TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Virus Zika - Uma doença relativamente nova

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 2

Uma doença relativamente nova

O Vírus Zika, é relativamente novo, sendo identificado em 1947 em macacos na Floresta Zika, em Uganda, daí provém o nome do vírus. O Zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também é o transmissor do vírus da Dengue e da Chikungunya.

O principal modo de transmissão do vírus Zika é pela picada do mosquito Aedes aegypti, outras formas de transmissão e contaminação ainda estão em estudos, como, se é possível o contágio através do leite materno, saliva e relação sexual, mas até o momento não se tem comprovação cientifica para essas e outras possíveis formas de contaminação que não a picada do mosquito.

Cerca de 80% da população não chegam a desenvolver a doença, mesmo contraindo o vírus passam pela doença sem nenhum sintoma. Os principais e mais recorrentes sintomas da doença são dores de cabeça e nas articulações, febre baixa, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Existem outros sintomas que são menos recorrentes da doença, mas que também podem acontecer, são eles: inchaço no corpo, tosse, dor de garganta e vômito. No geral, a doença é benigna e os sintomas acabam desaparecendo dentro de 3 a 7 dias, no entanto as dores nas articulações podem durar por um mês ou mais. Recorrência e formas graves da doença são raras, mas podem ocorrer chegando a levar o paciente a óbito.

Não existem ainda tratamentos específicos para a infecção pelo vírus Zika, assim como não existem vacinas. Para o tratamento de sintomas de febre e dores causado pelo vírus é recomendado ao paciente o uso de paracetamol ou dipirona, e para os casos onde há manchas vermelhas na pele com coceiras, é indicado o uso de anti-histamínicos. Nos casos suspeitos de dengue ou Zika não se é recomendado o uso de AAS ou anti-inflamatórios, pois os mesmos podem fazer com que a doença evolua para um quadro hemorrágico grave.

Portanto, conclui-se que no caso do aparecimento dos sintomas da doença o melhor é que se procure a orientação de um profissional da saúde, nas unidades básicas (UBS), para um melhor esclarecimento sobre a doença e o tratamento a ser seguido e o mais importante é que não se medique por conta própria pois a automedicação pode agravar o caso, podendo até mesmo levar a óbito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com