar , com isso os alunos teria o primeiro contato com o tema escolhido pela professora.

No dia seguinte todos os alunos trouxe livros ou revista que falava do tema ‘SISTEMA SOLAR’’ , a professora pediu que a turma fizesse um roda e cada um mostra o que trouxe de casa e fala-se o que sabia sobre o sistema solar.

Com todas essa informações , a professora de sala começou a planejar a melhor maneira lúdica de introduzir  o tema em sala de aula . Então ela resolver começar contato historias dos grandes gênios da Astrologia  como Johannes Kepler  e Galileu Galilei, que foram grandes astrônomos  na historia do mundo  , com isso foi dispertando dentro dos alunos essa curiosidade .

C)Montagem da Sala de Aula .

Depois da professora contar as historias dos grandes astrônomos  , ela pediu para cada um desenhar o que mas gostou de todas as historias que ela contou , assim a professora já começou a preparar material para a feira de ciências , depois ela começou a contar historia sobre os planetas do sistema solar , Mercúrio , Venus , Terra , Marte , Júpiter, Saturno ,Urano , Neptuno. No dia seguinte a  professora levou todos os seus alunos para PLANETARIO , onde as criança pode vivencia tudo aquilo que a professora contou para elas foi um experiência única na vidas dessas crianças .

Depois a professora  separou a sala em grupos com 3 alunos  para cada grupo, ela escolheu um planeta por grupo  e pediu para cada grupo estudar sobre o planeta  fazer uma maquete sobre esse planeta pois ele iriam apresentar essa maquete na Feira de ciências e falar sobre o planeta , sendo assim a sala teria uma maquete de cada planeta para a apresentação na Feira de ciências .

Ela deixou 4 alunos responsável pela divulgação da Feira de Ciência pela escola e barro , os alunos fizeram Cartazes e Panfletos e camisetas .

Também deixou 4 alunos para fazer uma maquete que tenha todos os planetas do sistema sola  , essa marque ficaria no centro na sala  , e as outra maquete ficaria ao redor , assim todos que visita-se a Feira de ciência  conseguiria ver cada planeta individualmente  e depois todos no sistema solar .

E os Grupos ficou assim:

Mercúrio : Ana , Gabriela , Marcos

Venus : Isabel, Thais  ,Mayara

Terra: Joaquim, Murilo, Márcia

Marte: Renato, Sofia ,Davi

Júpiter : Cauê, Beatriz ,Biancca

Saturno: Paulo, João, Francisco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com