TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DAS TIC´s NA EDUCAÇÃO

Por:   •  13/6/2020  •  Monografia  •  3.217 Palavras (13 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

As tecnologias de informação e comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante na forma de nos comunicarmos e aprendermos. O desafio é como utilizar, de forma a atender aos interesses dos professores e alunos no ensino e aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relevância da utilização das TIC´s, no ensino brasileiro de forma geral, propondo questões e apresentando pontos de vista diferentes. A pesquisa foi bibliográfica comparando informação de fontes diversas, com o apoio teórico de autores da área pedagógica e didática, visando situar o leitor na discussão dos TICs e seus pormenores.

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem, TIC´s, comunicação.

Abstract

The Information and communication technologies (ICTs) play an increasingly important role in how we communicate and learn. The challenge is how to use it to meet the interests of teachers and students in teaching and learning. This research aimed to analyze the relevance of the use of ICTs in Brazilian education in general, proposing questions and presenting different points of view. The research was bibliographic comparing information from different sources, with the theoretical support of authors from the pedagogical and didactic area, aiming to situate the reader in the discussion of ICTs in details.

Keywords: learning and teaching, ICTs, Communication.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................................. 8

1, BREVE HISTÓRICO DOS TIC´S................................................................................

9

2. TICS NO ENSINO PUBLICO BRASILEIRO................................................................ 10

3. MÉTODOS COMUNS AOS TICS .............................................................................. 13

4.DISCUSSÃO E SOLUÇÕES POSSIVEIS.................................................................... 14

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................. 16

REFERÊNCIA.................................................................................................................. 17

INTRODUÇÃO

A pesquisa foi realizada com o proposito de ressaltar a importância das TICs e a toda a situação da sua implementação no ensino, tendo como objetivo principal fazer uma análise desta situação para situar o leitor na discussão sobre a utilização de TICs ativamente no processo ensino e aprendizagem. Fez-se necessária uma conceituação histórica e contextual de como os TICs foram aos poucos assimiladas, e sobre como sua evolução se fez presente em fases importantes da história. A compilação de fatos para essa conceituação foi feita em várias fontes de pesquisa, incluindo sites e outros artigos, para garantir uma base sólida do que são as TICs, e porque elas foram relacionadas ao processo educacional. Como teóricos, utilizamos pedagogos que forneceram limites para a pesquisa, desta forma, delineando a linha do diálogo a ser estabelecido da razão pela qual as TICs deveriam ser implementados nas escolas.

1. BREVE HISTÓRICO DAS TICS

Tecnologias da informação e comunicação, TIC´s, se referem basicamente à forma como é tratada a comunicação no meio das tecnologias de informação, através de todos os meios técnicos, podendo se referir a redes sociais, dispositivos de comunicação manual, bases que hospedam servidores, ou qualquer forma de passagem de dados processados.

A primeira vez que o temo foi utilizado foi em 1997 por Dennis Stevenson, do governo britânico, e promovida pela documentação do Novo Currículo Britânico em 2000, porém o mesmo teve sua origem muito antes por influência de Skinner, ao cunhar a expressão tecnologia da educação, que se subdividiu em vários conceitos referentes ao implemento de novas praticas e concepções do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que tecnologia compreende qualquer facilitador de vida não natural, ou seja, criado pelo homem.

O âmbito das TICs é a World Wide Web (WWW), portanto, seu leque de possibilidades é praticamente interminável sendo apenas limitado pelos recursos materiais, e conhecimento do próprio usuário. Apesar da utilização tardia do termo, a utilização das TICs remonta a invenção do telégrafo por Samuel Morse no século XVIII, que se popularizou durante a guerra civil americana, mas manteve seu uso por sua confiabilidade e praticidade que garantiam a entrega de mensagens de forma rápida.

É interessante ressaltar como as TICs tem uma relação próxima com a guerra e com suas dificuldades, isso porque a maior diferença entre vitória e derrota pode ser a comunicação apropriada entre os superiores atuando em diferentes lugares. Já durante a guerra fria as tecnologias em geral sofreram um “boom”, impulsionado pela rivalidade EUA/URSS, que tentavam se superar em poderio militar e inovações práticas, uma das quais a própria internet, na época conhecida como Arpanet responsável pela comunicação entre laboratórios de pesquisa e o departamento de segurança americano.

Já no século XIX o Brasil dispunha do telefone e do telégrafo, apesar dos problemas de infraestrutura, acompanhávamos a vanguarda, coisa que se modificou ao longo do tempo por questões econômicas e politicas, envolvendo a primeira e segunda guerra mundial.

A partir do final do século XX novas tecnologias começaram a ser adicionadas ao cotidiano da sociedade de forma ampla, se popularizando com dispositivos portáteis, redes sociais em tempo real e informações simplificadas, como horário, dia do mês, datas especiais, clima e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (69.8 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com