TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS TICS NA EDUCAÇÃO

Por:   •  7/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

USO DAS TICs NA EDUCAÇÃO: UMA VISÃO INOVADORA

 

Palavras-chave: Uso das TICs. Professores. Gestores. Formação Continuada.

 

As tecnologias estão presentes nos mais variados ramos de negócios e exercem grandes impactos sociais. Para citar, algumas servem para aproximar distâncias, para comunicar, para registrar momentos, outras para educar. Dentre as infinitas possibilidades, essas ferramentas acabam influenciando culturalmente sociedades. No contexto educacional, elas desafiam educadores a repensar seus currículos e a inovar a forma de ensinar, visto que o público presente nas redes educacionais, são gerações de crianças e jovens que “nasceram conectadas”, com novas atitudes e outros pensamentos. 

De acordo com, OLIVEIRA e GANDINI (2018, p. 6)

Na sala de aula os estudantes estão perdendo o encantamento com as aulas por considerarem-nas monótonas, e acabam buscam “refugio” para o seu “tédio” nos seus Smartphones, conectados com o mundo a fora, sem sair do lugar, porém, utilizam esse recurso desenfreadamente, inadequadamente. O professor vem perdendo o seu espaço nas aulas para essa incrível tecnologia, que acaba não sendo utilizada corretamente pelos alunos. Mas, será que se os professores permitissem o uso de tais tecnologias na sala, as aulas não estariam realmente maçantes para essa geração que tem toda a informação em um click? (OLIVEIRA e GANDINI, 2018).

O uso da tecnologia não poder “solto”, desconexo. Ao planejar uma aula, a mesma deve fazer sentido para o aluno, ter objetivos claros e específicos. Quando os alunos têm a percepção e entender para que serve os conhecimentos ou recursos utilizados a aprendizagem se torna útil. 

Segundo, MASETTO (2000 apud SILVA, 2017, p. 26)

 

No contexto educacional, as técnicas precisam ser escolhidas de acordo com o que se pretende que os alunos aprendam. Como o processo de aprendizagem abrange o desenvolvimento intelectual, afetivo, o desenvolvimento de competências e de atitudes, pode-se deduzir que a tecnologia a ser usada deverá ser variada e adequada a esses objetivos. Não podemos ter esperança de que uma ou duas técnicas, repetidas à exaustão, deem conta de incentivar e caminhar toda a aprendizagem esperada (MASETTO, 2000, p. 133). apud [SILVA, 2017]

 

Segundo MELO (2001), a formação do professor deve ser compreendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à prática pedagógica diária. Sendo imprescindível que compreenda a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sua práxis, a fim de que cada aluno se aproprie do conhecimento e o transforme em novas tecnologias para a resolução de problemas individuais e coletivos.

 De acordo com Oliveira ( 2015 apud LEITE, 2018, p. 4)

A incorporação das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) evidencia os grandes desafios que ocorrem no cotidiano da sociedade e nas instituições escolares. E, diante desses desafios é que se faz necessário um aprofundamento e conhecimento acerca das TIC e de sua implementação na Educação Básica. (Oliveira et al, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com