TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TEXTO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  30/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

CENTRO DE EDUCAÇÃO

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

VILENA MARIA DA SILVA

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

QUIXERAMOBIM – CEARÁ

2017

TEXTO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Vilena Maria da Silva

Professora: Gorete

Tutora: Patrícia Batista

                A sociologia como produtora de conhecimento nos leva a discutir a democratização do ensino incentivando a reflexão sobre os problemas relacinados a educação e a sociedade, tendo como objetivo estudar a escola “enquanto instituíção social” e investigar todos os “processos sociais “ que a envolvem, bem como as mudanças ocorridas sabendo o que isso nos trouxe de mudanças na educação.Tendo como principais filosofias o positivismo, o marxismo e o reprodutivismo.

                A filosofia positivista era um conjunto de postulado científicos que queriam modificar a forma de pensar das pessoas daquela época. Seria a sociologia ou a “física social’ que ao estudar essa sociedade em todos seus processos e e estruturas propôs uma r”reforma prática das instituiçoes. A influênciade Auguste Comte foi muito importante no seu desenvolvimento e seu pensamento esteve sempre presente nas diversas tentativas de criar “tipologias”, que servissem para explicar a sociedade. Ele deu prioridade “a noção de consenso, que se apoiaria em idéias e crenças comuns, se não a todos, ao menos à maioria da sociedade, e na supremacia do todo sobre as partes”.

Karl Max não acreditava que a educação poderia salvar o homem da sociedade opressora, pois o educador fazia parte d sistema e por isso era um perpetuador deste e nunca  um poderia ser visto como capaz de incentivar revoluçoes que a sociedade precisava para a criação de um novo sistema.Para ele, a mudança social estaria relacionada com a luta de classes e os estudos sociológicos objetivando essa transformação social, que só aconteceria com a  destruição do capitalismo e sua substituição pelo socialismo. O movimento reprodutivista surgiu no final dos anos sessenta e início dos anos 70 e afirmavam que a “função da escola é atender o capitalismo”, e para isso retira o conteúdos críticos, com a intenção de apenas formar mão-de-obra que continuaria a reproduzir a “estrutura de classes” contribuindo para mater as desiguadades. Bourdieu, Passeron são alguns de seus representantes.

                A influência da sociologia na elaboração de currículos escolares se faz necessaria  portanto, a partir de quando o indivduo é controlado pela educação. E como o homem muda em seu contexto social necessita-se também essa mudança em suas “matizes curriculares” É por isso que estudar as principais contribuições da sociologia se torna relevante para compreensão de tais fenômenos que envolvem a educação. A desnaturalização do pensamento fatalista é preciso para que haja uma reinterpretação nas teorias educacionais, assim criando possibilidadespara alcançar uma mudança de caráter qualitativo no ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (74.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com