TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMÁTICA NA ESCOLA

Por:   •  21/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.995 Palavras (24 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 24

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA ESCOLA

Alan Temporini Frederico

Especialista em Gestão Escolar

UNICENTRO. 2016.

E-mail: alantemporini@hotmail.com

Área de Tecnologia

Agenor Felipe Krysa

Professor Orientador. Mestrando em Administração. Departamento de Administração.

UNICENTRO. 2016.

E-mail: agenorfelipe@gmail.com

Cleverson Fernando Salache

Professor Orientador. Mestre em Desenvolvimento Econômico. Departamento de Administração.

UNICENTRO. 2016.

E-mail: cleversonsalache@hotmail.com

RESUMO

A sociedade se move direcionada para a inclusão digital. É imprescindível o acesso da escola ao mundo informatizado. Desta forma neste trabalho apresenta-se algumas possibilidades de aplicação do uso do computador na educação, sobretudo, como ferramenta pedagógica e integrante do processo de construção do conhecimento. O objetivo aqui é o de identificar as contribuições do uso da informática na escola em alunos do ensino fundamental e médio. A metodologia adotada foi a da revisão bibliográfica e pesquisa qualitativa.

Palavra-chave: informática educacional; ferramenta pedagógica; tecnologia.

ABSTRACT

The company moves directed to digital inclusion. It is imperative the school access to the computerized world. Thus this paper presents some application possibilities of computer use in education, especially as a pedagogical tool and part of the knowledge construction process. The goal here is to identify the computer 's use of contributions in school in the elementary and high school students. The methodology adopted was the literature review and qualitative research.

Keyword: educational information; pedagogical tool; technology.

                                        

  1.             INTRODUÇÃO

A sociedade atual caminha em ritmo acelerado rumo à era digital. As inovações tecnológicas provocam mudanças nas relações sociais, de conhecimento e provocam mudanças na educação. É fundamental que a escola esteja apta a lidar com esses aspectos de mudanças e ter acesso ao mundo informatizado, disponibilizando novas metodologias com tecnologia de informação e comunicação para a uma formação integrada aos seus alunos.

A motivação para a escolha deste tema foi resultado da oportunidade de cursar a especialização em Gestão Escolar, sendo instigado fomentar a inserção e utilização das tecnologias de informação na sala de aula e ambiente escolar.

Muito embora a informática esteja presente em todos os lugares ela ainda não está acessível a todas as camadas sociais. Neste sentido, em diferentes realidades escolares, percebe-se a necessidade da escola em estabelecer aos alunos acesso à sociedade tecnológica, utilizando uma nova forma de aprender e aprender a aprender por meio dos recursos digitais e metodologias pedagógicas que atendam as demandas sociais.

Os professores têm buscado dinamizar suas aulas com pesquisas em sites da internet, com o uso de softwares que permitem a edição de textos, planilhas que realizam cálculos, etc., promovendo uma maior assimilação entre o abstrato e o concreto e acima de tudo, proporcionar uma aprendizagem significativa.

Neste trabalho, objetivou-se apresentar algumas possibilidades da aplicação da informática como recurso pedagógico na educação com alunos do ensino de jovens e adultos, destacando as contribuições dos recursos da tecnologia da informação no processo de ensino aprendizagem e na aquisição do conhecimento. Almeja-se também com essa discussão verificar a evolução das tecnologias de comunicação e informação aplicadas à educação e sua viabilidade de aplicação.

Para melhor ilustrar, apresentou-se o relato de experiência realizada no ambiente educacional informatizado do Colégio Estadual Vinicius de Moraes de Sarandi-PR, que trabalhou com os temas transversais explorando-os de forma interdisciplinar. A metodologia adotada aqui foi o de revisão bibliográfica fundamentado em teóricos da área e estudo de caso.

  1.              FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os últimos anos foram marcados por um grande desenvolvimento tecnológico especialmente com relação à informática, ao computador e também a internet, que podem ser considerados como tecnologias da informação.

A tecnologia de informação está presente em todos os lugares e, constantemente se presencia as transformações e inovações por ela provocadas. Segundo Lévy (1993, p. 16) a técnica é responsável por essas transformações do mundo humano e, cada vez mais as realidades “tecno-econômicas” estão presentes nos aspectos da vida social. Esse mesmo autor, afirma ainda, que a técnica é um dos mais importantes temas filosóficos e políticos.

É importante destacar que a revolução industrial no século XVIII teve um fundamental no avanço tecnológico e, seus progressos refletem na evolução da informática na sociedade atual. Tais mudanças implicam diretamente na maneira de agir e de pensar, pois o emprego de conhecimentos científicos e tecnológicos impulsionou o homem a atingir novos objetivos de trabalho e produção nessa sociedade que se põe, a sociedade do conhecimento.

De acordo com Carneiro (2002, p. 17) o meio em que o homem vive está permeado por recursos informatizados e tecnológicos, onde alguns estão tão interiorizados de certa forma, que nem são mais lembrados ou considerados como tal, tornando muito difícil estudar o homem e suas relações sociais sem considerá-los.

É comum ouvir falar sobre a resistência que alguns têm com relação a essas novas tecnologias, assim como também é possível ouvir sobre a devoção de outros diante dessas tecnologias. O fato é que grande parte das escolas já compartilham dessas tecnologias.

Diante disso, Carneiro (2002, p. 15) nos incita ao questionamento ao relatar que tão importante ou mais é o compromisso como cidadãos que a escola deve impor-se de questionar e discutir os aspectos dessas tecnologias, especialmente da informática na perspectiva da evolução da sociedade, as transformações que fazem parte desse processo que às vezes não chegam a ser percebíveis por nós.

Sabe-se que o computador têm provocado grandes mudanças no cotidiano doméstico de crianças, jovens e adultos. A internet, softwares, jogos dentre outros passaram a funcionar como recursos de entretenimento, de pesquisas e trabalhos escolares com o uso de editores de textos, planilhas de cálculos, enciclopédias, sites de pesquisas, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (294.2 Kb)   docx (969.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com