TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Vídeo de Apresentação do Projeto Integrador

Por:   •  5/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Cilene Aparecida da Silva Santos – RA: 2215089

Jackson Dario Alves Bastos – RA: 2233195

Jessica Maria de Santana Silva – RA: 2204805

Laura Guedes Cavichon – RA: 2206605

Luciana Carvalho de Almeida – RA: 2205231

Rafael Avelino Silva – RA: 2217552

Crianças - Geração pós – pandemia

Vídeo de apresentação do Projeto Integrador

<link>

Guarulhos - SP

2023

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

Crianças – Geração pós-pandemia

Relatório Técnico-Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

Guarulhos - SP

2023


SANTOS, Cilene Aparecida da Silva; BASTOS, Jackson Dario Alves; SILVA, Jessica Maria de Santana; CAVICHON, Laura Guedes; DE ALMEDA, Luciana Carvalho; SILVA, Rafael Avelino. Crianças – Geração pós-pandemia. 00f. Relatório Técnico-Científico. Pedagogia – Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Tutor: Vagner Lopes Roman Junior. Polo: Guarulhos, 2023

RESUMO

Relatório final do projeto integrador de licenciatura em pedagogia, que foi projetado com a intenção de solucionar a defasagem na alfabetização localizada em uma turma especifica do terceiro ano da educação fundamental. Após esses alunos enfrentarem quase dois anos de aulas remotas e hibridas por conta da pandemia, foi constatado que existem varias dificuldades com relação ao ler e escrever, o que nos levou a tentar desenvolver uma solução pratica que possa ser aplicada no dia a dia das aulas com o objetivo de amenizar essa defasagem, através de exercícios de pontilhado com sequência alfabética e formação de palavras.

PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização; Educação; Escola; Criança.


SUMÁRIO

1 Introdução        7

2 Desenvolvimento        8

2.1 Objetivos        8

2.2 Justificativa e delimitação do problema        8

2.3 Fundamentação teórica        9

2.4 Aplicação das disciplinas estudadas no projeto integrador        9

2.5 Metodologia        10

3 Resultados: solução final        11

4 Considerações finais        12

Referências        13

1 Introdução

Quando pensamos em crianças na escola, logo assimilamos isso com o ler e escrever, esse processo se chama alfabetização, processo que é utilizado para se comunicar, interpretar, compreender e produzir conhecimento.

Alfabetizar crianças é um grande desafio, pois em uma sala de aula realidades diferentes se encontram, e cabe ao professor na medida do possível ensina-las.

Em 2019 devido a pandemia, os alunos da rede pública de Guraulhos, passaram um periodo do ano sem aulas, logo começaram a ter aulas remotas em 2020 e lentamente foram retornando as aulas presenciais (sistema hibrido) já em 2021, voltando apenas em 2022 as aulas presenciais.

Os alunos que iniciaram a alfabetização em 2019, estudando no Estágio I, hoje em 2023 estão no terceiro ano da educação fundamental, pórem como no inicio do processo, onde é feita a base da alfabetização, não houve o suporte adequado, essa turma que hoje se encontra no terceiro ano, tem um dificuldade em ler e escrever e muitos deles mal conseguem formar uma palavra.

Nosso foco nesse trabalho, foi trabalhar com uma turma do terceiro ano, pois foi em nosso ponto de vista a mais afetada por conta da pandemia. Nossa intenção é desenvolver algumas atividades para ajudar a superar essa difculdade.

Baseado no que aprendemos no ultimo bimestre em Didatica, vamos criar uma atividade simples e prática exercicios impressos de pontilhado com todas as letras do alfabeto e palavras formadas com auxilio de figuras para ajudar as crianças a assimilar e conseguir formar algumas palavras.

2 Desenvolvimento

2.1 Objetivos.

Pensando na dificuldade encontrada pelo nosso grupo, nosso objetivo é tentar diminuir a defasagem na alfabetização após a pandemia. Entendemos que essa base da alfabetização que não foi recebida por esses alunos, irá fazer uma grande falta no futuro, não somente pelo ler e escrever, mas na cominicação, compreensão e interpretação no geral.

Ao pensar em como agregar no ensino, nos trabalhamos com o pontilhado, por se tratar de algo simples, pratico e objetivo, pois como a instituição publica, ja trabalha com um plano de aulas anual, nós nao podemos sair do contexto e nem retroceder muito.

Criamos então, atividades impressas com o alfabeto pontilhado acompanhado de figuras com palavras iniciadas para serem completadas.

A intenção é além de facilitar a memorização e entendimento das letras , começar com a formação de palavras.

Esperamos com isso, que no decorrer dos dias, aplicando essa atividade no meio das aulas como um reforço a curiosidade deles seja ativada e com o nosso incentivo, eles começem a criar suas proprias palavras e consigam entender a formação das mesmas.

2.2 Justificativa e delimitação do problema

Por conta da pandemia, crianças das escolas públicas ficaram quase dois anos participando de aulas remotas , ou na modalidade hibrida. A volta das aulas presenciais, trouxe muitos motivos para comemoração, mas também muitos desafios tanto para as crianças como para os professores.

A partir dai, foi colocado em prova a capacidade de todos de se adaptar as situações vividas nesse periodo de pandemia e de volta as aulas. Até mesmo a didatica dos professores deverá sofrer alterações, como por exemplo, e se ao invês do professor falar : “Você não lembra dessa materia?” ele dissesse: “Você conseguiu entender essa matéria? Eu já expliquei isso, você entendeu?” Surge ai uma nova maneir de explicar algo que já foi lecionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (528.7 Kb)   docx (619.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com