TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O brincar na educação infantil

Por:   •  10/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO INTEGRADO DO MÓDULO 7”OS SABERES DOCENTES E O PROCESSO EDUCATIVO”E DO MÓDULO 9- “TEORIAS DO CURRÍCULO E PRÁTICAS PEDAGOGICAS 2º SEMESTRE 2013

EDUCACÃO INFANTIL QUE ESPAÇO É ESSE?

A administração educacional e a organização do sistema de ensino.

[pic 1]

EMEI Maternal ll Brincando e Aprendendo Sabino SP

Razão social: Educação infantil ____ Organização pública

Endereço: Avenida 7 de setembro, nº1060

A instituição tem como missão formar, por meio da educação, cidadãos comprometidos, éticos e solidários, buscando um desenvolvimento integral tanto físico, psicológico e social, complementando assim a ação da família a da comunidade.

Educação e conhecimento são os maiores valores, sem duvidas os melhores bens que podemos dar para seus filhos. Para que esse conceito se torne realidade, é essencial que a criança sinta prazer em estudar, que goste ir à escola, de descobrir, de compreender e de aprender.

Buscar a construção de uma aprendizagem sólida e significativa, pautada nos princípios e valores bem definidos, ambiente saudável, acolhedor e ético; aulas motivadas, significativas e dinâmicas; instalações modernas, completas e adaptadas; profissionais com excelente formação e em constante aperfeiçoamento; valorização da educação e do conhecimento.

A escola tem como visão ser referencia na área da educação. Referencia teórica, onde os primeiros anos escolares são profundamente significativos na vida de cada pessoa. Isto reveste de grande importância, o trabalho dos educadores que, ao lado dos pais tem relevante papel na formação humana. A educação infantil contribui no desenvolvimento pleno de cada criança em seus aspectos: afetivo, social físico, cognitivo e espiritual.

A estrutura física da escola dispõe de 06 salas de aula, refeitório com mesas e bancos adequados ao tamanho, quadra de esporte coberta banheiro feminino e masculino para alunos e professores, cozinha sala de diretoria, secretária e de agente escolar.

São 201 alunos, 11professores, 02 TETs e10 funcionários, sendo 01 diretora, 01 secretária, 01 motorista, 02 agentes e 05 auxiliares de serviço.

[pic 2]     [pic 3]     [pic 4]                                                                                       Imagens Alice Mirabelli     Imagens Alice Mirabelli              Imagens Alice Mirabelli    

  As portas de cada sala são pintadas com desenhos diferentes para que cada criança saiba qual a sua sala

Entrevista com a diretora Adriana Nardi.

  • Quais os pontos fortes e fracos da escola no sistema de aprendizagem?

       Como educadora, estou sempre em busca de aperfeiçoamento, para a melhoria no sistema de aprendizagem. Essa busca tem sempre um foco “O aluno”. O histórico que traz o seu conhecimento prévio, tudo isso é a base para o desenvolvimento de um bom planejamento pedagógico porque é daí que vai partir a ação pedagógica mediadora dos conteúdos. Quando há a finalidade da importância do papel mediador do professor no processo ensino aprendizagem e da consciência de que ensinar não é transferir conhecimento, mas sim possibilitar a construção do mesmo de forma critica e ativa, sendo assim creio que não haja pontos fracos, e sim fortes. (A ação do docente é à base de uma boa formação escolar.).

  • O que falta de investimento para a educação infantil nessa instituição escolar. O que ela tem de melhor á oferecer aos seus alunos?

       Não vejo que falta investimento na instituição, pois sempre estamos melhorando e buscando algo quando achamos necessário para o crescimento. Tudo o que temos é o melhor, sempre inovando, enriquecendo, para que nossas crianças sejam atendidas da melhor maneira possível, afinal elas são os centros das atenções, é pra ela , voltada pra ela acima de tudo.

  • Costuma dialogar e dar espaço para o aluno ter o momento dele?

      A roda de conversa é esse momento, onde expõem suas idéias, relatos, os acontecimentos, isso faz com que a criança aumenta o seu vocabulário, aprenda a ouvir e até trocar experiências. Esse espaço é de total importância, e esta dentro do seu currículo.

O brincar na educação infantil

[pic 5][pic 6][pic 7]

Fotos Alice Mirabelli                                                fotos Alice Mirabelli                       Fotos Alice Mirabelli

 [pic 8]                                                                                                            Fotos Alice Mirabelli[pic 9]

Planejamento das atividades de ensino: Processos de construção de aula e ambiência da aprendizagem

        A escola possui um ambiente acolhedor, limpo, conservado equipado, equipamentos de segurança, proposta pedagógica tudo em prol ao bom atendimento á criança, no parque se trabalha o desenvolvimento motor de cada criança. A biblioteca tem um acervo de livros didáticos, literaturas, contos para um melhor desenvolvimento cognitivo e intelectual.

[pic 10][pic 11]       [pic 12][pic 13]                                                 

Fotos Alice Mirabelli

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (551.7 Kb)   docx (418.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com